Parceria da Celpe e prefeitura de Recife desenvolvem uma usina de energia solar no Hospital da Mulher

Valdemar Medeiros
por
-
10-03-2021 09:16:26
em Energia Renovável
Celpe - usina - energia solar Hospital da Mulher – Fonte: Reprodução

Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) deve começar ainda este ano o projeto da implantação de uma usina de energia solar no Hospital da Mulher de Recife (HMR).

A usina de energia solar da CELPE possuirá cinco sistemas de 60 quilowatt pico (kWp) e dois de 10kWp, totalizando a capacidade instalada de 320kWp. A expectativa é que a geração promova uma economia anual de 536,7 megawatt hora (MWh) de energia elétrica.

Leia também

Energia limpa em Recife

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o projeto Recife Cidade de Eficiência Energética  visa instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos nas áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura.

O Hospital da Mulher foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática, tornando-se autossuficiente em energia elétrica.

No HMR, a instalação do equipamento vai conferir uma capacidade expressiva de redução de cerca de 7.000 tCO2e emitidos pelo município. Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

“O desafio da crise climática e da questão da sustentabilidade sempre foi algo que colocamos de maneira muito decisiva. Essa é uma pauta que tem que juntar todo mundo, governo, iniciativa privada e sociedade, então a Prefeitura conseguiu aprovar o projeto junto ao ICLEI e órgãos internacionais e agora ele sai do papel com o apoio da CELPE. A sustentabilidade é uma pauta urgente e nós vamos continuar avançando nessa área”, afirmou o prefeito João Campos.

Celpe justifica a escolha do Hospital para implantação de usina de energia solar

As obras para a instalação dos 725 módulos de 440Wp da usina de energia solar devem começar ainda nesta semana.

A intenção da concessionária é entregar a usina pronta e funcionando para a Prefeitura do Recife até o final do mês de maio.

“A Celpe decidiu instalar a usina no Hospital da Mulher porque entende que a instituição desempenha um trabalho relevante para a saúde e o bem-estar das mulheres da cidade e municípios vizinhos. Além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, o HMR passará a consumir eletricidade de uma fonte limpa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe