Inpe abre diversas vagas em cursos gratuitos, online e EAD sobre astronomia e astrofísica

Valdemar Medeiros
por
-
07-06-2021 14:48:15
em Cursos
Cursos gratuitos - vagas - astronomia - EAD ©Nasa /John Kraus -Mid-Eclipse e da Via Láctea

Confira as vagas do Inpe para cursos gratuitos voltados para professores e divulgadores de ciência na modalidade online e EAD. As inscrições estarão disponíveis até o dia 20 de junho.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está oferecendo vagas em cursos gratuitos online e EAD para o 21° Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA). Entre os temas dos cursos gratuitos estão: Os corpos celestes, como estrelas, cometas, aglomerados de estrelas, galáxias, planetas e nebulosas, e também os fenômenos que se formam fora da atmosfera da Terra.

Leia também

Conheça os cursos gratuitos de astronomia e astrofísica

Com as atividades acontecendo na modalidade EAD, os cursos gratuitos acontecerão nos dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20 do mês de agosto e as inscrições para as vagas irão até o próximo dia 20 de junho. As vagas dos cursos gratuitos EAD são voltados para professores do ensino médio e fundamental que estão ligados à área de ciências, que envolvem disciplinas como: física, biologia, química, geografia, matemática e história.

Estudantes universitários a partir do terceiro semestre em exatas também poderão participar, assim como outros profissionais que estão ligados de forma direta à área de divulgação de ciências e educação. As vagas dos cursos gratuitos online e EAD de astronomia desse ano pretende receber alunos de outros países de língua portuguesa.

Para realizar a sua inscrição, CLIQUE AQUI e acesso o site do INPE

Entenda como serão ministradas as aulas dos cursos gratuitos de astronomia e astrofísica

Os cursos de astronomia e astrofísica serão transmitidos apenas para os selecionados através da Webex Meetings, uma plataforma digital, em um ambiente virtual privado.

Os alunos dos cursos EAD de astronomia e astrofísica poderão apresentar toda sua experiência de ensino nas mesas redondas, uma atividade extra do curso. A carga horária dos cursos é de 25,5 horas, em que haverá, além das aulas, atividades como mesas-redondas, apresentações e palestras.

Os cursos são organizados pela divisão de astrofísica do Inpe desde 1998 e de lá para cá, cerca 1.200 alunos passaram pelos cursos, dentre eles estão universitários e professores do ensino formal de várias regiões brasileiras.

Palavras do mestre em astronomia da USP

Além de falar sobre a astronomia diária, os cursos gratuitos EAD também falam sobre o sistema solar, galáxias, estrelas, astrobiologia, cosmologia, astrofísica de altas energias e ondas gravitacionais, afirma André de Castro Milone, Mestre em Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

Os primeiros temas estão ligados de forma direta à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC, MEC 2018) e também foram incluídos na grade de conteúdos do ensino fundamental.

Ele afirma que a astronomia no dia a dia envolve os tópicos dias e noites, calendário solar, estações do ano, fases da lua, marés dos oceanos, eclipses da lua e do sol.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.