Maior planta de produção de hidrogênio liquefeito do mundo na Coreia do Sul promete produzir 250.000 toneladas de hidrogênio limpo por ano
A WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, continua contribuindo para a redução da emissão de CO2 globalmente por meio de projetos de energia limpa. Recentemente, a empresa forneceu três motores síncronos de grande porte para a maior planta de produção de hidrogênio liquefeito do mundo, na Coreia do Sul.
O projeto, liderado por um grupo de energia e química sul-coreano, visa atender à crescente demanda por hidrogênio na região metropolitana da Coreia. A primeira fase da planta, com previsão de conclusão em 2023, deve produzir cerca de 30.000 toneladas de hidrogênio líquido, enquanto a segunda fase, planejada para 2025, pretende produzir 250.000 toneladas de hidrogênio limpo por ano. A planta inclui um ecossistema completo que vai desde a produção até a distribuição e consumo residencial, comercial e industrial.
WEG e sua contribuição para o Projeto
Para contribuir com este projeto, a WEG forneceu três motores síncronos da linha S, com potência de 8.500 kW, tensão de 13.200 V, 20 polos e 60 Hz. Os motores foram projetados especificamente para atender as necessidades da aplicação e serão utilizados para impulsionar o processo de produção de hidrogênio.
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
- Armazenamento de energia reinventado: o sistema BESS chega para mudar tudo! Saiba como ele supera os sistemas off-grid e oferece soluções incríveis
- Nova bateria ferro-ar é 10x mais barata que o lítio, dura 100 horas e pode revolucionar energia solar e eólica! Descubra como essa nova tecnologia vai transformar o futuro!
- Emendas bilionárias favorecem térmicas e ameaçam barateamento da energia eólica offshore no Brasil, colocando bilhões de reais em jogo e o futuro sustentável em xeque
Além disso, a WEG também entregou três motores de indução da linha W60, com potência de 4.765 kW, tensão de 13.200 V, 4 polos e 60 Hz, que serão utilizados para acionar os compressores da planta. Todos os motores fornecidos possuem certificação Coreana KOSHA, para aplicação em área classificada, e características de método de proteção Ex pzc, Zona 2, Grupo IIC e classe de temperatura T3.
Produção e exportação dos motores
Os motores síncronos foram produzidos na fábrica da WEG em Jaraguá do Sul, pesando em média 56 toneladas cada. Devido ao seu tamanho e peso, foi necessário um transporte especializado até o porto de Navegantes, onde os equipamentos foram exportados e seguiram de navio até a Coreia do Sul.
Com esse projeto, a WEG demonstra mais uma vez seu compromisso em contribuir com a produção de energias limpas e redução da emissão de CO2. O fornecimento desses motores para a maior planta de produção de hidrogênio liquefeito do mundo na Coreia do Sul é um importante passo para a empresa, que continua investindo em tecnologia e inovação para atender as demandas do mercado global.