1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O futuro está próximo: Maior caminhão elétrico da Mercedes-Benz carrega 42 toneladas por 500 km
Tempo de leitura 3 min de leitura

O futuro está próximo: Maior caminhão elétrico da Mercedes-Benz carrega 42 toneladas por 500 km

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/09/2022 às 19:59
Caminhão, Mercedes-Benz, elétrico
Foto: reprodução mercedesmagazine.com.br
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Mercedes-Benz garante que o caminhão, com lançamento previsto para 2024, tem motores que podem chegar a uma potência de 816 cv

A Mercedes-Benz transformou o maior caminhão que possui em elétrico. O caminhão, nomeado de Mercedes eActros LongHaul, tem um enorme conjunto de baterias com 600 kWh, que foi instalado entre as longarinas do chassi, a fim de ser usado em trajetos de médias distâncias. A Mercedes-Benz garante que o caminhão será capaz de carregar até 42 toneladas por cerca de 500 km.

Conheça as características impressionantes do caminhão eActros LongHaul

Como exemplificação, o caminhão eActros LongHaul poderia cruzar a Rodovia Presidente Dutra de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar. Já na realidade da Europa, o caminhão teria autonomia suficiente para cruzar um país de ponta a ponta. O eActros LongHaul começará a ser vendido em 2024, na Europa.

O caminhão elétrico eActros LongHaul da Mercedes-Benz é a grande atração da Daimler Trucks para o IAA Transportation de 2022. Trata-se da maior feira de veículos pesados e de carga do mundo, a qual acontecerá ao longo desta semana em Hanem Hannover. Após um intervalo de quatro anos, a edição de 2022 será voltada para veículos elétricos ou de energia limpa, como o hidrogênio. 

O objetivo da Mercedes-Benz é oferecer o eActros LongHaul como cavalo mecânico ou com chassi rígido, incluindo também o oferecimento de uma tomada de força para possibilitar as mais diferentes aplicações.

O caminhão elétrico rodoviário da Mercedes-Benz tem a cabine tão grande quanto a dos maiores Actros fabricados no Brasil. A potência do eActros LongHaul também é equivalente na maior parte do tempo, uma vez que o chamado e-axle é um eixo que aloca dois motores que na maior parte do tempo entregam 544 cv, mas que podem chegar a picos de 816 cv.

O caminhão da Mercedes-Benz possui a dianteira livre de grades, mas com vários leds, ajudando a criar uma aura futurista que se tornará realidade em um futuro próximo, mas custoso. Especula-se que o preço do eActros LongHaul possa superar o de quatro  caminhões a diesel equivalentes, além de outros dilemas a serem enfrentados.

Problemas a serem resolvidos pela Mercedes-Benz

O primeiro dilema é que, como em um caminhão elétrico a principal carga será representada pelas baterias, a capacidade de carga do caminhão fica reduzida, já que as baterias pesam. O peso de um pacote de baterias extra pode não compensar o ganho de autonomia do caminhão.

Além disso, um outro dilema é a questão da recarga. A Mercedes-Benz prevê o uso de mega carregadores para elevarem a carga das baterias do eActros de 20 a 80% em meia hora. Porém, a capacidade destes carregadores não é definida, sendo apenas informado que se usa baterias de fosfato de ferro lítio (LFP) de última geração.

O oferecimento de estações de recarga potentes e espaçosas o suficiente para receber grandes caminhões elétricos também não será fácil. A Mercedes-Benz prevê disponibilizar uma consultoria às empresas que comprarem o LongHaul a fim destas terem infraestrutura adequada. Porém, a Mercedes-Benz também faz parte de um consórcio com Volvo e Traton (VW e Scania) para criar pontos de recarga em locais estratégicos por toda a Europa.

Outra alternativa para o problema são os eTrailers, implementos rodoviários com seu próprio motor elétrico e conjunto de baterias. A Mercedes-Benz ilustra essa ideia com a proposta da Trailer Dynamics, feita em parceria com a fabricante local Krone. Seria possível aumentar a autonomia do eActros LongHaul para além dos 800 km dependendo da capacidade das baterias escolhidas . Dessa forma, já seria possível sair de São Paulo em direção a Belo Horizonte sem precisar recarregar.

Talvez o eTrailer seja mais interessante para o Mercedes eActros 300 Tractor, outro lançamento da marca no IAA. Esse caminhão trata-se de outro Actros elétrico porém com alcance mais modesto, de 220 km, devido à bateria menor, com 112 kWh. Seu e-Axle com dois motores entrega 440 cv em condições normais e 544 cv de pico. O lançamento comercial ocorrerá no segundo semestre de 2023.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos