A busca pelo primeiro psicólogo a atuar no Brasil revela uma história complexa, com pioneiros como o brasileiro Manoel Bomfim e o polonês Waclaw Radecki, que moldaram a profissão antes mesmo de sua regulamentação em 1962.
A pergunta sobre quem foi o primeiro psicólogo a atuar no Brasil não tem uma resposta única e simples. Isso porque a psicologia, como profissão regulamentada, só passou a existir oficialmente no país em 1962. Antes disso, o estudo da mente e do comportamento era um campo explorado por intelectuais de outras áreas, principalmente médicos e educadores, que foram os verdadeiros pioneiros da psicologia brasileira.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a história da psicologia no Brasil é marcada por uma evolução gradual, que vai desde as primeiras ideias no seio da medicina até sua consolidação como ciência e profissão. Nesse cenário, dois nomes se destacam como os precursores: o brasileiro Manoel Bomfim, pioneiro no ensino, e o polonês Waclaw Radecki, o primeiro a organizar a prática científica da psicologia no país.
O início de tudo: a psicologia antes de ser profissão
No final do século XIX e início do século XX, a psicologia ainda não era uma profissão independente no Brasil. Ela era um “saber” aplicado em outras áreas, especialmente na educação, para entender os processos de aprendizagem, e na medicina, para auxiliar no tratamento de doenças mentais.
-
País europeu transformou reciclagem em sistema de décadas, recupera 52% dos resíduos municipais e chega a 100% no vidro, enquanto o Brasil mostra que ter coleta seletiva em 60,5% das cidades ainda não basta para tirar lixo do aterro
-
Ameaçado por calor extremo, enchentes e solo fértil desaparecendo, Paquistão lançou um “tsunami” de 10 bilhões de árvores em apenas 3 anos para tentar frear a desertificação, proteger rios, criar empregos verdes e transformar reflorestamento em questão de sobrevivência nacional
-
Time mais querido da Copa do Mundo ‘abandona o petróleo’: Cabo Verde aposta em carros elétricos, usina solar de 5 MW e um plano ousado para transformar a energia de 600 mil habitantes
-
Homem sai para caminhar e relaxar com detector de metais, muda o trajeto por causa do mato alto e encontra 1.469 moedas romanas de prata enterradas há quase 2 mil anos na Romênia
Foi nesse período que médicos e educadores começaram a desenvolver os primeiros estudos e a aplicar os primeiros testes psicológicos, plantando as sementes para o que viria a ser a psicologia como a conhecemos hoje.
Manoel Bomfim: o pioneiro psicólogo brasileiro no ensino

O médico e educador sergipano Manoel Bomfim (1868-1932) é considerado um dos primeiros e mais importantes nomes na história da psicologia brasileira. Embora formado em medicina, sua grande contribuição foi no campo da educação.
Em 1898, Bomfim assumiu a cátedra de Pedagogia e Psicologia na Escola Normal do Rio de Janeiro, um marco que representa o início do ensino formal de psicologia no país. Em 1906, ele fundou o Laboratório de Psicologia do Pedagogium, no Rio, com foco na psicologia educacional. Sua obra “Noções de psychologia”, de 1916, foi um dos primeiros livros didáticos sobre o tema no Brasil.
Waclaw Radecki: o polonês que trouxe a psicologia científica para o Brasil
Se Manoel Bomfim foi o pioneiro no ensino, o psicólogo polonês Waclaw Radecki (1887-1953) é amplamente reconhecido como o primeiro a organizar a prática da psicologia científica no Brasil. Com uma sólida formação em importantes centros europeus, ele chegou ao país em 1923 a convite de médicos brasileiros.
Em 1924, Radecki fundou e dirigiu o Laboratório de Psicologia da Colônia de Psicopatas em Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Este é considerado o primeiro laboratório de psicologia aplicada com rigor científico no país. Durante sua estadia no Brasil, até 1933, ele lutou incansavelmente pela autonomia da psicologia como ciência e profissão, desvinculada da medicina e da filosofia.
A regulamentação da profissão: a lei de 1962
O ápice de todo esse desenvolvimento histórico veio em 27 de agosto de 1962. Nessa data, o então presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que regulamentou oficialmente a profissão de psicólogo no Brasil.
A lei estabeleceu as regras para os cursos de formação e definiu as funções privativas do psicólogo, como o diagnóstico psicológico e a orientação profissional. A data, até hoje, é celebrada como o Dia do Psicólogo no Brasil.
Quem foi o primeiro psicólogo a atuar no Brasil?
A resposta para quem foi o primeiro psicólogo a atuar no Brasil depende do critério.
- Manoel Bomfim foi o pioneiro brasileiro a sistematizar o ensino da psicologia, aplicando-a à educação desde o final do século XIX.
- Waclaw Radecki foi o primeiro psicólogo com formação específica na área a organizar a prática da psicologia como ciência no país, a partir de 1923.
Ambos foram figuras fundamentais que, cada um a seu modo, construíram os alicerces para a profissão que existe atualmente. Hoje, alguns profissionais oferecem atendimento como psicólogo online a valor social, prática que visa possibilitar a terapia para quem enfrenta dificuldades financeiras.

Your writing has a way of resonating with me on a deep level. I appreciate the honesty and authenticity you bring to every post. Thank you for sharing your journey with us.