A multinacional Ford anunciou o seu mais novo conceito de supervan elétrica de 2.000 CV no Goodwood Festival of Speed em West Sussex, na Inglaterra.
A nova Van Ford Transit tem uma irmã elétrica muito mais forte no lado do desempenho. Ela é a Ford Pro Electric SuperVan Concept, que tem a força de cerca de 19 Transits, somando nada menos que 2.000 cv de potência às suas quatro rodas, e que pode ir de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. Este é apenas mais um capítulo na história de SuperVans da Ford. Tudo começou em 1971, quando a marca colocou o motor V8 do GT40 vencedor de Le Mans numa Transit de primeira geração. Isso se repetiu nas décadas de 1980 e 1990 com as SuperVans 2 e 3. Agora, em sua quarta edição, a SuperVan volta transformado em um modelo elétrico de muita potência.
Diferencial: Poder + Desempenho
Ao contrário das SuperVans anteriores, que eram extremamente comprometidas na área de carga graças aos motores a gasolina, esta ainda possui um grande espaço de carga (apesar dos recortes aerodinâmicos claros na traseira) e uma porta lateral que se abre para carga e descarga.
A Ford quer mostrar mais do que a carroceria e a velocidade bruta: esta SuperVan tem muita tecnologia, incluindo os serviços de monitoramento de carga. O que vem deixando os admiradores da indústria automotiva mais empolgados é a ideia dos modos Drag, Drift e Rally, bem como o “modo de limpeza de pneus”, que trava um eixo e gira o outro para “limpar e aquecer os pneus antes do desempenho”.
- 2.613.000 quilômetros! Esse pode ser o Toyota com a maior quilometragem do mundo
- Cemitério de carros elétricos na China faz crescer esquema de ‘importação cinza’ para permitir a entrada de carros elétricos usados e potencialmente perigosos no mercado automotivo
- Impostos em alta! Lista dos impostos que você terá que pagar em 2025 para manter o seu carro
- Citroën Basalt desafia vendas do Fiat Fastback com motor turbo que faz 13,6 km/L e preço na faixa dos R$ 89 mil!
Novos detalhes da supervan elétrica da Ford foram revelados
A carroceria possui painéis leves em compósito, incluindo divisor dianteiro pronto para corrida, detalhes laterais e difusor traseiro. Destaca-se sobretudo pela seção traseira, onde o ar flui livremente pelos cantos ocos da carroceria.
Outros destaques visuais incluem os arcos das rodas alargados, postura robusta, teto maciço, rodas de automobilismo e pintura única. Desenvolvida em segredo pela Ford Performance e pelos especialistas eletrificados em rally e corridas STARD na Áustria, o modelo chamado Electric SuperVan apresenta suspensão de triângulos duplos de comprimento desigual em cada canto, bem como subquadros dianteiros e traseiros de nível automobilístico, montantes e freios.
Bateria da Van elétrica da Ford utiliza sistema de refrigeração líquido
Uma bateria sob medida de 50 kWh refrigerada a líquido é montada para distribuição de peso ideal e baixo centro de gravidade.
A Ford relata que o pacote pode ser totalmente recarregado em aproximadamente 45 minutos, usando um carregador rápido de veículo elétrico padrão.
O time de engenharia também pôde aproveitar todo o potencial da motorização elétrica, com menos restrições de espaço e refrigeração que as normalmente encontradas nos motores a combustão.
O evento Ford Pro Electric SuperVan Concept estreou este fim de semana no Goodwood Festival of Speed, com o piloto francês Romain Dumas, vencedor das 24 Horas de Le Mans, ao volante.