Quem nunca ouviu falar que o Brasil é autossuficiente em petróleo? Essa marca vem desde 2015, quando o país passou a produzir o produto mais do que consome. Mesmo assim, a gasolina no Brasil é uma das mais caras do mundo. As duas principais razões dos preços acima da média desse combustível são: a política da Petrobras em basear o valor do petróleo com o mercado internacional e a necessidade da importação já que não há estrutura suficiente para o refino por aqui.
É através do refino do petróleo em que ocorre a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das frações. É nesse processo em que se obtém uma variedade de derivados como a gasolina, óleo diesel, entre outros.
São nas refinarias onde o petróleo passa por esse processo até a criação dos combustíveis. No Brasil, existem pelo menos 14 unidades em operação, sendo 3 já vendidas, 5 aguardando a venda e 6 continuarão pertencentes à Petrobras.
Todas essas estão operando em sua capacidade máxima, considerando as condições adequadas de produção, segurança, rentabilidade e logística, mas com incapacidade de atender à demanda de combustíveis no país, existindo, portanto, a necessidade de comprar de fora.
Atualmente a gasolina é vendida no Brasil por preços 15% acima da média praticada em 170 países, de acordo levantamento feito no site da consultoria Global Petrol Prices. Em relação ao diesel, esse passará de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro já nesta terça-feira (10).
Mas, o que o Brasil poderia fazer para ser menos dependente da importação de petróleo e consequentemente diminuir a média de preços desses combustíveis? Segundo especialistas, algumas das alternativas seriam novos projetos ou mais investimentos em refinarias já existentes.
Atualmente, existem pelo menos 5 projetos de investimentos em refino que somam mais de US$ 6,1 bilhões através do Plano Estratégico de 2022-2026 da Petrobras, incluindo a ampliação da capacidade derivados do petróleo de alta qualidade, como o diesel S-10, de baixo teor de enxofre. Abaixo vamos detalhar quais obras estão em andamento para alavancar o refino no Brasil
Como adiantamos acima, das 14 refinarias que hoje estão operando, 3 já foram vendidas, 5 aguardam a venda e 6 continuarão pertencentes à Petrobras:
Boa parte das refinarias brasileiras foi construída nos anos de 1970. Naquela época, o petróleo utilizado aqui no Brasil era importado, sendo que apenas do tipo leve. Veio a descoberta e a extração de petróleo na Bacia de Campos, então as refinarias precisaram se adaptar para refinar o produto brasileiro, mais pesado.
A partir de 2007, o petróleo leve também começou a ser obtido no Brasil devido à descoberta das reservas do pré-sal, mas com características diferentes. Sem o conjunto de máquinas específico nas refinarias para a produção de combustível do derivado leve, o Brasil então passou exportá-lo. Portanto, refinarias projetadas para o refino do óleo pesado recebendo o óleo leve poderia ser um desperdício de recursos.