1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Interfood reduz despesas portuárias, tempo de movimentação de cargas e prazo de entrega em operação logística estruturada pela Movecta  
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Interfood reduz despesas portuárias, tempo de movimentação de cargas e prazo de entrega em operação logística estruturada pela Movecta  

Escrito por Vincius Pereira
Publicado em 24/05/2024 às 09:51
Câmaras frias da Movecta em Itajaí

Importadora de produtos premium detecta ganhos estratégicos e vantagens competitivas em projetos desenvolvidos ao longo de mais de duas décadas  

A Interfood, uma das maiores importadoras de produtos premium do Brasil, tem detectado ganhos estratégicos e vantagens competitivas em projetos e soluções desenvolvidas pela Movecta. A parceria, iniciada em 2000, já passou por diversos momentos desafiadores, mas sempre acabou se convertendo em entrega de resultados acima do planejado.  

“A Movecta sempre procurou seguir o SLA (Service Level Agreement,  ou Acordo de Nível de Serviço na tradução livre), mas na maior parte das vezes eles superaram o que estava estabelecido em contrato. Nunca tivemos problemas em antecipar posicionamentos, carregamentos de mercadorias e transporte. A etapa logística é um dos diferenciais competitivos no mercado em que atuamos e estamos sempre em busca dos melhores resultados. Nessa longa parceria que estabelecemos, a qualidade no atendimento sempre foi um dos diferenciais para nós, além de outros ganhos conquistados em mais de duas décadas”, relata Rosi Mazaro, diretora de operações da Interfood. 

A executiva revela alguns indicadores de sucesso conquistados na parceria, como redução de despesas portuárias, movimentação de cargas e prazo de entrega. “A equipe da Movecta de Itajaí estruturou um projeto que contemplava a redução de despesas com demurrage (taxa cobrada pelos armadores pelo atraso na devolução de contêineres). Este item pode impactar fortemente nos custos de importação. A capacidade de armazenagem e a agilidade da Movecta nas operações têm nos ajudado a aliviar a pressão com custos, reduzindo em 20% nossas despesas apenas com esse item”, conta a diretora. “Também notamos uma redução de 50% no prazo de entrega e movimentação das mercadorias no Guarujá. A Movecta sempre conseguiu liberar a carga de maneira muito rápida, antecipando as etapas da operação, principalmente no movimento e posicionamento dos contêineres. Outro dado importante é que a taxa de avaria também é mínima, inferior a 1%”, afirma Rosi.  

Ela também conta que a Movecta contribuiu para que a importadora garantisse uma operação logística eficiente, seguindo alto padrão de exigência de atendimento e entrega. “Construímos uma relação baseada na troca de experiências, avaliando sempre as melhores oportunidades e soluções, de maneira a implementá-las e gerar resultados. Isso acabou gerando confiança, capacidade de execução e resultados concretos”, diz Rosi.  

Do bacalhau às bebidas  

A relação entre as companhias começou quando a importadora necessitava de um operador para fazer a movimentação e armazenamento de produtos alimentícios e bebidas importadas que chegavam pelo Porto de Santos. 

“Na época importávamos bacalhau, azeite e vinhos. Precisávamos de um parceiro logístico que atendesse às nossas necessidades e às especificidades da operação. A unidade da Movecta no Guarujá passou a nos auxiliar em todo o processo, desde a movimentação, desembaraço e nacionalização, em São Paulo”, recorda a diretora.  

Mais adiante a Movecta passou a operar com todo o volume de bebidas importadas pela empresa, incluindo categorias de vinhos, cervejas, licores, destilados e não alcoólicos. “Sempre procuramos oferecer uma equipe qualificada e pronta para ajudar o cliente em qualquer situação. Um exemplo disso é a não conformidade de alguns selos, rótulos e etiquetas. Se eles não atendem as regras dos órgãos fiscalizadores, a carga não pode ser liberada. Então sempre colocamos uma equipe à disposição para auxiliar nesse processo, feito manualmente pelos operadores e com todo o cuidado necessário para evitar avarias”, diz Rodrigo Bacelar, diretor comercial da Movecta. 

Em abril de 2020 a Interfood decidiu transferir quase toda sua operação do litoral paulista para Itajaí, em Santa Catarina. Do anúncio do projeto até sua finalização, foram seis meses para elaborar novas soluções que atendessem às necessidades da companhia nesse outro porto.  

“Nesta nova fase, nosso maior desafio foi centralizar uma operação que era totalmente internalizada. Iniciamos o atendimento da carga alfandegada, evoluímos para a desova dos contêineres e atualmente armazenamos em nosso centro logístico em Itajaí e transportamos até o CD da Interfood, localizado em São Bernardo do Campo (SP)”, explica Eliel Paulo Breve da Silva, gerente comercial da Movecta em Itajaí. 

Para se ter uma ideia da complexidade da operação, de março de 2023 a março de 2024, a Movecta movimentou 16,6 milhões de garrafas, o que equivale, em média, a 120 contêineres por mês. Diariamente são realizadas de quatro a cinco saídas de caminhões de Itajaí para São Bernardo do Campo, somando anualmente 442 viagens para o transporte de mercadorias e cerca de 270 mil quilômetros percorridos. 

Sobre a Movecta 

A Movecta é um dos maiores operadores logísticos do mercado brasileiro. Com 70 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São oito unidades operacionais e um escritório administrativo, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível.  

Única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país, a companhia se destaca ainda por ser dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A empresa é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.  

A Movecta possui operações de transporte por todo o território nacional, movimentando diferentes perfis de cargas, em resposta às particularidades e aos altos níveis de serviço exigidos no mercado. Também conta com modernas instalações de armazenagem, equipadas com tecnologia e processos eficientes, garantindo a integridade e segurança dos produtos.  

A expertise da empresa em projetos logísticos a permite transformar a complexidade em simplicidade e flexibilidade, integrando a cadeia logística e comércio exterior de forma única e inovadora para solucionar as demandas específicas de diversos segmentos de mercado. 

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA 

Conteúdo Comunicação  

  

Ricardo Morato  

E-mail: ricardo.morato@conteudonet.com  

Cel: (11) 98799-5868 

Carol Freitas 

E-mail: carol.freitas@conteudonet.com 

Cel: (11) 99196-3890 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Vincius Pereira

Atendemos clientes voltados para área de negócios e economia, com parte em óleo e gás.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x