1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / A Linha 1-Azul foi a primeira linha de metrô do Brasil e começou com apenas 6,4 km em 1974: o trajeto ligava Jabaquara à Vila Mariana, operava só quatro horas por dia e ajudou a transformar a mobilidade de São Paulo; hoje, a Linha 1-Azul possui 23 estações e mais de 20 km de extensão
Localização SP Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 1 comentário

A Linha 1-Azul foi a primeira linha de metrô do Brasil e começou com apenas 6,4 km em 1974: o trajeto ligava Jabaquara à Vila Mariana, operava só quatro horas por dia e ajudou a transformar a mobilidade de São Paulo; hoje, a Linha 1-Azul possui 23 estações e mais de 20 km de extensão

Publicado em 29/05/2026 às 17:20
Atualizado em 29/05/2026 às 17:23
Linha 1-Azul, a primeira linha de metrô de SP, completa décadas de operação carregando parte essencial da história do transporte paulistano.
Linha 1-Azul, a primeira linha de metrô de SP, completa décadas de operação carregando parte essencial da história do transporte paulistano. (imagem meramente ilustrativa)
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
7 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Linha 1-Azul, a primeira linha de metrô de SP, completa décadas de operação carregando parte essencial da história do transporte paulistano.

Muito antes da expansão do sistema metroviário paulista, a Linha 1-Azul já conectava regiões importantes da capital e ajudava a transformar a mobilidade urbana em São Paulo. Primeira linha de metrô de SP, ela começou a ser construída no fim da década de 1960 e iniciou a operação comercial em 1974. Atualmente com 23 estações e mais de 20 quilômetros de extensão, o trajeto carrega parte importante da evolução do transporte público da cidade.

O projeto surgiu após a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo, autorizada pela Lei Municipal nº 6.988, em 26 de dezembro de 1966. Pouco tempo depois da fundação oficial da empresa, em abril de 1968, começaram as obras da então chamada Linha Norte-Sul, denominação usada antes do nome Linha 1-Azul ser adotado oficialmente, segundo matéria publicada pelo Estadão.

Como começou a construção da Linha 1-Azul

As primeiras intervenções ocorreram na Avenida Jabaquara, em 14 de dezembro de 1968. Naquele período, a responsabilidade pelas obras era da administração municipal. Somente anos depois o sistema passou ao controle do Governo do Estado de São Paulo.

A implantação dos trilhos teve início em maio de 1972, partindo da região do Jabaquara. Segundo informações do próprio Metrô, a primeira linha férrea foi instalada no Pátio Jabaquara.

Linha 1-Azul, a primeira linha de metrô de SP, completa décadas de operação carregando parte essencial da história do transporte paulistano.
Chega do primeiro carro do metrô. Fonte: Acervo do Metrô de São Paulo,

Ainda em 1972, o metrô paulistano realizou sua primeira viagem experimental. Um trem chamado Unidade-Protótipo percorreu o trecho entre o pátio e a estação Jabaquara no dia 6 de setembro. O evento contou com a presença do então presidente Emílio Garrastazu Médici, dentro das celebrações dos 150 anos da Independência do Brasil.

Primeira linha de metrô de SP abriu ao público em 1974

A operação comercial começou oficialmente em 14 de setembro de 1974. Na estreia da primeira linha de metrô de SP, sete estações foram abertas:

  • Jabaquara
  • Conceição
  • São Judas
  • Saúde
  • Praça da Árvore
  • Santa Cruz
  • Vila Mariana

Naquele momento, o percurso possuía 6,4 quilômetros de extensão. O funcionamento também era bastante limitado. Os trens operavam apenas de segunda a sexta-feira, entre 9h e 13h, sem atendimento aos finais de semana.

Dados divulgados pela companhia apontavam média diária de 2.858 passageiros no trecho inicial entre Jabaquara e Vila Mariana.

Expansão levou a Linha 1-Azul até o centro

Menos de um ano após a inauguração, o trajeto foi ampliado. Em fevereiro de 1975, a linha alcançou a estação Liberdade, aproximando o sistema da região central da capital paulista.

Com a expansão, o horário de operação também aumentou. O funcionamento passou a ocorrer das 6h30 às 20h30.

Na sequência, outras novidades começaram a surgir no sistema metroviário. Em junho daquele mesmo ano, a estação São Judas recebeu o primeiro posto de Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo.

Poucos meses depois, em setembro de 1975, os trilhos chegaram à estação Santana, ampliando ainda mais a ligação entre as zonas Sul e Norte da cidade.

Linha 1-Azul ajudou a popularizar o “Tatuzão”

Durante a construção do trecho entre Liberdade e Luz, foi utilizada uma máquina especial de escavação chamada Tuneladora Shield. O equipamento acabou recebendo um apelido popular entre os paulistanos: “Tatuzão”.

Segundo o Metrô, a tecnologia foi adotada por causa da grande concentração de edifícios na região central da cidade. O método permitia escavar túneis em áreas densamente urbanizadas sem comprometer as estruturas da superfície.

Linha 1-Azul, a primeira linha de metrô de SP, completa décadas de operação carregando parte essencial da história do transporte paulistano.
Linha 1-Azul, a primeira linha de metrô de SP, completa décadas de operação carregando parte essencial da história do transporte paulistano. (imagem meramente ilustrativa)

Foi justamente nessa área que surgiu um dos pontos mais profundos do sistema. Próximo à estação São Bento, existe uma região localizada cerca de 45 metros abaixo da Rua Boa Vista.

A companhia informou que o trecho também recebe serviços periódicos de manutenção, incluindo ações de limpeza e combate a possíveis focos de insetos e larvas.

Crescimento da primeira linha de metrô de SP continuou nas décadas seguintes

A expansão do sistema não parou nos anos seguintes. Em 17 de fevereiro de 1978, a estação Sé foi inaugurada para permitir futura integração com a linha Leste-Oeste.

Já em 1993, a antiga Linha Norte-Sul passou oficialmente a se chamar Linha 1-Azul, nome utilizado até hoje.

Linha 1-Azul, a primeira linha de metrô de SP, completa décadas de operação carregando parte essencial da história do transporte paulistano. Fonte: Acervo do Metrô de São Paulo,
Chega do primeiro carro do metrô. Fonte: Acervo do Metrô de São Paulo, Fonte: Acervo do Metrô de São Paulo,

A configuração atual da linha foi consolidada em 29 de abril de 1998, quando as estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi entraram em funcionamento.

Com isso, a primeira linha de metrô de SP alcançou os atuais 20,2 quilômetros de extensão e 23 estações distribuídas pela capital paulista.

Estrutura marcou a história do transporte paulistano

Além de transportar milhares de pessoas diariamente, a Linha 1-Azul se tornou um símbolo da modernização urbana em São Paulo. O sistema inaugurou uma nova etapa da mobilidade na cidade e abriu caminho para a criação das demais linhas metroviárias.

Ao longo das décadas, a estrutura passou por ampliações e adaptações operacionais. Entretanto, preserva até hoje o papel histórico de ter iniciado o transporte subterrâneo na maior cidade do país.

Segundo registros do Metrô, a linha pioneira ajudou a consolidar o modelo de transporte sobre trilhos na capital e segue como um dos eixos mais importantes da rede metroviária paulista.

As informações são do Estadão

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
George Quintas
George Quintas
30/05/2026 15:03

Deveria continuar até o aeroporto de Guarulhos como havia projeto antes assim desafogava o trânsito caótico da ZN abandonada há décadas…

Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x