A nova frota de caminhões elétricos da Vale substitui o diesel por eletricidade proveniente de fontes renováveis e será a grande aposta da mineradora no setor da mineração, com testes iniciados tanto nas minas brasileiras, como nas da Indonésia.
Durante essa última quinta-feira, (19/08), a companhia de mineração global Vale anunciou o início dos testes de sua nova frota de caminhões elétricos movidos à eletricidade proveniente de energia renovável nas minas de Água Limpa, em Minas Gerais, e de Sorowako, na Indonésia. A empresa foca agora na adoção de práticas mais sustentáveis nas suas operações e investe na transição energética do ramo da mineração, não só no cenário nacional.
Nova frota de caminhões elétricos da Vale substituirá o diesel por eletricidade proveniente de fontes renováveis e testes foram iniciados em minas da companhia
Mirando no segmento da sustentabilidade atrelada às operações da mineração global, a mineradora Vale anunciou o início da fase de testes com a sua nova frota de caminhões elétricos nas minas do Brasil e da Indonésia.
A empresa está agora iniciando as atividades com um total de dois caminhões fora de estrada de 72 toneladas movidos a bateria, buscando assim soluções cada vez mais eficientes nas práticas ESG do segmento.
- Tecnologias Avançadas em Válvulas: A Valmet Revoluciona a Segurança e Eficiência nos Processos Petroquímicos
- Corra, ainda dá tempo: Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, oferece curso gratuito de Auxiliares de Produção Aeronáutica
- Brasil surpreende e pode liderar o mercado global de aço verde com fontes renováveis, aponta estudo!
- Mineração Verde: Desafios e Iniciativas para Cortar Emissões de Gases de Efeito Estufa
Os caminhões elétricos são os primeiros a serem utilizados por uma mineradora global como a Vale e substituem o diesel por eletricidade proveniente de uma fonte de energia renovável, tornando o processo de abastecimento 100% limpo.
Além disso, a nova frota da mineradora ainda conta com tecnologia que reduz ruídos, minimizando os impactos nas comunidades que moram no entorno das operações. Os dois novos veículos foram produzidos pela XCMG Mining Machinery, subsidiária da maior fabricante de máquinas da China, e marcam uma nova fase da companhia na busca pela eletrificação de suas operações nas minas.
Durante o ano de 2019, a mineradora Vale já havia realizado uma série de promessas sobre o futuro das suas operações na mineração global e afirmou que iria zerar suas emissões líquidas de carbono escopos 1 e 2 até 2050.
Para a realização da meta, a mineradora pretende investir até US$ 6 bilhões nas próximas décadas, e a utilização de uma frota de caminhões elétricos em suas minas é mais um passo dado para o seu objetivo de sustentabilidade para o período firmado anteriormente.
Mineradora vem investindo em mudanças na tecnologia de seus caminhões elétricos para proporcionar ainda mais eficiência e qualidade na utilização em suas minas
O mercado da mineração vem necessitando cada vez mais de tecnologias de ponta que possam fornecer cerca de 400 kWh para carregar e impulsionar um caminhão no ciclo de transporte, que envolve carga, deslocamento, despejo, retorno e fila.
Dessa forma, a mineradora Vale vem investindo na busca por novas soluções que permitam essa eficiência e os seus novos caminhões elétricos estão chegando ao padrão que a empresa procura alcançar.
Os veículos possuem uma capacidade de armazenamento de 525 Kwh, podendo operar até 36 ciclos, pouco mais de um dia de operação, sem necessidade de parar para recarregar. Além disso, a tecnologia de eletrificação também permite a regeneração da energia durante as manobras de descida, tornando assim o reabastecimento ainda mais eficaz, além de otimizar os processos de transporte de cargas.
“Vemos esta parceria com a XCMG como mais um passo importante em nossa relação de longo prazo com a China, e na direção por uma mineração mais sustentável”, comentou Alexandre Pereira, vice-presidente executivo de Soluções Globais de Negócios da Vale, sobre o acordo com a companhia para a produção dos veículos elétricos que estão em fase de testes nas minas.