A Mercedes-Benz garante que o caminhão, com lançamento previsto para 2024, tem motores que podem chegar a uma potência de 816 cv
A Mercedes-Benz transformou o maior caminhão que possui em elétrico. O caminhão, nomeado de Mercedes eActros LongHaul, tem um enorme conjunto de baterias com 600 kWh, que foi instalado entre as longarinas do chassi, a fim de ser usado em trajetos de médias distâncias. A Mercedes-Benz garante que o caminhão será capaz de carregar até 42 toneladas por cerca de 500 km.
Conheça as características impressionantes do caminhão eActros LongHaul
Como exemplificação, o caminhão eActros LongHaul poderia cruzar a Rodovia Presidente Dutra de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar. Já na realidade da Europa, o caminhão teria autonomia suficiente para cruzar um país de ponta a ponta. O eActros LongHaul começará a ser vendido em 2024, na Europa.
O caminhão elétrico eActros LongHaul da Mercedes-Benz é a grande atração da Daimler Trucks para o IAA Transportation de 2022. Trata-se da maior feira de veículos pesados e de carga do mundo, a qual acontecerá ao longo desta semana em Hanem Hannover. Após um intervalo de quatro anos, a edição de 2022 será voltada para veículos elétricos ou de energia limpa, como o hidrogênio.
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O objetivo da Mercedes-Benz é oferecer o eActros LongHaul como cavalo mecânico ou com chassi rígido, incluindo também o oferecimento de uma tomada de força para possibilitar as mais diferentes aplicações.
O caminhão elétrico rodoviário da Mercedes-Benz tem a cabine tão grande quanto a dos maiores Actros fabricados no Brasil. A potência do eActros LongHaul também é equivalente na maior parte do tempo, uma vez que o chamado e-axle é um eixo que aloca dois motores que na maior parte do tempo entregam 544 cv, mas que podem chegar a picos de 816 cv.
O caminhão da Mercedes-Benz possui a dianteira livre de grades, mas com vários leds, ajudando a criar uma aura futurista que se tornará realidade em um futuro próximo, mas custoso. Especula-se que o preço do eActros LongHaul possa superar o de quatro caminhões a diesel equivalentes, além de outros dilemas a serem enfrentados.
Problemas a serem resolvidos pela Mercedes-Benz
O primeiro dilema é que, como em um caminhão elétrico a principal carga será representada pelas baterias, a capacidade de carga do caminhão fica reduzida, já que as baterias pesam. O peso de um pacote de baterias extra pode não compensar o ganho de autonomia do caminhão.
Além disso, um outro dilema é a questão da recarga. A Mercedes-Benz prevê o uso de mega carregadores para elevarem a carga das baterias do eActros de 20 a 80% em meia hora. Porém, a capacidade destes carregadores não é definida, sendo apenas informado que se usa baterias de fosfato de ferro lítio (LFP) de última geração.
O oferecimento de estações de recarga potentes e espaçosas o suficiente para receber grandes caminhões elétricos também não será fácil. A Mercedes-Benz prevê disponibilizar uma consultoria às empresas que comprarem o LongHaul a fim destas terem infraestrutura adequada. Porém, a Mercedes-Benz também faz parte de um consórcio com Volvo e Traton (VW e Scania) para criar pontos de recarga em locais estratégicos por toda a Europa.
Outra alternativa para o problema são os eTrailers, implementos rodoviários com seu próprio motor elétrico e conjunto de baterias. A Mercedes-Benz ilustra essa ideia com a proposta da Trailer Dynamics, feita em parceria com a fabricante local Krone. Seria possível aumentar a autonomia do eActros LongHaul para além dos 800 km dependendo da capacidade das baterias escolhidas . Dessa forma, já seria possível sair de São Paulo em direção a Belo Horizonte sem precisar recarregar.
Talvez o eTrailer seja mais interessante para o Mercedes eActros 300 Tractor, outro lançamento da marca no IAA. Esse caminhão trata-se de outro Actros elétrico porém com alcance mais modesto, de 220 km, devido à bateria menor, com 112 kWh. Seu e-Axle com dois motores entrega 440 cv em condições normais e 544 cv de pico. O lançamento comercial ocorrerá no segundo semestre de 2023.