Mercado de agropecuária cresce 21% em portos brasileiros e alavanca economia

Agropecuária - economia - portos Mercado de agropecuária

A participação dos produtos da agropecuária na economia brasileira e movimentação de cargas nos portos do Brasil tem elevação de mais de 16% só em 2019, e cresce para 21% nesse ano, em contrapartida das medidas de enfrentamento da pandemia do covid-19.

Os dados mostram que até o mês de outubro, a circulação de produtos da agropecuária atingira mais de 170 toneladas nos portos brasileiros e alavancaram a economia. No mesmo período, a movimentação de cargas nos portos brasileiros foi de mais de 80 milhões de toneladas. O estudo feito com base em dados da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, mostra que cerca de 3,7 desse volume é maior que do que registrada no mesmo período, referente ao ano de 2019.

Leia também

Brasil tem total de 34 portos públicos e mais de 140 terminais de Uso Privado

O Brasil tem em posse mais de 30 portos públicos e mais de 140 terminais de uso privado (TUP), que são responsáveis pela movimentação marítima e fluvial, de mais de 80% das mercadorias consumidas no país, diariamente. De todas movimentações, cerca de 65,5% são realizadas nos TUPs e 34,5% nos portos organizados.

Dados do Boletim logístico mostram impacto em relação aos produtos do setor de agropecuária

Os dados do Boletim Logístico mostram impacto dos produtos do setor de agropecuária nas exportações do Brasil.  Até o mês de outubro, o setor de agropecuária registrou uma elevação na economia acima do esperado, na balança comercial de cerca de US$ 75 bilhões: US% 85 bilhões em exportações e US$ 10,4 bilhões em importações.

De acordo com o Ministério da Economia, no mês passado, as exportações no Brasil atingiram cerca de US% 210,7 bilhões, visto que a participação no setor do agronegócio poderia alcançar a metade desse total. O setor agropecuário vem sendo o único setor em atividade na economia do Brasil a crescer nesse período de pandemia.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.