Início Nova Supervan elétrica da FORD de 2.000 CV vai 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos

Nova Supervan elétrica da FORD de 2.000 CV vai 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos

29 de junho de 2022 às 12:08
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Nova Supervan elétrica da FORD possui 2.000 CV e vai 0 a 100 kmh em apenas 2 segundos
Ford Pro Eletric SuperVAn – imagem: Reprodução/Ford

A multinacional Ford anunciou o seu mais novo conceito de supervan elétrica de 2.000 CV no Goodwood Festival of Speed em West Sussex, na Inglaterra.

A nova Van Ford Transit tem uma irmã elétrica muito mais forte no lado do desempenho. Ela é a Ford Pro Electric SuperVan Concept, que tem a força de cerca de 19 Transits, somando nada menos que 2.000 cv de potência às suas quatro rodas, e que pode ir de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. Este é apenas mais um capítulo na história de SuperVans da Ford. Tudo começou em 1971, quando a marca colocou o motor V8 do GT40 vencedor de Le Mans numa Transit de primeira geração. Isso se repetiu nas décadas de 1980 e 1990 com as SuperVans 2 e 3. Agora, em sua quarta edição, a SuperVan volta transformado em um modelo elétrico de muita potência.

Diferencial: Poder + Desempenho

Retorno da SuperVan! 2.000bhp Electric Transit 

Ao contrário das SuperVans anteriores, que eram extremamente comprometidas na área de carga graças aos motores a gasolina, esta ainda possui um grande espaço de carga (apesar dos recortes aerodinâmicos claros na traseira) e uma porta lateral que se abre para carga e descarga.

Artigos recomendados

A Ford quer mostrar mais do que a carroceria e a velocidade bruta: esta SuperVan tem muita tecnologia, incluindo os serviços de monitoramento de carga. O que vem deixando os admiradores da indústria automotiva mais empolgados é a ideia dos modos Drag, Drift e Rally, bem como o “modo de limpeza de pneus”, que trava um eixo e gira o outro para “limpar e aquecer os pneus antes do desempenho”.

Novos detalhes da supervan elétrica da Ford foram revelados 

A carroceria possui painéis leves em compósito, incluindo divisor dianteiro pronto para corrida, detalhes laterais e difusor traseiro. Destaca-se sobretudo pela seção traseira, onde o ar flui livremente pelos cantos ocos da carroceria.

Outros destaques visuais incluem os arcos das rodas alargados, postura robusta, teto maciço, rodas de automobilismo e pintura única. Desenvolvida em segredo pela Ford Performance e pelos especialistas eletrificados em rally e corridas STARD na Áustria, o modelo chamado Electric SuperVan apresenta suspensão de triângulos duplos de comprimento desigual em cada canto, bem como subquadros dianteiros e traseiros de nível automobilístico, montantes e freios.

Bateria da Van elétrica da Ford utiliza sistema de refrigeração líquido

Uma bateria sob medida de 50 kWh refrigerada a líquido é montada para distribuição de peso ideal e baixo centro de gravidade.

A Ford relata que o pacote pode ser totalmente recarregado em aproximadamente 45 minutos, usando um carregador rápido de veículo elétrico padrão.

O time de engenharia também pôde aproveitar todo o potencial da motorização elétrica, com menos restrições de espaço e refrigeração que as normalmente encontradas nos motores a combustão.

O evento Ford Pro Electric SuperVan Concept estreou este fim de semana no Goodwood Festival of Speed, ​​​​com o piloto francês Romain Dumas, vencedor das 24 Horas de Le Mans, ao volante. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes