1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O carro que falta no Brasil! Conheça o novo Renault Clio Turbo que chega ao mercado com uma proposta ousada
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

O carro que falta no Brasil! Conheça o novo Renault Clio Turbo que chega ao mercado com uma proposta ousada

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 29/02/2024 às 14:52
O carro que falta no Brasil! Conheça o novo Renault Clio Turbo que chega ao mercado com uma proposta ousada
Foto: Divulgação/Renault Clio Turbo

Depois de sair de linha no Brasil, o Grupo Renault lança na Europa o incrível Clio Turbo. O modelo que já foi sucesso em vendas, teria chance novamente entre os brasileiros?

Em uma virada surpreendente no mercado automotivo, a Renault apresenta o Clio Turbo, um modelo que promete redefinir os padrões de eficiência, design e desempenho. Com características inovadoras e um motor turbinado de última geração, o Clio Turbo emerge como a resposta perfeita para quem busca um veículo compacto sem abrir mão da potência e da economia. Este lançamento, equipado com um motor 1.0 de três cilindros capaz de gerar 90 cavalos, apresenta uma proposta ousada que, sem dúvida, fará grande falta nas ruas brasileiras.

Motor do novo Renault Clio Turbo

Sob o capô, o novo Clio Turbo esconde um motor 1.0 de três cilindros capaz de entregar 90 cavalos de potência. Essa configuração é uma resposta inteligente às demandas europeias por veículos que combinem performance adequada e baixo consumo, uma vez que na Europa, os impostos crescem proporcionalmente à potência do motor.

Design e equipamentos

O design do Clio Turbo não deixa a desejar. Com linhas modernas e acabamentos de primeira linha, este modelo se destaca tanto por fora quanto por dentro. Os faróis full LED, assinatura luminosa da Renault, e as rodas de 16 polegadas com pneus Bridgestone Turanza são apenas o começo de uma longa lista de atributos que o tornam especial.

Internamente, o Clio Turbo surpreende com um acabamento soft-touch no painel e portas, bancos que mesclam couro e tecido para maior conforto em todas as estações, e detalhes cromados que evidenciam a atenção da Renault à qualidade e ao design. E, recursos como ar-condicionado digital, sistema de som premium, e um painel de instrumentos totalmente digital elevam a experiência de dirigir.

Tecnologia e segurança

O Clio Turbo está recheado de tecnologia. Com assistentes de faixa, regulagem automática do farol, e um sistema multimídia completo, este modelo está preparado para atender às necessidades do motorista moderno. A segurança também é uma prioridade, com airbags, sistema Isofix para cadeirinhas infantis, e até um estepe – uma raridade em veículos europeus.

Preço e disponibilidade do Renault Clio Turbo

Disponível a partir de 19.000 euros na Europa, o Clio Turbo apresenta um pacote atraente que combina desempenho, eficiência, e uma lista generosa de equipamentos. Embora não esteja previsto para o Brasil, este modelo certamente deixará muitos consumidores brasileiros sonhando com o que poderia ser se a Renault decidisse trazê-lo para o mercado nacional.

Em suma, o novo Renault Clio Turbo é uma prova do compromisso da marca com a inovação, oferecendo um veículo compacto que não economiza em qualidade, desempenho ou estilo. Uma pena que, por enquanto, ficará apenas nos sonhos dos entusiastas brasileiros.

Tragetória do Renault Clio no Brasil

Tragetória do Renault Clio no Brasil

A trajetória do Renault Clio no Brasil é um reflexo da evolução e adaptação constante da indústria automobilística às demandas e preferências dos consumidores locais. Lançado pela montadora francesa Renault, o Clio chegou ao mercado brasileiro prometendo revolucionar o segmento de carros compactos com uma proposta audaciosa: oferecer equipamentos de série que, na época, eram considerados opcionais para a categoria.

Dentre suas inovações, destacou-se por ser o primeiro carro popular no Brasil a equipar todas as suas versões com airbag duplo de série, um avanço significativo em termos de segurança. E claro, incorporou freios a disco ventilado, suspensão com sub-chassi e batente hidráulico, elevando o patamar de qualidade e conforto para um veículo de sua classe.

Comercializado com opções de motorização 1.0 e 1.6, tanto de 8 quanto de 16 válvulas, o Clio se adaptou às diferentes necessidades de seus usuários, variando sua potência e desempenho ao longo dos anos. No entanto, com a chegada do Renault Sandero, o Clio foi gradualmente reposicionado para a categoria de entrada da montadora no país, marcando uma mudança significativa em sua trajetória comercial.

A produção do Clio na América Latina se deu tanto na Argentina quanto no Brasil, mais precisamente na fábrica de São José dos Pinhais (PR), até o ano de 2016. Em 2017, a Renault encerrou a produção do Clio no Brasil, substituindo-o pelo Renault Kwid como o modelo de entrada da marca.

Ao longo de sua presença no mercado brasileiro, o Clio passou por várias atualizações e reestilizações, buscando sempre se alinhar esteticamente com sua contraparte europeia e atender às exigências de um mercado em constante transformação. Em sua última fase, o Clio foi simplificado, perdendo alguns de seus equipamentos mais elogiados, como o airbag duplo de série, em detrimento de uma estratégia de custo-benefício mais agressiva.

A despedida do Clio, após mais de duas décadas de vendas no Brasil, encerrou um capítulo importante para a Renault no país. O modelo deixou um legado de inovação, especialmente no que tange à segurança e à oferta de equipamentos em carros populares, redefinindo expectativas e estabelecendo novos padrões para o segmento.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x