1. Início
  2. Veículos Elétricos
  3. Novas regras dos bombeiros para recarga de carros elétricos em prédios estão sendo feitas!
SP
Faça um comentário 4 min de leitura

Novas regras dos bombeiros para recarga de carros elétricos em prédios estão sendo feitas!

Imagem de perfil do autor Sara Aquino
Escrito por Sara Aquino Publicado em 15/07/2025 às 15:11
Saiba quais regras estão sendo regulamentadas! Com a popularidade dos carros elétricos, normas tem que feitas. Segurança é o principal fator.
Imagem: Regionalzao
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Saiba quais regras estão sendo regulamentadas! Com a popularidade dos carros elétricos, normas tem que feitas. Segurança é o principal fator.

Com a crescente popularidade dos carros elétricos e o aumento da demanda por infraestrutura de abastecimento, uma nova e importante medida está a caminho para garantir a segurança em condomínios e edifícios comerciais.

Em breve, a recarga em prédios terá regras dos bombeiros específicas, visando regulamentar a instalação e o uso de estações de carregamento em São Paulo.

Essa norma para regulamentar a instalação de estações de recarga de veículos elétricos é um passo crucial para adaptar as edificações urbanas à nova realidade da mobilidade e proteger moradores e usuários.

O que muda com a norma para regulamentar a instalação de estações de recarga de veículos elétricos?

A expansão dos carros elétricos é uma tendência global irreversível, e com ela surgem desafios práticos e de segurança, especialmente em ambientes compartilhados como edifícios.

A necessidade de uma norma para regulamentar a instalação de estações de recarga de veículos elétricos é urgente, pois a infraestrutura elétrica de muitos prédios não foi projetada para suportar a demanda e os riscos potenciais associados à recarga emprédios.

Atualmente, a instalação de pontos de recarga em garagens e estacionamentos de condomínios pode gerar dúvidas e preocupações, como sobrecarga elétrica, risco de incêndio e a adequação das instalações existentes.

A nova legislação que está sendo desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo visa preencher essa lacuna, oferecendo diretrizes claras e requisitos técnicos para garantir que a recarga em prédios seja realizada de forma segura e eficiente.

Essa norma abordará aspectos como:

  • Capacidade da rede elétrica: Avaliação e, se necessário, adaptação da infraestrutura elétrica do edifício para suportar a carga adicional dos carregadores.
  • Sistemas de segurança: Exigência de disjuntores específicos, dispositivos de proteção contra surtos e sistemas de aterramento adequados para as estações de recarga.
  • Ventilação: Garantia de ventilação adequada nas áreas de carregamento para dissipar o calor e gases, se houver.
  • Prevenção e combate a incêndios: Requisitos para a instalação de extintores específicos (para baterias de lítio, por exemplo), detectores de fumaça e sistemas de sprinklers nas proximidades dos pontos de recarga.
  • Sinalização e acesso: Demarcação clara das áreas de carregamento e controle de acesso para usuários autorizados.

Por que a recarga em prédios terá regras dos bombeiros? A segurança em primeiro lugar

A preocupação com a segurança é o principal motor para que a recarga em prédios terá regras dos bombeiros.

Embora os carros elétricos sejam seguros por natureza, o processo de carregamento, especialmente em locais com alta concentração de veículos e pessoas, exige precauções extras. Baterias de íons de lítio, por exemplo, apesar de estáveis, podem apresentar riscos em caso de falha ou superaquecimento, gerando incêndios de difícil controle.

O Corpo de Bombeiros, como autoridade máxima em prevenção e combate a incêndios, assume a liderança na criação dessa norma para regulamentar a instalação de estações de recarga de veículos elétricos.

 O objetivo é padronizar os procedimentos, minimizando riscos e garantindo que a infraestrutura para carros elétricos seja implementada com o mais alto nível de segurança. Isso trará mais tranquilidade para síndicos, condôminos e empresas que desejam oferecer essa conveniência.

A iniciativa de São Paulo pode servir de modelo para outros estados brasileiros, criando um padrão nacional de segurança para a recarga em prédios. É um passo fundamental para que a transição para a mobilidade elétrica ocorra de forma ordenada e responsável, sem comprometer a segurança da população.

O impacto para proprietários de carros elétricos e condomínios

Para os proprietários de carros elétricos e para os condomínios, essa norma trará mais clareza e segurança jurídica.

A recarga em prédios terá regras dos bombeiros que padronizam as instalações, facilitando a vida de todos. Condomínios que já possuem ou planejam instalar estações de recarga precisarão se adequar às novas diretrizes, o que pode envolver vistorias técnicas e, em alguns casos, adaptações estruturais e elétricas.

Embora possa haver um investimento inicial para adequação, o benefício a longo prazo é inegável: um ambiente mais seguro, a valorização do imóvel e a conveniência de poder carregar o carro elétrico no próprio local de moradia ou trabalho, com a certeza de que todas as precauções foram tomadas.

A norma para regulamentar a instalação de estações de recarga de veículoselétricos em São Paulo é um marco necessário para o avanço da mobilidade verde no Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Sara Aquino

Farmacêutica e Redatora. Escrevo sobre Empregos, Geopolítica, Economia, Ciência, Tecnologia e Energia.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x