1. Início
  2. / Acidentes
  3. / Grave acidente com navio guindaste de elevação pesada em porto durante teste de sobrecarga
Tempo de leitura 2 min de leitura

Grave acidente com navio guindaste de elevação pesada em porto durante teste de sobrecarga

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 10/05/2020 às 07:12
Atualizado em 23/07/2023 às 12:04
Acidente Porto Alemanha guindaste
Navio HLC 295000 de carga offshore

O sinistro operacional aconteceu no Porto de Rostock, Alemanha. O gancho do navio guindaste quebrado foi a causa do acidente, segundo autoridades locais

O navio guindaste de elevação pesada HLC 295000 foi severamente danificado após um acidente durante um curso dos testes, no dia 2 de maio de 2020 no porto internacional de Rostock, na Alemanha.

De acordo com o OEM ‘Liebherr’, estão em andamento investigações abrangentes sobre a causa e o curso do acidente.

Durante um teste de sobrecarga do guindaste offshore HLC 295000 da Liebherr-MCCtec Rostock GmbH, ocorreu um acidente grave, resultando em duas pessoas feridas sendo levadas ao hospital para tratamento. Outras dez pessoas foram tratadas por paramédicos no local.
 

Nesta fase das investigações, as autoridades responsáveis ​​e os especialistas concordam por unanimidade que um gancho do guindaste quebrado foi a causa do acidente, disse Liebherr.

As razões exatas pelas quais o gancho não resistiu à carga não são claras nesta fase das investigações.

O design e a fabricação do gancho do guindaste foram adquiridos de um fornecedor externo.

Um erro de projeto ou produção do guindaste Liebherr pode, portanto, ser excluído.

O teste de sobrecarga para o HLC 295000 foi planejado para um cenário de carga de 5.500 toneladas. O elevador deveria ter sido realizado através da elevação de uma barcaça. A realização de um teste de sobrecarga é um procedimento típico para a indústria, pelo qual o guindaste é testado quanto à sua capacidade máxima de elevação.
 

Atualmente, fatos conhecidos indicam que o incidente ocorreu a uma carga de cerca de 2.600 toneladas, causando uma reação em cadeia que levou ao acidente.

No momento, o acidente não afeta as operações diárias do Porto de Rostock. De acordo com estimativas iniciais, o projetivo beira os 7 dígitos em dólares

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos