Honda lança veículo elétrico 100% autônomo para dar suporte em obras da construção civil

Honda - veiculo-eletrico - veiculo-eletrico-autônomo - obras - construção civil O Honda AWV combina a plataforma off-road da Honda com tecnologia autônoma avançada e propulsão elétrica – crédito: Insideevs

Honda realizou testes com seu novo veículo autônomo durante um mês em um canteiro de obras. O veículo elétrico se mostrou eficiente e capaz de ser útil no setor da construção civil com grande demanda

A Honda já conta com um veículo autônomo e totalmente elétrico, chamado de Autonomous Work Vehicle (AWV). Vários protótipos de segunda geração do veículo elétrico passaram por testes de campo de um mês em um canteiro de obras da construção civil da Black & Veatch no Novo México, realizando diversas funções como atividades de reboque, transporte de água, materiais de construção e outros suprimentos para destinos pré-definidos dentro do projeto de construção de energia solar em larga escala.

Leia outras notícias relacionadas

Veículo autônomo da Honda conta com tecnologias de última geração

Veículo de trabalho autônomo da Honda – crédito: Honda/Youtube

Segundo a montadora, o teste de campo foi o primeiro a utilizar diversas unidades do veículo elétrico trabalhando de forma simultânea para contribuir com o setor de construção civil. O veículo autônomo de trabalho conta com tração integral que junta, lado a lado, a tecnologia autônoma avançada e a plataforma off-road durável e robusta da Honda.

Entre as tecnologias autônomas estão sensores, GPS para localização, radares e câmeras estereoscópicas para monitoramento. Além disso o veículo elétrico também pode ser operado por meio de controle remoto.

De acordo com o líder de projeto dos EUA para o Honda AWV, Kenton Williams, com seu parceiro de teste, Black & Veatch, a montadora foi capaz de mostrar o potencial de seu protótipo de veículo autônomo elétrico em um ambiente de construção civil em larga escala. Kentom acredita que o protótipo é capaz de trazer uma maior eficiência, um desempenho ambiental melhor para o setor de construção civil e maiores níveis de segurança.

Veículo autônomo da multinacional consegue transportar 408 kg e rebocar mais 725 kg

O local de construção de uma usina de energia solar provou ser ideal para ver as capacidades do protótipo, principalmente sua capacidade de parar em pontos precisos ao longo de uma rota pré-estabelecida.

Devido a um mapa de alta definição do local, produzido pela própria Honda, os operadores da Black & Veatch definiram com uma precisão maior, os pontos de partida e paradas para vários AWVs, utilizando uma interface de aplicativo com base em nuvem que funciona em computadores e tablets. Os veículos da Honda fizeram as tarefas de transporte e se mostraram capazes de parar em centímetros dos pontos pré-definidos.

O teste também mostrou a viabilidade do sistema de baterias do veículo autônomo, que operaram até 8 horas em um ambiente de alta temperatura. O protótipo transportou cargas de 408 kg e em uma caixa separada, rebocava outra carga com mais de 725 kg. A Honda ainda não anunciou seus planos de venda para o modelo, que atuou na construção civil, mas prosseguirá com o desenvolvimento da plataforma por meio de testes de campo.

Volkswagen segue rumo dos autônomos e desenvolve uma Kombi elétrica autônoma

Neste mês a montadora alemã, Volkswagen, anunciou que aplicará investimentos de 14 bilhões de reais para que sua Kombi elétrica possa ser chamada de o melhor carro autônomo do mundo.

O investimento foi na startup Argo AI, que será responsável pela criação da tecnologia para a nova Kombi elétrica, chamada de ID. BUZZ. A Kombi será lançada no próximo ano, mas para tornar o modelo em um veículo autônomo, essa data poderá mudar, pois a previsão é que ele seja autônomo até o ano de 2025.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe