Para economizar energia na produção de materiais de construção em fábrica de cimento no RJ, Votorantim fecha parceria com Nexway

energia, votorantim, fábrica Unidade da Votorantim Cimentos. Foto: Germano Lüders

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção, fez parceria com a Nexway Eficiência para reduzir o consumo anual de energia em sua fábrica, localizada em Cantagalo, no Rio de Janeiro

A Votorantim Cimentos aderiu a um projeto desenvolvido e implantado pela empresa de eficiência energética do Grupo Comerc Energia, Nexway Eficiência, que promete reduzir em 5.900 MWh o consumo anual de energia da contratante. O projeto foi desenvolvido após um estudo detalhado, que resultou em 55% de redução do consumo de energia de alguns equipamentos e em 6% de redução energética em toda a unidade. Para isso, foram considerados os gastos de energia e os equipamentos utilizados no local, além da substituição de parte dos motores em atividade por modelos mais recentes e eficientes e da instalação de um novo transformador e de novos painéis elétricos.

Fábrica no RJ torna-se ecologicamente mais sustentável

Com esse plano, a fábrica de Cantagalo torna-se ainda mais ecologicamente sustentável, visto que a unidade terá uma redução de emissões prevista de 1.680 toneladas de CO2, conforme projeção realizada pela Nexway.

“A implantação de um projeto de eficiência energética sob medida como esse proporciona redução no consumo de energia da unidade e maior confiabilidade no processo produtivo, uma vez que equipamentos mais modernos tem menos paradas não programadas. Sem falar nos custos com manutenção corretiva, que também são reduzidos”, afirma o diretor executivo da Nexway Eficiência, Marcel Haratz. “Ao reduzir o desperdício e otimizar o consumo de energia elétrica, a economia é garantida. E, por meio da eficiência energética, ainda é possível reduzir a pegada de carbono, contribuindo não só para a sustentabilidade do negócio, mas do meio ambiente”, completa.

A Votorantim Cimentos tem como prioridade projetos de eficiência em todos os locais em que opera. Recentemente, na fábrica de Cantagalo, a companhia investiu em modernizar os equipamentos que realizam coprocessamento – método que permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento, que tem por consequência a redução do uso de recursos naturais não renováveis, os quais são diretamente ligados à emissão de CO2.

Concomitantemente a esse projeto, a Nexway doará, aproximadamente, 1000 mudas de árvores que serão plantadas na Floresta Nexway, em parceria com a Reservas Votorantim, gestora de ativos ambientais da holding Votorantim S.A, que é a responsável pela administração do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País

Sobre a Nexway Eficiência

Fundada em 2015, a empresa de eficiência energética realiza projetos visando à redução do consumo de energia em empresas, desenvolvendo-os e implantando-os em motores, ar comprimido, subestações, iluminação e refrigeração (conforto e processo), entre outros.

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a companhia produz materiais de construção e soluções sustentáveis, além de atuar nos ramos de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe