Início Pesquisadores desenvolvem painéis solares de perovskita com alta eficiência e baixo custo

Pesquisadores desenvolvem painéis solares de perovskita com alta eficiência e baixo custo

2 de março de 2022 às 11:08
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Pesquisadores - painéis solares - mármore - perovskita-
Folhas de perovskita impressas em impressoras jato de tinta (Imagem: Reprodução/Saule Technologies)

Pesquisadores da Alemanha desenvolveram painéis solares que parecem pedras de mármore. O equipamento poderá ser utilizado pelo setor de construção civil e instalado nas fachadas de prédios

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), situado na Alemanha, criaram painéis solares de perovskita que se assemelham a pedras de mármore. A nova técnica criada torna possível que os módulos sejam utilizados na construção civil, como revestimento para prédios ou galpões. Para tingir os painéis solares de perovskita, os pesquisadores utilizaram uma técnica de impressão de jato de tinta, que é muito mais eficiente para tingir áreas maiores e ainda consegue ser bem mais barata se comparada às técnicas convencionais.

Leia outras notícias relacionadas

Entenda como são feitos os painéis solares parecidos com pedras de mármore

O Fim do Painel de Silício – Painel Solar de Perovskita é Mais Eficiente e Barato – Reprodução/Youtube

De acordo com um dos pesquisadores e principal autor do estudo, Ulrich W. Paetzold, a venda dessa tecnologia ainda não está disponível devido à falta de estabilidade dos painéis solares de perovskita e também pelo impasse de transferir as altas eficiências, que são alcançadas em pequenas escalas, para escalas maiores.

Com a chegada dessa nova tecnologia, os painéis que parecem pedras de mármore podem ser integrados em partes ainda não utilizadas de prédios, como as fachadas, sem comprometer o projeto arquitetônico. A técnica para tingir tem como base pigmentos refletivos impressos a jato de tinta e pode ser adaptada para painéis solares de perovskita dos mais variados tamanhos.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Outro benefício gerado pela técnica é que a pintura desses módulos de energia solar não precisa do ângulo de luz incidente. Sendo assim, a cor ou a textura parecem sempre as mesmas, não dependendo da perspectiva de observação, mantendo a capacidade de absorver a luz solar quase invariável.

Painéis solares de perovskita atingiram 60% de sua eficiência original

Esquema de impressão de jato de tinta sobre painéis de perovskita (Imagem: Reprodução/KIT)

Nos testes realizados pelos pesquisadores em laboratório, os painéis solares pintados na cor de ciano, amarelo e magenta, atingiram 60% de sua eficiência original ao transformar a luz do sol em energia elétrica.

De acordo com os pesquisadores, até então as análises foram limitadas às cores básicas de tinta, isto é, branco, magenta, ciano e amarelo. Entretanto, essa técnica para tingir é capaz de produzir impressões de cores mais vivas, com texturas e padrões que podem ser aplicados em qualquer painel solar de perovskita.

Painéis solares de perovskita podem reduzir valor da conta de luz

Como o processo de impressão desenvolvido pelos pesquisadores é realizado com jatos de tinta, as cores podem ser misturadas de forma quase infinita, desenvolvendo padrões complexos de tingimento.

Durante os testes, os pesquisadores criaram painéis solares que se assemelhavam aos vários materiais utilizados como revestimentos pela construção civil. Os painéis de perovskita que lembram pedras de mármore branco, por exemplo, atingiram uma eficiência energética muito boa, isto é, a capacidade de gerar energia através da luz solar, de 14%. Esse resultado foi alcançado com a colorização de uma área com apenas 4 cm² do módulo fotovoltaico.

De acordo com o professor e líder da pesquisa, Ulrich W. Paetzold, para um sistema de geração solar que ficará na fachada de edifícios, é possível afirmar que, mesmo com uma eficiência energética muito baixa, ela ainda será bem melhor que uma simples parede de concreto que não produzirá energia nenhuma.

Relacionados
Mais recentes