Pesquisadores criam película aplicada sobre o telhado capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar energia elétrica, dispensando o uso de ar-condicionado

Valdemar Medeiros
por
-
05-05-2022 10:16:13
em Energia Renovável
Pesquisadores - energia elétrica - ar-condicionado -película Fabricação da película – imagem: Glenn Asakawa/University of Colorado Boulder




Pesquisadores da Universidade de Colorado desenvolveram uma película capaz de refrigerar uma residência sem utilizar energia elétrica, podendo substituir o uso de um ar-condicionado.

Em dias de calor, nada melhor do que um bom ar-condicionado para deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável. Tanto em casa, quanto no trabalho ou em outro local. Entretanto, não são todos que possuem condições de ter um aparelho como esse. Sendo alguns por motivos financeiros, outros, mais preocupados com o meio ambiente, tendo em vista que o ar-condicionado emite gases poluentes e geradores do efeito estufa. Sendo assim, para a alegria de muitos, pesquisadores da Universidade do Colorado desenvolveram uma alternativa mais acessível para todos: uma película capaz de refrigerar ambientes sem o uso de energia elétrica.

Conheça a película que pode desbancar o uso dos ar- condicionados

Película colocada sobre o telhado promete substituir ar-condicionado com zero consumo de energia. – Reprodução/Youtube

Sendo uma alternativa mais acessível, sustentável e eficiente em relação ao ar-condicionado tradicional, a película foi desenvolvida por dois pesquisadores da Universidade do Colorado, situada nos Estados Unidos. Xiabo Yin e Ronggui Yang desenvolveram uma película capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade do uso de gases refrigeradores ou de energia elétrica.

Artigos recomendados

A película atua no processo de filtragem dos raios solares que são lançados sobre a atmosfera terrestre. A atmosfera possibilita que alguns comprimentos de onda vermelha, que geram calor, escapem para o espaço sem nenhum obstáculo. O que os pesquisadores Yang e Yin fizeram, simplesmente foi a conversão do calor indesejado em radiação infravermelha no exato comprimento de onda que o planeta manda de volta.

Já o filme desenvolvido pelos cientistas é produzido com polimetilpentano, que é um plástico transparente que pode ser encontrado no comércio e é composto por pequenas pedras de vidro. A película, que é revestida com prata em um de seus lados, é transformada em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro. Quando a película é colocada sobre o telhado de uma residência, o lado com a prata fica direcionado para baixo. Sendo assim, a luz solar é refletida pelo lado de prata através do plástico, impedindo o aquecimento do ambiente sem uso de energia elétrica ou ar-condicionado.

O poder de refrigeração do material produzido pelos pesquisadores da Universidade do Colorado

Além do benefício de impedir a entrada de calor, o calor interno também é liberado para a atmosfera. O poder de refrigeração do equipamento pode chegar aos 93 watts por metro quadrado. À noite, por exemplo, a capacidade da película é ainda maior e de acordo com os pesquisadores, apenas 20 m² do produto são suficientes para que seja possível manter a temperatura de uma casa comum em 20ºC em um dia em que a média é de 37º nos termômetros.

De acordo com a revista “The Economist”, o filme pode ser produzido em métodos já utilizados pela indústria e com um custo baixíssimos de apenas 50 centavos de dólar por m². 

Empresa desenvolve mini ar-condicionado portátil

Como citamos anteriormente, não são todos que possuem condição para ter um ar-condicionado em casa, e, com a estimativa que 2022 seja um ano mais quente que os anteriores, uma empresa Alemã desenvolveu um novo produto que pode ser uma solução de baixo custo para os dias ensolarados: um mini ar-condicionado portátil.

Para que o produto funcione corretamente, ele precisará apenas de um pouco de água e ao apertar um botão, em menos de um minuto já começa a funcionar, espalhando o ar frio para toda a área.

O mini ar-condicionado possui três velocidades: baixa, média e alta, sendo capaz de reduzir a temperatura em até 10 graus. Além de resfriar o ar, o equipamento também purifica e umidifica, tornando a respiração mais fácil.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.