Grupo Caoa vence Hyundai na justiça e trará novos modelos da marca para o mercado automotivo brasileiro

Valdemar Medeiros
por
-
26-07-2021 11:47:47
em Indústria e Construção Civil
Caoa - Hyundai - mercado automotivo - Creta deverá se aproximar do SUV médio Tuscon – Créditos: Divulgação/Hyundai

Em luta constante na justiça desde 2017, o grupo Caoa venceu a Hyundai e há uma possibilidade de chegar novos carros da marca para o mercado automotivo nacional, como o novo Elentra, Tucson e Santa Cruz

A Hyundai e a Caoa brigavam desde o ano de 2017 na justiça pelo direito de produzir veículos da marca sul coreana no mercado automotivo brasileiro. A causa chegou à corte arbitral da Câmara de Comércio Internacional, em Frankurt, na Alemanha. A decisão da corte foi favorável à Caoa e não permite a ação de recurso.

Leia também

Caoa livre para aplicar novos investimentos

O contrato previa uma renovação instantânea por mais 10 anos, entretanto a Hyundai ofereceu uma opção de renovação por dois anos e algumas liminares já garantiam as operações da Hyunda Caoa nos últimos anos.

Sendo assim, a Caoa está totalmente livre para realizar investimentos na produção e importação no mercado automotivo local por mais alguns anos em segurança. Já a Hyundai Motor Brasil, que é controlada pela matriz, seguirá com a produção nacional do Creta e HB20.

Hyundai fica em segundo plano

A Hyundai ficou em segundo plano dentro da Caoa desde que a vencedora ficou à frente da operação da Chery no Brasil. É possível notar que a linha de carros de passeio do mercado automotivo atual é composta pelos iX35 e Tucson, que nos países de fora já possuem uma nova geração sem passar por nenhuma reestilização.

Os dois veículos são montados no Brasil, enquanto o Azera é o único importado, tendo em vista que seu estoque do Santa Fe chegou ao fim. A Caoa ainda monta dois caminhões da marca na planta de Anápolis (GO).

OS carros da marca se tornaram uma realidade distante daquela que a Hyundai vivenciou em meados de 2009, quando a primeira geração do Tucson virou moda, auxiliando a criação de modelos como Santa Fe, Azera e Vera Cruz, grandes cobiçados no país, mas a “grande atenção” talvez tenha sido o i30, que chegou a ser o hatch médio mais vendido do mercado automotivo brasileiro quando o setor era muito relevante.

Novos carros da Hyundai no mercado automotivo nacional

A Caoa e a Hyundai são vinculadas desde o fim da década de 90 e o interesse da empresa sul-coreana seria a possibilidade de explorar o negócio de importação de seus veículos sem um intermediário, chegando até a importar uns carros recentes.

As novidades poderão incluir o novo Elantra, a picape Santa Cruz e a nova geração do Tucson, formalizando a entrada da nova linguagem de design da marca. Vale ressaltar que a Caoa afirmou ainda que não irá se manifestar em relação a decisão da corte arbitral.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe