MENU
Menu
Início Multinacional de óleo e gás Ocyan anuncia a chegada ao Brasil da embarcação da Solstad, para atividades de descomissionamento de estruturas submarinas da Petrobras na Bacia de Campos e Sergipe-Alagoas

Multinacional de óleo e gás Ocyan anuncia a chegada ao Brasil da embarcação da Solstad, para atividades de descomissionamento de estruturas submarinas da Petrobras na Bacia de Campos e Sergipe-Alagoas

17 de janeiro de 2023 às 21:26
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
ocyan - óleo e gás - descomissionamento - petrobras
Foto: Normand Cutter – Dyego Tessinari-323

A nova embarcação da Ocyan Óleo e Gás para o descomissionamento da Petrobras deverá iniciar suas atividades ainda em janeiro

A empresa de óleo e gás Ocyan anunciou recentemente a chegada em águas brasileiras da nova embarcação da Solstad, o Normand Cutter, que na sua gestão vai executar as atividades de descomissionamento de alguns componentes submarinos da Petrobras na Bacia de Campos (Rio de Janeiro) e Sergipe-Alagoas, em contrato assinado em 2022.

De acordo com André Luiz Magalhães, gerente executivo de Construção Submarina da Ocyan Óleo e Gás: “Esse é o primeiro contrato de descomissionamento de campos de produção offshore no Brasil e podemos dizer que estamos na vanguarda desta atividade em nossa cadeia produtiva nacional. A experiência que vamos adquirir com o projeto nos dará grande expertise. Este projeto marca a retomada da Ocyan na área de construção submarina. Vislumbramos um futuro promissor com novas oportunidades em outras empresas, incluindo operadoras internacionais”.

Artigos recomendados

O Normand Cutter é uma embarcação de construção offshore de descomissionamento (OCV), que possui comprimento de 127,5 metros e conta com um guindaste com capacidade de içamento de 300 toneladas, além de um sistema de lançamento de dutos flexíveis de até 100 toneladas.

Origem da embarcação de descomissionamento da Ocyan

A embarcação de descomissionamento estava na Noruega, de onde partiu para a Escócia, local onde foram instalados os sistemas de recolhimento e lançamento de dutos. Iniciou, então, a viagem para o Brasil em 12 de dezembro de 2022.

A partir da segunda quinzena de janeiro de 2023, a embarcação fará a primeira campanha de recolhimento de equipamentos na Bacia de Campos, onde atuará por duas semanas e descarregará as estruturas em Vitória (ES) para a Petrobras.

Ao final desta primeira etapa, ainda no Espírito Santo, fará a última etapa de instalação dos equipamentos, rolos e bobinas de armazenamento de dutos flexíveis, necessários para a sequência do projeto da Petrobras.

Sobre a Ocyan Óleo e Gás

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás que conta com uma frota de cinco unidades de perfuração e dois FPSOs (floating, production, storage and offloading). A companhia desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR