Menu
Início Indústria em Ação: SENAI-MS capacita ribeirinhos e SC investe em pesquisas espaciais

Indústria em Ação: SENAI-MS capacita ribeirinhos e SC investe em pesquisas espaciais

2 de fevereiro de 2024 às 12:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
setor industrial, atividade industrial, empreendimento fabril
Foto: José Paulo Lacerda/CNI Foto: FIEMA Foto: FIEB – Todos os direitos: Portal da Indústria

Semana da indústria destaca novidades em pesquisa, inovação e negócios, com premiações e foco na participação feminina e descarbonização da indústria.

A semana da indústria trouxe diversas novidades e avanços para o setor. Além das parcerias estabelecidas para projetos sociais, houve também uma intensa promoção de capacitação e debates sobre o papel da mulher na indústria da construção. Os resultados foram muito positivos e promissores para o futuro do empreendimento fabril.

Parceria entre SENAI-MS, prefeitura e governo do Estado do Mato Grosso do Sul capacita ribeirinhos em curso de manutenção de motores popa em Corumbá

O SENAI-MS, em parceria com a prefeitura e o governo do Estado do Mato Grosso do Sul, promoveu um curso de manutenção de motores de popa, capacitando 50 ribeirinhos. As aulas foram realizadas entre os dias 17 e 20 de janeiro, nas comunidades do Pantanal, em Corumbá. Essa iniciativa contribuiu significativamente para o desenvolvimento da atividade industrial na região, promovendo o crescimento e a capacitação dos profissionais envolvidos.

Artigos recomendados

Desenvolvimento de capacitação para motores de popa e atividade industrial no Senai Corumbá

Herlon Souza Sommerfeld, coordenador técnico do Senai Corumbá, destaca a importância da capacitação de motores de popa para a região ribeirinha. Com carga horária de 17h, o curso foi ministrado para duas turmas e é essencial para quem vive na região, utilizando o barco como meio de transporte. De acordo com ele, o motor de popa é vital para a comunidade ribeirinha, que tem como atividade econômica o setor pesqueiro e de hotelaria. Nesse sentido, a indústria dos motores de popa desempenha um papel fundamental, uma vez que possibilita o deslocamento e o trabalho dessa comunidade. Saiba mais sobre a capacitação no site da FIEMS.




Participação feminina no torneio SESI de Robótica First Lego League

O número de meninas nas equipes do Torneio SES de Robótica First Lego League cresce a cada edição. Em 2023, alunas participaram em diversas propostas, desde iniciativas de acessibilidade até incentivos culturais. Por exemplo, a aluna Livia Andrade, da equipe Muiraquitech do SESI Santarém, desenvolveu um aplicativo de realidade virtual para valorizar as manifestações artísticas indígenas em Santarém, no Pará. O funcionamento do app será realizado por meio da realidade virtual, proporcionando conhecimento para a população santarena e externa. Saiba mais sobre a participação feminina no torneio SESI de Robótica FLL no site da FIEPA.



Empregabilidade da mulher na construção em debate pela FIEG

A presença feminina na construção foi amplamente discutida no seminário Mulheres na Cadeia Produtiva da Construção, promovido pela Fieg. O evento contou com a presença de parlamentares, secretários municipais e lideranças empresariais e do terceiro setor. O vice-presidente da FIEG, Emílio Bittar, destacou a importância da diversidade no setor da indústria, elogiando as contribuições únicas das mulheres. Saiba mais sobre o seminário no site da FIEG.



Iniciativas da FIESC para descarbonização da indústria e pesquisas espaciais

A FIESC apresentou suas iniciativas voltadas à descarbonização da indústria e à pesquisa espacial a representantes do governo de Santa Catarina e entidades parceiras. O objetivo é integrá-las aos projetos que visam destacar o estado e torná-lo referência nestes assuntos. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, reforçou a importância do tema, foco da reunião da cúpula do G20 em novembro, e destacou o compromisso do estado com a vanguarda dessas discussões. Conheça mais sobre o projeto no site da FIESC.



imagem colorida de pessoas reunidas em mesa, com letreiro ao fundo

Capacitação de pessoas em vulnerabilidade social pela MRV em parceria com SESI/SENAI-MG

Em parceria com o SESI/SENAI-MG, a MRV realizará durante o ano de 2024 um projeto de capacitação social em cidades mineiras, com a pretensão de alcançar mais de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os cursos oferecidos pela iniciativa têm como objetivo trabalhar a construção do protagonismo, da liderança e do empoderamento, através do necessário acompanhamento psicossocial e a capacitação profissional. Saiba mais sobre o projeto no site da FIEMG.



aluno do senai olha para computador. ele veste blusa com logo do senai

Reconhecimento da Expo Indústria Maranhão com o Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura

A Expo Indústria Maranhão foi honrada com o Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura na categoria ‘Evento de Fomento ao Turismo’. Realizada pelo Sistema FIEMA, com correalização do governo do Maranhão e SEBRAE-MA, a feira foi destaque entre os vencedores das 24 categorias em disputa. A 6ª edição da Expo Indústria está marcada para 2025. Confira mais sobre o prêmio nosite da FIEMA.



imagem colorida de homem entregando prêmio a outro homem, enquanto segura um microfone

Álbum com músicas regionais reinventadas por alunos do SESI-MS

O SESI-MS lançou um álbum com canções produzidas por alunos das sete unidades da Rede Sesi de Educação no Estado. A iniciativa fortalece a identidade regional pantaneira por meio da difusão da arte e da cultura. Saiba mais sobre o álbum no site da FIEMS.

Projeto Blitz nos Canteiros de Obra promovido por SESI-BA e SINDUSCON para prevenir acidentes

O SINDUSCON-BA, em parceria com especialistas em Saúde e Segurança do SESI-BA, lançou o Projeto Blitz nos Canteiros de Obra, visando implementar ações imediatas de prevenção em saúde e segurança no trabalho (SST). A iniciativa inclui inspeções e laudos detalhados, com recomendações para possíveis melhorias. Saiba mais sobre a ação no site da FIEB.



Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela agência de notícias da indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: .


Fonte: Portal da Indústria


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar