A nova legislação de trânsito no Brasil impõe multas rigorosas e até a remoção de veículos por irregularidades no sistema de iluminação. Motoristas de todas as marcas precisam estar atentos para evitar penalidades. A fiscalização é rigorosa e exige que todos os equipamentos estejam em conformidade com as normas.
Imagine estar dirigindo seu carro tranquilamente pelas ruas da cidade e, de repente, ser parado pela polícia por algo tão simples quanto uma luz de farol. Parece exagero? Não mais.
A nova legislação de trânsito no Brasil está gerando apreensão entre os motoristas brasileiros. As penalidades para infrações relacionadas ao sistema de iluminação dos automóveis estão mais severas do que nunca, com multas pesadas e até mesmo a remoção do veículo. Mas, afinal, o que mudou e como evitar esses problemas? Vamos desvendar agora.
No Brasil, o sistema de iluminação dos veículos é regulamentado por diversas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Resolução 993/2023 do Contran é a mais recente e detalha os equipamentos obrigatórios que cada veículo deve possuir para trafegar com segurança.
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Entre os requisitos, destacam-se as luzes de freio, faróis, luzes auxiliares e a luz de rodagem diurna (DRL), que são essenciais para a visibilidade do veículo nas vias públicas.
As Novas Regras e Suas Implicações
Segundo o Artigo 223 do CTB, transitar com faróis desregulados ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outros condutores é considerado uma infração grave.
Os motoristas que forem flagrados com faróis em mau estado ou utilizando luz alta em locais indevidos poderão enfrentar multas de R$ 195,23 e receber cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser retido até que o problema seja corrigido.
Outra infração comum é o uso indevido do farol alto. Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), o farol alto deve ser utilizado apenas em vias sem iluminação e deve ser desligado ao se aproximar de outro veículo para evitar deslumbramento.
Caso contrário, o motorista poderá receber uma multa leve de R$ 88,38 e três pontos na carteira. Veículos com tecnologia de farol alto automático devem estar devidamente ajustados para evitar penalidades.
A utilização correta dos faróis baixos também é fundamental. De acordo com o Artigo 250 do CTB, os faróis baixos devem ser acionados em condições de baixa visibilidade, como durante a noite, sob chuva, neblina, ou cerração, e em túneis.
Motoristas que não respeitarem essa regra poderão ser multados em R$ 130,16 e receber quatro pontos na carteira. A mesma regra se aplica a ônibus, caminhões e veículos de transporte coletivo, que devem manter os faróis acesos em rodovias, exceto se equipados com DRL.
Equipamentos adicionais e fiscalização
O uso de luzes de rodagem diurna (DRL) é permitido durante o dia, mas à noite, deve-se usar o farol baixo. Veículos que rodarem apenas com a DRL durante a noite estarão sujeitos a multa.
Além disso, as luzes de seta são fundamentais para indicar a direção de um veículo, e dirigir com as lâmpadas de indicação de direção queimadas pode resultar em penalidades conforme o Artigo 230 do CTB.
A fiscalização dessas normas é realizada por agentes de trânsito que podem parar veículos para verificar se todos os sistemas de iluminação estão funcionando corretamente.
Segundo o policial rodoviário federal Antoniel Lima, em entrevista ao portal g1, durante as abordagens, são inspecionados faróis, lanternas, dispositivos auxiliares, e iluminação das placas. Em caso de irregularidades que não possam ser corrigidas no local, o documento do veículo (CRLV) pode ser retido, e o proprietário tem até 30 dias para regularizar a situação.
Consequências mais graves devido os faróis
Em casos mais graves, como o uso de dispositivos não permitidos por lei, como faróis auxiliares intermitentes, o veículo pode ser removido para um pátio até que o equipamento seja retirado.
Luzes estroboscópicas, comumente conhecidas como “luzes piscantes”, são proibidas, exceto para veículos de emergência e serviços públicos. O não cumprimento dessas regras pode levar ao recolhimento do veículo.
A nova legislação exige que os motoristas fiquem atentos e façam uma manutenção regular de seus veículos para evitar problemas.
É fundamental verificar o funcionamento e a regulagem das luzes, além de entender quando e como usar cada tipo de iluminação. A fiscalização está mais rigorosa, e as penalidades são severas para quem não cumprir as normas.
E você, já verificou se o sistema de iluminação do seu carro está em conformidade com a nova legislação? Responda nos comentários!
Eu quero saber se ainda pode rodar com faróis apagado nas pistas duplicada
Durante o dia sim. O farol baixo ligado é obrigatório nas rodovias de pista simples fora do perímetro urbano
Exatamente. Quando entro na cidade, desligo imediatamente…kkk
Se o seu veículo estiver equipado com o DRL, pode. Os antigos tem que andar com o farol baixo ligado em qualquer rodovia, duplicada ou não.
As luzes que os caminhões estão em cima da cabine é legal?
Se for de fábrica tipo da Scania, aprovado pelo órgão incompetente. Sim.
Adaptar não é possível
Não falou das lâmpadas Led se são permitidas a troca.
É proibido substituir as lâmpadas com potência ou tecnologia diferente da original
Eu acho uma palhaçada pois as lâmpadas de led são melhores para a visibilidade do motorista o que importa é que os faróis estejam bem regulados
Bom dia..com essa lei os cofres. Do governo vai abarrotar..pôr exemplo estou com meu carro com as luzes em dia tudo funcionando faço uma viagem.. aconteceu comigo por um motivo ou outro causa a queima da luz de iluminação da placa eu fui multado. passei pela base polícia nem me.pararam visualizaram que a luz da placa estava apagada quando menos esperava chegou a multa queima de 💡 lâmpada acontece e nem querem nem saber e tome multa….
Em toda base policial deveria ter uma oficina de lâmpadas para que o cidadão nesses casos de abordagem polícial possa regularizar o problema no local sem precisar ser multado……
Nesse caso deve andar com um kit de lâmpadas reserva ( porque elas queimam). Em alguns países e obrigatório esse kit de lâmpadas.
Um kit bde lâmpada e um kit de fuzis
Pra matar quem?! rsrsr
Um 377 e um 765 pra longa sintonia.
377 não conheço e 7,65 é pistola
Não é permitido trasportar fuzis caso não for CAC policial.
Melhor levar só as lâmpadas mesmo.
Fizis? Se andar com eles vai ser preso imediatamente mas se andar com os fusíveis não terá problema algum com a lei.
Fuzis?😂😂😂
Mas tem determinados carros que tem que tirar todo o conjunto Óptico para trocar uma lâmpada. Aí meus amigos, não é serviço para leigo.
Vc sabe como trocar lâmpada?
Fui tentar Virtus desistir, o que era simples está complicado.
Tem veículos que tem que desmontar alguns acessórios para alcançar as lâmpadas dos faróis, então não é simplesmente ter o kit, mas tem que entender que nem todo mundo conhece de elétrica automotivo e nem de desmontagem veicular para alcançar as lâmpadas dos faróis.
Exemplo é a Mitsubishi Pajero TR 4 que tem que soltar uma parte do para-choque, filtro de ar, e caixa de fusível para que se faça a troca de alguma lâmpada dos faróis.
De alguma forma nós temos que alimentar a máquina pública caso contrário você perde o seu direito de ir e vim nesse país, pois se vc não obedece o sistema somos punidos e aí de forma legal entra a lei para nós oprimir mais ainda com tantos impostos que pagamos ainda existem a criação de multas por elementos ou acessórios de um veículo, pois cada coisa que se for encontrada em veículo gera uma multa específica para cada acessório coisa que se poderia ser simplificado e gerar uma única multa.
Mas como se diz por aí que o Brasil não é para amadores.
Cada vez mais pagamos o preço para manter corruptos no poder, não generalizando a todos mas uma grande parcela do poder público.
Essa que questão de iluminação veicular teria que se ter um estudo mais bem aprofundado pois existem iluminação que são bem eficientes e que poderiam ser aprovados pelo CTB e que isso não atrapalhe o sistema de iluminação do carro e que seja funcional.
Aqui no Brasil se vc tiver a lâmpada para substituir. Mesmo assim vc é multado.
Deveriam ter bom senso.
Outra coisa, a queima pode acontecer a qualquer momento, então, sua ideia e genial. Se eu for multado nessas circunstâncias, recorro e exponho o problema, mar minino 😅
Concordo plenamente 👍👏👏👏👏👏👏
Pq vc não compra um kit de lâmpadas de substituição,sai mais barato que multa,e quando alguma queimar vc substitui,
Tenho 67 anos não sei trocar lâmpada nenhuma nem de casa o faço levo eletricista no kit?
👽 Não, humano, leve um livro de manutenção
assinado por um professor, é bem mais barato que um eletricista, o livro só precisa de espaço, já o eletricista, além do salário também quer comida e direitos trabalhistas kkkkkkkk
Vai de Uber
Se souber e der. No caso de condutoras femininas, fica difícil.
Sou mulher e sou eu mesma que faço a substituição das lâmpadas do meu carro. Isso que eu tenho uma merivae para trocar o farol da parte da frente tem que desmontar tudo. Como tem mulheres que não sabem, também tem homens que não sabe fazer.
Se acham que trocar uma lâmpada na beira da estrada é moleza, é porque nunca fizeram.. Eu tive um C4Pallas que toda hora queimava (luz baixa) aí claro que sempre andava com duas novas no porta luva.. mas não era nada fácil trocar no escuro e tinha ainda um arame sob pressão que tinha que puxar com o dedo para o lado… pqp… pensa um troço ruim de fazer!!
O Xsara Picasso era assim. A gente cortava as mãos para trocar a lâmpada.
Meriva vc tem que tirar, de um lado o filtro de ar e do outro desmontar o para-choque.
Kkkk… a mafia dos guinchos p/ coletar $$$ só ficou mais moderna né kkkk… pouco tempo atrás conheci um funcionário do Detran de Vitória ES, ele me revelou altos números de arrecadações $$$ essas práticas de governos nunca vão acabar.. infelizmente… cada um que se cuidem
E uma falta de respeito com o cidadão que paga sua contas, podendo informar para que o motorista troque as lâmpadas, se não são multados ou induzidos a um pl por fora, mais barato que a multa. E um país de vergonha, que só querem encher seus cofres.
Não entendo o porquê de tantas Cobranças,uma vez que essas estradas são uma verdadeira ****, trepidação,nada aguenta principalmente lâmpada que ficam ligadas o tempo todo,affs, não sou contra essas regras ,mas a meu ver teriam que primeiro arrumar as estradas, aí sim ,tá uma vergonha onde essas empresas tapa os buracos ficam muito mal feito, principalmente onde é responsabilidade do DNIT.a questão é as pessoas não tem mais direitos só deveres,a pelo amor de Deus
Fui viajar fim de semana e todas as lâmpadas estavam acesas e no domingo quando cheguei em casa, a meia luz traseira estava queimada. Tenho em casa pra trocar, mas na viagem nem percebi.
Ótimo parabéns acho que um oficina de lâmpadas seria um prejuízo ou muito trabalho p eles mais fácil a indústria das multas pois é mais rentável e n da trabalho
O que se esperar desse desgoverno 🤮🤮
Só pra lembrar que os detrans são estaduais, os governadores pode ser do partido do seu “mito “.
As resoluções e os autuadores são federais. O amor sempre vence.