Início Nova categoria de combustíveis da ALE mantém a limpeza do motor e gera até 30% a menos de poluentes

Nova categoria de combustíveis da ALE mantém a limpeza do motor e gera até 30% a menos de poluentes

26 de julho de 2022 às 13:00
Compartilhe
Siga-nos no Google News
ALE - combustíveis - combustível renovável - ale combustíveis
Base de distribuição da ALE Combustíveis – imagem: A Tribuna/Luiz Sales

A ALE está desenvolvendo uma nova categoria de combustíveis que promete ser mais sustentável e econômica, além de manter limpo o motor dos veículos

A distribuidora de combustíveis ALE lançou um produto de uma nova categoria de combustíveis nesta semana, chamado de combustível Energy, mais sustentável e eficiente. Chamados também de combustíveis de transição energética, a nova linha, composta por gasolina, diesel S10, etanol e diesel S500, passou por pesquisas e testes nos últimos três anos antes do seu lançamento.

Nova categoria de combustíveis da ALE consegue ser 30% menos poluente

Energy, a nova linha de combustíveis da ALE! – Reprodução/Youtube

Os resultados dos testes realizados mostram uma economia de consumo de, no mínimo, 7%, certificada e atestada por órgãos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), além da redução na emissão de poluentes, em média, de 30% na comparação com os produtos atualmente disponíveis no mercado nacional.

Artigos recomendados

A nova categoria de combustíveis criada pela ALE conta em sua formulação com um catalisador de combustão de alta performance com base em nanotecnologia líquida e aditivos que mantêm a limpeza do motor e depuram os depósitos no sistema de injeção dos veículos.

Para comprovar sua eficiência, os combustíveis da ALE passaram por vários testes e receberam as certificações do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), braço de auditoria do Cifal Argentina, um dos centros internacionais que compõem a Rede Global do Unitar e da ONU. A estimativa é que a nova categoria de Combustíveis Energy já esteja disponível nos postos da Rede ALE até o fim deste ano.

Energy é testado no Brasil

De acordo com o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires, a família de combustíveis Energy chega ao mercado para disponibilizar uma tecnologia que proporciona uma eficiência energética a partir da redução no consumo de combustíveis e da emissão de poluentes no meio ambiente.

Além do selo de qualidade ALE, os produtos contam com uma nova fórmula, que gera a capacidade de promover a limpeza do sistema injetor, reduzir a emissão de gases poluentes e gerar economia de consumo.

A nova linha também passou por testes realizados pela equipe técnica do Centro de Tecnologia da Mobilidade, que integra o departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde os resultados de eficiência, redução de consumo e redução na emissão de gases foram confirmados por meio de diversos testes práticos e teóricos.

Segundo o professor do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, Fabrício Pujatti, para a comprovação da eficiência energética da nova categoria de combustíveis Energy, foi necessário realizar o protocolo padrão. Foram utilizadas metodologias de medição de consumo em veículos, em que foi selecionada uma pista para haver uma condução controlada.

Testes utilizaram 10 motoristas de aplicativo

A universidade teve os veículos percorrendo o espaço ao mesmo tempo, seguindo um ciclo que tinha bem definidas a troca de velocidade, a frenagem e a marcha para se obter a chamada repetibilidade de ensaio.

Os testes foram realizados com 10 motoristas de aplicativo, com veículos de passeio produzidos no país, que dirigiram em um autódromo, durante três dias, com todo o aparato técnico para se analisar o consumo dos combustíveis por quilômetro rodado. De acordo com Pujatti, após isso, os veículos rodaram nas ruas de Belo Horizonte e região metropolitana ao longo de 10 dias, em média, 250 quilômetros diários.

Também foram avaliadas as performances dos motores com os combustíveis comuns e, logo após, com o combustível Energy. Testes de eficiência energética em 5 veículos de transporte também foram realizados, operando com o combustível diesel S10 Energy.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes