1. Início
  2. Geração de Energia
  3. Itaipú vira prioridade: Brasil acelera negociações com Paraguai e pressiona avanço antes de dezembro
Faça um comentário 3 min de leitura

Itaipú vira prioridade: Brasil acelera negociações com Paraguai e pressiona avanço antes de dezembro

Imagem de perfil do autor Sara Aquino
Escrito por Sara Aquino Publicado em 17/11/2025 às 16:28
Itaipú vira prioridade: Brasil acelera negociações com Paraguai e pressiona avanço antes de dezembro
Fonte: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Brasil e Paraguai retomam negociações sobre Itaipú em dezembro e revelam novos detalhes que podem mudar a geração de energia.

Brasil intensifica tratativas sobre Itaipú e marca retomada das negociações para dezembro

O Brasil decidiu acelerar as negociações sobre Itaipú e confirmou, nesta segunda-feira (17), que os chanceleres dos dois países retomam, na primeira quinzena de dezembro, as conversas sobre o Anexo C do tratado.

O anúncio, feito em nota conjunta, explica o que será discutido, quem lidera o processo, quando tudo começa, onde ocorreu a reunião diplomática, como o diálogo avançará e por que o tema se tornou estratégico para Brasil, Paraguai e até Venezuela no campo da Geração de Energia.

As conversas envolvem o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano. Eles se encontraram em Brasília para revisar a agenda bilateral e alinhar pontos considerados essenciais para destravar as Negociações sobre Itaipú.

Itaipú no centro das decisões energéticas do Brasil e do Paraguai

A usina de Itaipú segue como um dos pilares da Geração de Energia na região, o que explica a urgência do Brasil em avançar nas tratativas. Assim, os chanceleres decidiram restabelecer o diálogo com base no Entendimento Bilateral firmado em abril de 2024, documento que servirá de guia para os próximos passos.

Além disso, o tema ganhou ainda mais relevância porque impacta diretamente decisões estratégicas que envolvem consumo, exportação e segurança energética entre os dois países.

Reunião traz relatório confidencial e tensão diplomática

Durante o encontro, Mauro Vieira entregou ao colega paraguaio um relatório confidencial solicitado pelo governo do Paraguai. O documento traz esclarecimentos sobre ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) realizadas em território paraguaio entre junho de 2022 e março de 2023.

O próprio Itamaraty destacou na nota oficial a frase original:
“Recordou que o governo do presidente Lula tornou sem efeito a operação tão logo dela tomou conhecimento. Ao lamentar o impacto desse episódio na relação bilateral, assegurou que o governo brasileiro está tomando todas as medidas para possibilitar a identificação dos envolvidos e sua responsabilização judicial.”

Com isso, o Brasil tenta reduzir qualquer atrito diplomático para evitar que o episódio interfira nas Negociações sobre Itaipú.

Por que Itaipú voltou ao radar regional

O debate sobre Itaipú aparece em um momento de crescente atenção regional para temas de energia. Além do Brasil e do Paraguai, a Venezuela acompanha o cenário, já que mudanças em acordos bilaterais de energia no Cone Sul podem influenciar novas políticas energéticas no continente.

Portanto, Itaipú se torna peça-chave para decisões que vão além da fronteira brasileira, afetando investimentos, geração elétrica e novas parcerias.

Negociações miram um novo ciclo para Itaipú

As tratativas previstas para dezembro devem definir temas sensíveis, incluindo tarifas, repartição de energia e novos modelos de financiamento. Assim, o Brasil busca garantir previsibilidade no fornecimento, enquanto o Paraguai tenta ampliar sua autonomia energética.

Por outro lado, ambos reconhecem que o acordo precisa refletir o consumo atual, o cenário econômico e as prioridades de cada governo.

O que esperar dos próximos passos

A expectativa é que o diálogo avance mais rapidamente a partir da retomada formal em dezembro. Vieira e Ramírez Lezcano concordam que o tema não pode mais ser adiado e defendem decisões técnicas que fortaleçam a cooperação entre os países.

Além disso, os chanceleres seguirão monitorando a apuração sobre a Abin, para evitar novos ruídos diplomáticos que prejudiquem o andamento das conversas.

Conclusão: Itaipú volta ao centro do jogo político e energético

As movimentações mostram que Itaipú será um dos principais temas da diplomacia energética no fim de 2025. O Brasil quer segurança, o Paraguai busca equilíbrio, e a região observa com atenção cada avanço.

Assim, a retomada das Negociações cria um novo capítulo decisivo para Brasil, Paraguai e para o futuro da Geração de Energia no continente.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Sara Aquino

Farmacêutica e Redatora. Escrevo sobre Empregos, Geopolítica, Economia, Ciência, Tecnologia e Energia.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x