Na luta pela construção naval nacional, Sinaval se reúne com representantes do governo

Sinaval

Sindicato das Indústrias de Construção naval do país foi a Brasília para uma agenda de reuniões para tratar da situação atual e das perspectivas da Indústria Naval e Offshore brasileira.

O Sinaval, instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país, foi a Brasília para uma agenda de reuniões com autoridades do governo.
O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, estava com uma comitiva de diretores da entidade e acompanhados também de representantes de estaleiros filiados à instituição.

A comitiva foi recebida pela manhã de segunda-feira, dia 22 de julho, pelo Vice-Presidente da República Hamilton Mourão que pode conhecer um pouco melhor a atual situação da construção naval e dos estaleiros nacionais.
Os presidentes dos estaleiros estão muito preocupados com a medida provisória que flexibiliza as regras de importação de navios novos ou usados para uso na cabotagem (navegação entre portos de um mesmo país).

A comitiva representativa dos estaleiros foi representada pelos presidentes dos estaleiros, Maurício Bastos de Almeida (Presidente da Enseada Indústria Naval) e Harro Burmann (Presidente do Estaleiro Atlântico Sul).

A segunda reunião do dia

O Diretor do Sinaval, Jorge Ferraz, também tinha agendado para a parte da tarde, no mesmo dia, uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Neste segundo encontro, o ministro que estava acompanhado pelo Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Marcio Felix Carvalho Bezerra e do Chefe de Gabinete José Roberto Bueno Junior, recebeu a comitiva e foram discutidos assuntos sobre os gargalos de competitividade e as medidas no âmbito governamental a respeito da construção naval e da indústria offshore do país.

Estiveram presentes no encontro com o ministro Bento Albuquerque, Gilberto Israel (Diretor da BrasFELS e Keppel FELS), Jorge Ferraz (Diretor do SINAVAL), T. Guhan (Presidente do EJA-Estaleiro Jurong Aracruz), Jorge Faria (Assessor da Presidência do SINAVAL), Maurício Bastos de Almeida (Presidente da Enseada Indústria Naval), o Ministro Bento Albuquerque, Ariovaldo Rocha (Presidente do SINAVAL), Lucila Lopes (Diretora do EJA-Estaleiro Jurong Aracruz) e Marcio Felix Carvalho Bezerra (Secretário do MME).

Leia também ! Reativação do Estaleiro Enseada em discussão na Bahia ! Reunião entre representantes do estaleiro, da FIEB e do Governo do estado da Bahia teve como tema a volta em funcionamento do estaleiro.

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)