Início Mais economia para empresas: conheça a tecnologia que promete reduzir 50% das falhas de energia de grandes indústrias para aumentar lucro

Mais economia para empresas: conheça a tecnologia que promete reduzir 50% das falhas de energia de grandes indústrias para aumentar lucro

2 de agosto de 2022 às 10:07
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mais economia para empresas: conheça a tecnologia que promete reduzir 50% das falhas de energia de grandes indústrias para diminuir custos
Fonte da imagem: Engenhacom

O painel elétrico é um dos maiores responsáveis pelo funcionamento da energia elétrica das empresas e indústrias, principalmente de médio e grande porte. Tendo isso em vista, problemas como falhas não esperadas podem reduzir o faturamento e trazer prejuízos pela baixa de produtividade, sem contar com os gastos extras tidos para realização do conserto. 

Um levantamento que foi compartilhado pela Schneider Electric,  por exemplo, mostra que uma grande parte das falhas do painel ocorrem devido à falta de manutenção e fios soltos que prejudicam a conectividade e energia.  A Schneider Electric é uma empresa voltada para o setor elétrico presente em mais de 100 países que atua com um enorme portfólio de clientes ofertando serviços voltados à gestão global energética  e matrizes. 

Uma pesquisa levantada pela instituição mostra que cerca de 20% dos demais defeitos das redes elétricas se dão por ambientes considerados agressivos, como as temperaturas elevadas que ocasionam no derretimento de fios e até mesmo a poluição. Os processos químicos de condensação também interferem na durabilidade dos sistemas, fazendo com que sejam desligados automaticamente em algumas situações, sobrecargas e curtos também são adicionados nesta porcentagem. 

Artigos recomendados

Manutenção nos painéis se faz necessária para que as empresas consigam reduzir os custos em relação à energia

Como forma de reduzir os gastos das empresas com as suas redes elétricas, faz-se necessário que haja a manutenção dos painéis, principalmente dos grandes estabelecimentos e indústrias, que atuam 24 horas por dia. Muitas vezes, a paralisação das atividades dos funcionários por questões relacionadas à fiação não precisam acontecer e o lucro é prejudicado por falta de investimentos que, inicialmente, são pequenos. 

Segundo previsto pela  Norma Brasileira de Instalações Elétricas em Baixa Tensão, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 5410:2004, a condutividade dos fios deve manter a conexão de energia elétrica constante para garantir o bom funcionamento da rede. 

Solução permite que as empresas reduzam mais da metade dos problemas de elétrica e painéis ao encontrar erros pequenos que podem se intensificar se não forem corrigidos

Tendo em vista a complexidade e a importância de realizar a manutenção dos painéis elétricos, algumas empresas criaram soluções que visam garantir mais estabilidade nas conexões. Um deles é o painel que reduz as tensões e diminui os riscos de curtos. O SM6 Connected possui média tensão e é fabricado por uma empresa francesa que garante sua atuação 24/07, garantindo mais segurança para a integridade dos processos industriais. 

SM6 Connected

Segundo afirmado por Fábio Amaral, engenheiro eletricista e diretor da Engerey Painéis Elétricos, o sensor do painel facilita que os equipamentos ligados tenham maior  tempo de vida e identifica automaticamente os produtos que estão com anomalias para que sejam corrigidos antes da situação se intensificar. Ou seja, consegue-se ter uma visão sobre os esquemas elétricos em tempo real e também daqueles que podem prejudicar a conexão e trazer elevados gastos futuros mas que podem ser resolvidos no começo com breves investimentos e manutenções, como excesso de umidade, oxidação ou poluição do ambiente. 

Detectando anomalias enquanto são pequenas, o painel consegue impedir que elas se tornem grandes e caras 

Ao detectar as anomalias no sistema de energia, o painel permite que as empresas consigam resolver o problema enquanto ainda é pequeno, reduzindo os custos desnecessários para resolução quando o circuito já se encontra paralisado.  E é justamente desta forma que o SM6 Connected consegue reduzir exponencialmente  os gastos de empresas e garantir mais praticidade, segurança e agilidade nos processos a serem realizados. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes