1. Início
  2. Cursos
  3. MEC lança curso técnico a distância de 800 horas para formar 40 mil auxiliares da educação infantil; secretarias têm até 21 de dezembro de 2025 para inscrever profissionais e garantir vaga na capacitação que começa em janeiro de 2026 nacional
6 comentários 3 min de leitura

MEC lança curso técnico a distância de 800 horas para formar 40 mil auxiliares da educação infantil; secretarias têm até 21 de dezembro de 2025 para inscrever profissionais e garantir vaga na capacitação que começa em janeiro de 2026 nacional

Foto de perfil do autor Maria Heloisa Barbosa Borges
Escrito por Maria Heloisa Barbosa Borges Publicado em 02/12/2025 às 16:18
MEC lança curso técnico a distância para auxiliar de docência na educação infantil com foco em formação profissional gratuita e início em 2026.
MEC lança curso técnico a distância para auxiliar de docência na educação infantil com foco em formação profissional gratuita e início em 2026.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
98 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Secretarias de educação têm até 21 de dezembro de 2025 para aderir ao curso técnico a distância de 800 horas, ofertado pelo MEC em parceria com o IF Goiano, que vai qualificar 40 mil auxiliares da educação infantil nas redes públicas do país no âmbito do programa Proditec da SEB.

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para um curso técnico a distância de formação de auxiliares de docência na educação infantil, com carga horária de 800 horas e início previsto para janeiro de 2026. A nova oferta pretende qualificar 40 mil profissionais que já atuam diretamente nas salas das redes públicas de todo o país.

Desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a formação integra o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) e foi desenhada para fortalecer repertórios pedagógicos e práticas de cuidado e educação das crianças pequenas.

Carga horária, formato e objetivos da formação

O curso terá carga total de 800 horas, organizado integralmente na modalidade de educação a distância, o que permite que os participantes conciliem estudo e rotina de trabalho nas escolas.

A proposta do curso técnico a distância é aprofundar a formação técnica dos auxiliares, oferecendo conteúdos que ajudem a planejar atividades, mediar brincadeiras e qualificar o atendimento diário às crianças.

Segundo o MEC, a estrutura do percurso formativo foi pensada para ampliar repertórios pedagógicos e apoiar práticas mais consistentes na educação infantil, valorizando o papel dos auxiliares de docência como parte da equipe escolar e do projeto pedagógico das redes de ensino.

Quem pode participar do curso

O público alvo do curso são auxiliares de docência da educação infantil que já atuam diretamente nas salas de aula das redes de ensino.

A expectativa é de que 40 mil profissionais sejam alcançados por esta ação de formação, reforçando a presença de trabalhadores qualificados no atendimento às crianças pequenas.

Como se trata de um curso técnico a distância voltado às redes de todo o país, cabe às secretarias de educação identificar os profissionais que serão indicados para compor as turmas, de acordo com a realidade e as prioridades locais de cada município ou estado.

Como as secretarias fazem a adesão

A adesão ao curso não é feita de forma individual pelos profissionais. Cabe às secretarias de educação realizar o processo por meio do Módulo PAR4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, o Simec.

Para confirmar a participação, é necessário assinar o termo de adesão no sistema e cadastrar os auxiliares que farão parte da formação.

O prazo final para que as redes formalizem a adesão é 21 de dezembro de 2025. Até essa data, as secretarias precisam concluir todos os passos no Simec, garantindo que as vagas sejam efetivamente ocupadas e que os indicados estejam prontos para iniciar o curso técnico a distância a partir de janeiro de 2026.

Parceria e lugar do curso na política de formação

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica em parceria com o Instituto Federal Goiano, instituição parceira na oferta do curso técnico a distância. Inserido no âmbito do Proditec, o programa de formação continuada de diretores escolares e técnicos das secretarias, o novo curso amplia o foco da política para alcançar também os auxiliares da educação infantil.

Ao investir na formação técnica desses profissionais, o MEC busca elevar a qualidade do trabalho nas salas de educação infantil, aproximando teoria e prática e fortalecendo o cotidiano pedagógico das creches e pré escolas em todo o país.

E na sua rede, já existe plano para aderir ao curso técnico a distância e inscrever os auxiliares da educação infantil nessa formação?

Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Claudia Francisco Monteiro
Claudia Francisco Monteiro
01/02/2026 23:23

Quero me inscrever desde o anúncio de inscrição e só dá erro .

Raquel Germana De Jesus
Raquel Germana De Jesus
02/01/2026 08:18

Sim

Maria Bernadete Santos
Maria Bernadete Santos
04/12/2025 14:49

Boa tarde sou a Maria sou de Aracaju Sergipe,e adoraria fazer este curso.

Fonte
Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
6
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x