Enquanto a GM se concentra em veículos elétricos maiores, a Ford está aumentando seus investimentos em carros elétricos menores.
A GM anunciou que vai encerrar a produção do Chevy Bolt, seu veículo elétrico mais popular, ainda este ano. A decisão surpreendeu muitos fãs e críticos do modelo, que era considerado o melhor custo-benefício em EVs que se podia comprar hoje. O que levou a GM a matar o Bolt, e o que isso significa para o futuro dos carros elétricos?
A decisão da GM ocorre em um momento em que outras montadoras, como a Ford, estão aumentando seus investimentos em carros elétricos menores. A GM, no entanto, está seguindo uma estratégia diferente, provavelmente como resultado de uma pesquisa de mercado que indica que os consumidores europeus preferem veículos elétricos maiores.
Embora a GM esteja descontinuando o Chevy Bolt, a empresa continua comprometida em expandir sua linha de veículos elétricos. A empresa anunciou que planeja lançar 30 novos modelos elétricos até 2025, incluindo os crossovers elétricos Cadillac LYRIQ e GMC HUMMER EV.
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Enquanto isso, a Ford está investindo em carros elétricos menores, com o Mustang Mach-E e uma versão elétrica do F-150 em desenvolvimento. Com a crescente concorrência no mercado de veículos elétricos, é provável que vejamos mais mudanças nas estratégias das montadoras nos próximos anos.
Assista o video abaixo e confira a linha de produção do pequeno EV da Chevrolet
Chevrolet: adeus ao Bolt
A GM alegou que decidiu descontinuar o Bolt para se concentrar em seus novos projetos de EVs, especialmente os caminhões elétricos gigantes que devem chegar ao mercado nos próximos anos. A empresa disse que quer liderar a transição para uma mobilidade elétrica e zero emissões, e que precisa investir em tecnologias mais avançadas e rentáveis.
No entanto, alguns analistas e críticos questionaram a lógica por trás da decisão da GM. Eles apontaram que o Bolt ainda tinha uma demanda forte e crescente, especialmente em um momento em que as vendas de EVs nunca foram tão altas e as iniciativas governamentais estão estimulando a categoria a se aproximar do mainstream.
Além disso, eles argumentaram que o Bolt tinha uma identidade distinta no cenário dos EVs, que até recentemente foi dominado pela marca Tesla, que ultimamente parece mais vulnerável. O Bolt oferecia uma combinação rara de ambição inovadora com acessibilidade prática, e contribuía para dar um pouco de brilho à GM como uma montadora que levava os EVs a sério.
O que era o Chevy Bolt?
O Chevy Bolt foi lançado em 2016 como o primeiro EV de baixo custo e alta autonomia da GM. O modelo tinha um preço inicial de US$ 27.495 (incluindo destino) e uma autonomia de mais de 200 milhas (cerca de 320 km) com uma carga completa. Além disso, o Bolt era elegível para o crédito fiscal federal de US$ 7.500, o que reduzia ainda mais seu custo final.
O Bolt tinha espaço para cinco passageiros e todos os confortos e recursos de segurança modernos que se esperaria de um carro novo em 2023. O design não era deslumbrante, mas era prático e funcional. Em 2023, a GM lançou uma versão ligeiramente maior do Bolt, chamada de EUV, que tinha um preço inicial de US$ 28.795 (incluindo destino) e uma autonomia um pouco menor.
Na contramão da GM, a Ford aposta em veículos elétricos menores
Enquanto a GM se concentra em veículos elétricos maiores, a Ford está aumentando seus investimentos em carros elétricos menores. A empresa recentemente lançou o Mustang Mach-E, um SUV elétrico compacto, e planeja lançar uma versão elétrica do icônico Ford F-150.
A Ford também está trabalhando em parceria com a Rivian, uma startup de veículos elétricos, para desenvolver um veículo elétrico de luxo. A Ford investiu US$ 500 milhões na Rivian em 2020, e planeja lançar o veículo elétrico em 2023.