MENU
Menu
Início Navio autônomo da Hyundai viaja 10.000 km usando tecnologias de navegação sem intervenção humana

Navio autônomo da Hyundai viaja 10.000 km usando tecnologias de navegação sem intervenção humana

9 de junho de 2022 às 11:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Hyundai - navio - navio autônomo -
HiNAS 2.0 criou rotas ideais e, segundo a Hyundai, aumentou a eficiência de combustível em 7%, reduziu emissões de gases de efeito estufa em 5% e evitou mais de 100 colisões com outras embarcações. – imagem: Hyundai/Divulgação

Hyundai, ao lado de outras empresas, desenvolveu um navio autônomo que já viajou mais de 10 mil quilômetros utilizando tecnologias de inteligência artificial. A embarcação ainda evitou as emissões de CO2 em 5% da sua rota.

O gigante navio autônomo chamado Prism Courage, construído pela Avikus, subsidiária do Hyundai Industries Group e operado pela SK Shipping, completou uma longa viagem de forma autônoma com sucesso pelas águas do Oceano Pacífico. Ao todo, foram mais de 10 mil quilômetros utilizando tecnologias de navegação sem intervenção humana. Para se ter uma noção do tamanho da embarcação da Hyundai, trata-se de um navio de carga com peso de 122 toneladas. Sua composição disposta em 180 mil metros quadrados foi desenvolvida para o transporte de gás natural liquefeito (GNL).

Navio saiu do Texas e chegou até a província sul-coreana de Chungcheong

Como principal tecnologia para tal resultado, está a inovadora navegação autônoma HiNAS 2.0, que foi desenvolvida pela própria Avikus. De uma distância total de 20 mil km, feita em 33 dias de viagem pelo Oceano Pacífico, cerca de metade foi realizada por meio desta tecnologia.

Artigos recomendados

O navio autônomo da Hyndai partiu no dia 1º de maio de Freeport, no Texas, passou pelo Canal do Panamá, e chegou à província da Coreia do Sul chamada Chungcheong. Durante o trajeto, o HiNAS 2.0 desenvolveu rotas ideais e, de acordo com a Hyundai, expandiu a eficiência de combustível em 7%, evitou mais de 100 colisões com outros navios e reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 5%.

A tecnologia do navio autônomo da Hyundai também forneceu informações e orientou em tempo real sobre as melhores velocidades e rotas com base na inteligência artificial Integrated Smartship Solution (ISS), da Hyundai Global Service.

Objetivo da viagem é total eletrificação e certificação do HiNAS 2.0

Com base em um conjunto de automação de transporte marítimo de Nível 2, análogo ao mesmo nível de autonomia da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) em carros, o HiNAS 2.0 precisa de monitoramento humano, mas torna possível que haja um certo nível de operação sem que seja necessária intervenção.

No caso do navio autônomo da Hyundai, a tecnologia permite a automatização da navegação para contabilizar o clima, o tráfego marítimo nas proximidades e também a altura das ondas.

É importante ressaltar que um dos principais focos da viagem da embarcação da Hyundai é a certificação do HiNAS 2.0 com o órgão certificador American Bureau of Shipping (ABS), que tornará possível a venda do sistema. As reduções de emissões registradas também são interessantes, tendo em vista que o transporte marítimo é uma fonte importante de poluição atmosférica.

Tecnologias envolvendo embarcações autônomas também avançam no Brasil

A plataforma de viagens online Hurb Labs fechou uma parceria com a TideWise, empresa brasileira de base tecnológica que disponibiliza soluções marítimas, em abril. O objetivo da parceria é o desenvolvimento de um projeto inovador utilizando as tecnologias de um navio autônomo e sustentável.

O novo transporte, que fará suas atividades no translado de passageiros pelos canais de águas do Rio de Janeiro, tem expectativa para entrar em operação em dezembro deste ano. A nova parceria entre as empresas tem como foco a exploração e, também, algumas rotas hidroviárias na cidade para ligar atrações turísticas e polos importantes, como o Centro do Rio, a Península na Barra da Tijuca, Pão de Açúcar e a estação de metrô Jardim Oceânico.

A embarcação recebeu o nome de Arya e utiliza sensores a laser, radares e sistemas de câmeras para que possa se locomover de forma segura, compartilhando as mesmas vias de navios comuns no RJ.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR