Mais de 80 mil vagas de emprego foram abertas pelo ramo da agropecuária no Brasil no primeiro semestre deste ano

Kelly
por
-
27-08-2020 15:38:14
em Usina e Agronegócio
Mais de 80 mil vagas de emprego foram abertas pelo setor agropecuário no Brasil neste ano de 2020 Trabalhador da agropecuária/Imagem: Divulgação

Agropecuária lidera a expansão de vagas de janeiro a julho de 2020 seguida do setor da construção civil que também teve aumento dos empregos

De acordo com estudos feitos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a agropecuária segue liderando a geração de novos empregos em 2020. Segundo o levantamento, o setor foi responsável pela abertura de mais de 86,2 mil vagas de emprego só no período de janeiro a julho.

Veja também outras notícias

Em termos regionais, os dados mostram os destaques na geração de vagas de emprego na agropecuária em julho deste ano para os estados de São Paulo (+ 10.632 vagas), Minas Gerais (+ 2.136 vagas), Mato Grosso (+ 1.893) e Bahia (+ 1.692 vagas).

A agropecuária seguiu liderando a geração de novas vagas de trabalho em 2020 depois de ser o único setor de atividade econômica a abrir vagas no primeiro semestre do ano, com 62.663 mil no acumulado dos primeiros seis meses.

Só no mês de julho, esse setor abriu mais 23 mil vagas de emprego. Dentre os principais segmentos de geração de empregos nesse período, pode-se citar: lavouras temporárias, produção de lavouras permanentes, hortícolas, criação de bovinos, florestas plantadas, criação de aves e criação de suínos, dentre outros.

O setor da construção civil veio em segundo lugar no estudo, apresentando também teve aumento dos empregos, somando 8.742 mil vagas de emprego entre os meses de janeiro a julho, ou seja, quase 10 vezes menos que o obtido com a agropecuária. Confira o comunicado técnico que aborda o estudo completo clicando aqui.

A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.