1. Início
  2. Economia
  3. Havan avança, ergue megaloja de 14 mil metros quadrados em área sensível, recebe aval de órgãos de patrimônio, cria 200 empregos e agenda inauguração para abril de 2026, redefinindo comércio no coração da cidade de Blumenau
157 comentários 4 min de leitura

Havan avança, ergue megaloja de 14 mil metros quadrados em área sensível, recebe aval de órgãos de patrimônio, cria 200 empregos e agenda inauguração para abril de 2026, redefinindo comércio no coração da cidade de Blumenau

Imagem de perfil do autor Maria Heloisa Barbosa Borges
Escrito por Maria Heloisa Barbosa Borges Publicado em 20/01/2026 às 16:04 Atualizado em 20/01/2026 às 16:05
Megaloja da Havan no Centro Histórico de Blumenau avança, tem inauguração prevista, gera empregos diretos e amplia o comércio local com nova unidade (imagem: IA)
Megaloja da Havan no Centro Histórico de Blumenau avança, tem inauguração prevista, gera empregos diretos e amplia o comércio local com nova unidade (imagem: IA)
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
3906 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Havan avança no Centro Histórico de Blumenau com megaloja de 14 mil metros quadrados, cria 200 empregos diretos, recebe aval de órgãos de patrimônio e confirma inauguração no fim de abril de 2026.

A nova megaloja da Havan no Centro Histórico de Blumenau entra na reta final das obras, com 14 mil metros quadrados de estrutura, promessa de 200 empregos diretos e inauguração prevista para o fim de abril de 2026, na área central da cidade.

Erguida em um ponto estratégico e de grande circulação, na esquina da Alameda Duque de Caxias com a Rua Oscar Jeniche, a megaloja passou por análise técnica e recebeu aval de órgãos de patrimônio, já que está dentro do perímetro do Centro Histórico de Blumenau.

Onde a megaloja está sendo construída e por que o local é sensível

FONTE E IMAGEM: NDMAIS

A megaloja ocupa um imóvel inserido no perímetro do Centro Histórico de Blumenau, o que exigiu uma série de análises e autorizações antes do início da construção.

Isso ocorre porque o entorno tem características históricas reconhecidas e, por isso, qualquer grande intervenção precisa respeitar regras de preservação e compatibilidade urbana.

A escolha do ponto, na esquina da Alameda Duque de Caxias com a Rua Oscar Jeniche, reforça a estratégia de posicionamento no coração da cidade, em um trecho com fluxo constante de pessoas e veículos, o que tende a aumentar o impacto comercial da operação.

Aval de órgãos de patrimônio liberou o projeto da megaloja

A instalação da megaloja foi aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (COPE), após avaliação técnica e pareceres favoráveis da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esse conjunto de aprovações é decisivo para empreendimentos em áreas históricas, porque sinaliza que o projeto foi considerado compatível com as exigências de preservação do entorno e que as adequações arquitetônicas previstas atendem aos critérios técnicos avaliados.

Arquitetura estilo enxaimel para respeitar o entorno histórico

Para se adequar ao Centro Histórico de Blumenau, o projeto prevê mudanças arquitetônicas específicas, e a megaloja terá arquitetura estilo enxaimel.

A escolha do enxaimel é central para a proposta, porque conecta o prédio ao visual característico associado à identidade histórica local.

Na prática, isso significa que a megaloja não foi desenhada como uma estrutura neutra, mas como uma unidade pensada para dialogar com as referências arquitetônicas do entorno, justamente por estar em uma área onde a estética urbana também é tratada como patrimônio.

Estrutura de 14 mil metros quadrados e geração de 200 empregos diretos

A megaloja terá 14 mil metros quadrados de estrutura, um porte que a coloca no grupo de unidades de grande escala da rede.

A expectativa é de geração de 200 empregos diretos, ampliando o peso do empreendimento no mercado de trabalho local.

Além do impacto em vagas, uma unidade desse tamanho costuma ampliar a capacidade de atendimento e a variedade de produtos e serviços ao consumidor, o que reforça a disputa por fluxo comercial na região central.

Quinta loja da rede em Blumenau e reforço da presença da Havan

Com a inauguração prevista, a megaloja será a quinta loja da Havan em Blumenau.

Atualmente, o município já conta com quatro lojas da rede em funcionamento, e a nova unidade amplia a presença no território, agora com foco na área central e histórica.

Esse movimento também reposiciona a rede dentro da dinâmica urbana da cidade, ao levar uma estrutura de grande porte para um ponto de visibilidade alta e circulação intensa.

Data de inauguração e andamento das obras

De acordo com a empresa, a abertura da nova megaloja da Havan está prevista para o fim de abril de 2026.

O cronograma, segundo a própria rede, segue dentro do previsto, com a expectativa de a unidade estar concluída e pronta para receber o público até o final de abril de 2026.

Com isso, a megaloja entra em uma fase de expectativa pública crescente, especialmente por se tratar de uma obra em área sensível, com aprovações patrimoniais e promessa de impacto direto no comércio e no emprego.

O que a megaloja pode mudar no comércio do Centro de Blumenau

A chegada de uma megaloja no Centro Histórico de Blumenau tende a mexer na lógica do comércio local por três motivos diretos: localização estratégica, estrutura de grande escala e concentração de serviços e produtos em um único ponto.

Ao mesmo tempo, o fato de ter sido aprovada por COPE, FCC e Iphan indica que o projeto foi desenhado para existir dentro das regras do Centro Histórico de Blumenau, o que reduz o risco de conflito institucional com a preservação, embora o impacto urbano e comercial naturalmente cresça à medida que a inauguração se aproxima.

Você acha que a megaloja da Havan no Centro Histórico de Blumenau vai fortalecer o comércio do Centro ou vai mudar demais a dinâmica da região?

Inscreva-se
Notificar de
guest
157 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Marcia
Marcia
25/01/2026 16:28

Só precisa parar de recorrer dos direitos dos colaboradores e pagar pelos domingos trabalhados. Se a havan é uma família como diz pare de enrolação pague aqueles que tanto fizeram pela sua loja pois sem os colaboradores não teria a havan

Ricardo
Ricardo
24/01/2026 16:22

Eu tenho nome desse velho da Havan

Paulo Alexsandro krepski
Paulo Alexsandro krepski
23/01/2026 22:15

Pra quem ia embora do país se o Lula ganhace ta de parabéns sr.Luciano que Deus abençoe que as lojas Havan cresça muito, mesmo com todo esse tumulto de Política negativa sempre torci e torço para o sr 👍👍👏👏👏👏👏

Ggfghjj
Ggfghjj
Em resposta a  Paulo Alexsandro krepski
25/01/2026 15:41

Lula lado do trabalhador

Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
157
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x