1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa em todo o Brasil — só quem seguir as normas poderá rodar. Entenda o que muda!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa em todo o Brasil — só quem seguir as normas poderá rodar. Entenda o que muda!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/11/2024 às 09:34
Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa
Foto: Dall-e

Nova lei promete regularizar o serviço de mototáxi no Brasil: deputado anuncia projeto com novas regras para mototáxis por aplicativos, visando segurança e regulamentação para profissionais e usuários.

O Projeto de Lei 271/23 traz novas regras para mototáxi e inclui motociclistas entre os que podem ser autorizados a prestar serviço de transporte remunerado individual de passageiros. Se a nova lei for aprovada, condutores de moto poderão atuar no transporte de passageiros por aplicativos em todo o País. O texto altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, trazendo uma nova lei de regularização de mototáxi.

Saiba o que mudará com o projeto de Lei que dita novas regras para Mototáxi

Atualmente, a lei estabelece que o serviço somente será autorizado pelos municípios aos motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo B ou superior, ou seja, que podem dirigir veículos de quatro rodas.

O projeto de Lei estende a possibilidade de autorização a pessoas com CNH tipo A, que permite conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas com motos, motonetas, triciclos e ciclomotor, trazendo a regularização de mototáxis.

Para o autor da nova Lei, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), embora a lei já tenha sido alterada às novas modalidades de transporte, como Uber, o texto final ensejou a exclusão da categoria dos motociclistas por um descuido na redação.

Segundo o parlamentar, tal limitação, que exige novas regras para mototáxi, impõe obstáculos não apenas aos motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação na categoria A que almejam realizar a prestação de serviço de transporte de passageiros por aplicativos com motocicletas, mas também aos potenciais usuários do serviço, que nele encontram uma alternativa de custo menos elevado para locomoção.

O Projeto de Lei, que trará regularização de mototáxis, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como são as atuais regras para mototáxis?

Hoje, o tema do mototáxi é polêmico. São Paulo (SP), por exemplo, é uma das cidades onde esse tipo de transporte é proibido. Não há regra federal a respeito e o assunto é proibido ou permitido de forma individual por cada uma das prefeituras.

Desde 2017 há projetos de lei para trazer a regularização de mototáxis, mas nunca se chegou a um consenso nacional. Apenas em 2022, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) impôs exigências para a prática nas cidades onde é permitida.

Passou-se a exigir para o desempenho da função de motofrete ou mototáxi que o condutor tenha no mínimo 21 anos de idade e pelo menos 2 anos de habilitação na categoria A. Também é exigido aprovação em “curso especializado, na forma regulamentada pelo Contran”. Por último, o profissional deve estar vestindo colete com elementos retrorrefletidos.

Capacete com viseira ou óculos de proteção específico para motos são exigidos tanto para o motorista quanto para o garupa. Já para a motocicleta, continua-se exigindo que o veículo tenha a famigerada “placa vermelha”, indicando que está registrada como veículo de categoria de aluguel. Além disso, deverão ter protetor de motor ou pernas em caso de queda, popularmente chamado de “mata-cachorro” e antena aparador de linhas, ou corta-pipa.

Manaus avança em novas regras para mototáxi

A Prefeitura de Manaus, representada pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), recebeu, na manhã desta segunda-feira (21/10), na sede do Executivo, representantes e lideranças do setor de motociclistas por aplicativo.

O principal objetivo de reunião foi alinhar demandas, fortalecer a organização da categoria e abrir caminho para elaboração de um projeto de Lei que traga mais segurança, direitos e deveres aos trabalhadores da área.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x