Novo jato supersônico com motor da General Electric capaz de atingir Mach 1.7 recebe certificado de aeronavegabilidade e avança em testes em solo.
A Boom Supersonic, empresa aeroespacial responsável por desenvolver o jato supersônico mais rápido e sustentável do mundo com motor da General Electric, anunciou recentemente que seu protótipo de jato supersônico passou por testes em solo e obteve um certificado experimental de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
Testes do novo jato supersônico aconteceram na Califórnia
Vários projetos têm sido criados com foco em reintroduzir voos comerciais supersônicos, um cenário que foi interrompido com o fim do Concorde em 2003. Estes projetos estão, atualmente, em várias fases de desenvolvimento, ou não desenvolvimento, à medida que os avanços na engenharia aguardam financiamento disponível.
Entretanto, um dos maiores entraves é o desenvolvimento de designs de fuselagem e asa que podem transformar o gigante estrondo sônico em um estrondo abafado, não mais alto do que o fechamento de uma porta de carro.
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No Mojave Air & Space Port, situado na cidade de Mojave, na Califórnia, a empresa responsável pelo novo jato supersônico vem testando em solo seu protótipo chamado de XB-1 em escala de um terço, como parte do projeto de desenvolvimento de sua aeronave comercial supersônica Overture.
A fase mais recente desses testes incluiu testes de taxiamento em preparação para o voo inaugural do modelo com motor da General Electric.
Além dos testes em solo, a FAA concedeu ao XB-1 um certificado experimental de aeronavegabilidade que possibilitará que o novo jato supersônico de teste realize seu primeiro voo com o Piloto de Teste Chefe Bill “Doc” Showmaker e o Piloto de Teste Tristan “Gepetto” Brandenburg. Além do trabalho em simuladores, os pilotos estão treinando com um T-38, que também atuará como avião de perseguição durante os testes de voo.
Novo jato supersônico pode atingir Mach 1.7
Com uma fuselagem de composto de carbono e titânio e uma asa delta modificada com envergadura de 5,2 metros, o novo jato supersôninco é impulsionado por três motores da General Electric J85 que queimam Combustível de Aviação Sustentável (SAF), disponibilizando um empuxo combinado de 12.300 libras, o equivalente a 5,6 toneladas, permitindo que o modelo voe a Mach 1,7.
Segundo o Piloto de Teste Chefe da Boom Supersônic, Bill Doc Shoemaker, é apropriado que o XB-1 esteja progredindo rumo ao primeiro voo no Mojave Air & Space Port, lar de mais de 50 primeiros voos e outros eventos importantes para o setor de aviação.
Bill está ansioso para voar o novo jato supersônico, construído sobre as conquistas de outros engenheiros e pilotos talentosos que inspiram todos os dias a tornar a viagem supersônica algo comum.
Jato supersônico com motor da General Electric foca na sustentabilidade
Os jatos supersônicos podem reduzir de forma drástica o tempo das viagens intercontinentais, desta forma, são a grande aposta de algumas empresas aéreas para os próximos anos. A American Airlines já encomendou cada um por US$ 200 milhões, o que equivale a R$ 1 bilhão.
Os modelos adquiridos são 20 unidades do Overture. Segundo Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Technology, o que estamos vendo é que o supersônico está de volta e de forma definitiva.
Desenvolvido para comportar até 80 passageiros, os viajantes poderão se deslocar de Los Angeles a Honolulu em apenas três horas, muito mais rápido que às 5 horas em aviões comuns.
A companhia planeja alcançar mais passageiros que o antigo Concorde, que atendia basicamente milionários e celebridades. Vale destacar que a fabricante planeja operar suas aeronaves com combustível de aviação totalmente sustentável, com motores limpos que alimentarão suas aeronaves.