Ocyan óleo e gás firma parceria com a Fundação Odebrecht e beneficia produtores rurais do Sul da Bahia

Flavia Marinho
por
-
28-09-2020 17:35:08
em Indústria e Construção Civil
odebrecht e Ocyan óleo e gás firmam parceria em projeto na Bahia Ocyan Waves em parceria com a Fundação Odebrecht ajuda na seleção de startup para solucionar desafios de produtores rurais do Sul da Bahia

Ocyan Waves em parceria com a Fundação Odebrecht ajuda na seleção de startup para solucionar desafios de produtores rurais do Sul da Bahia

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, firmou uma parceria com a Fundação Odebrecht, para usar sua experiência adquirida com seu programa de inovação Ocyan Waves e beneficiar mais de trezentos produtores rurais do Sul da Bahia. Mirando mais contratos Petrobras, Ocyan quer construir e operar mais plataformas de petróleo com foco no pré-sal

Leia também

A startup eAgro, de Ribeirão Preto, foi a empresa escolhida pela Ocyan para desenvolver um projeto piloto para a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan – Fundação Odebrecht), no Sul da Bahia.

A startup concorreu com outras duas e saiu como a melhor avaliadas pela Innosciense, consultoria que apoia a Ocyan óleo e gás na relação com o ecossistema de inovação do Brasil. A eAgro tem até dezembro deste ano para entregar o projeto que está previsto para ser concluído ainda em 2020.

O desafio da proposta é melhorar a gestão da produção dos cooperados e otimizar o rastreamento dos produtos da Coopatan – Fundação Odebrecht. “Esta é uma forma colaborativa de gerar valor para ambas instituições e principalmente contribuir diretamente para aumentar a eficiência, despertando o espírito inovador, para a Cooperativa”, afirma Roberto Bischoff, presidente da Ocyan. “O Ocyan Waves já colhe resultados importantes para desafios técnicos e operacionais na nossa empresa e estou convicto que será um sucesso também no terceiro setor, ao levar mais tecnologia aos desafios enfrentados pelos jovens do campo, otimizando processos, reduzindo custos e atraindo novos parceiros”, completa ele, seguido por Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação.

“A parceria com a Ocyan foi extremamente importante por levar inovação para o nosso Programa Social, o PDCIS”, afirmou.

A escolha da startup ocorreu de forma virtual, por meio de um “Pitch Day”, realizado com o apoio da Innosciense. “Foi a primeira vez que estive presente em um Pitch Day. Pudemos ver ideias bastante inovadoras e jovens talentos buscando atender aos nossos desafios. Essa é uma metodologia muito interessante que nos permite observar diferentes soluções para o mesmo problema”, pontua Louise Franco, responsável por Sustentabilidade na Fundação Odebrecht.

Juscelino Macedo, presidente da Cooperativa, explica que o objetivo da instituição é levar tecnologia para o campo de forma acessível. “Nossos associados estão em suas propriedades rurais e, muitas vezes, não têm acesso fácil à internet. Queremos um sistema que possa gerir a produção de forma offline e que esteja à mão. O Pitch Day foi muito enriquecedor e selecionamos a startup que melhor se adaptou à nossa filosofia de trabalho”, completa.

Ocyan Waves

Plataforma de inovação lançada em 2019 e reconhecida por diversas premiações, o Ocyan Waves tem contribuído com a soluções inovadoras para desafios de diversas áreas da empresa.

Sobre Coopatan – Fundação Odebrecht

Fundada em 2000 por produtores rurais da região, está localizada no município baiano de Presidente Tancredo Neves. Teve faturamento em 2017 superior a R$ 12 milhões e garante renda e qualidade de vida aos seus mais de 300 cooperados, sendo mais de 95% composto por agricultores familiares. Sua atuação é pautada no desenvolvimento da tecnologia de produção e organização da produção com posterior beneficiamento, visando agregação de valor e maior renda aos cooperados.

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e alta capacidade técnica para oferecer soluções para a indústria de óleo e gás no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança, a parceria de confiança construída com os clientes, e o compromisso com a sociedade, sempre com ética e transparência. Nosso propósito é a excelência na busca da energia que impulsiona o mundo. A companhia encoraja a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Mais informações: www.ocyan-sa.com

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.