1. Início
  2. / Cursos
  3. / Graduação ead gratuita sem usar ENEM e sem vestibular abre 650 vagas
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Graduação ead gratuita sem usar ENEM e sem vestibular abre 650 vagas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/03/2024 às 11:27
Graduação ead gratuita sem usar ENEM e sem vestibular abre milhares de vagas na UFSCAR 2024 
Foto: PBSP

A UFSCAR está com centenas de vagas em graduação EAD gratuita sem precisar de ENEM. Confira as vagas e o período de inscrições.

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com o apoio da Secretaria Geral de Educação à Distância, está com inscrições abertas para ingresso nos cursos de graduação EAD gratuita do sistema UAB em 2024. O curso disponível para ingresso é de Licenciatura em Pedagogia.

Quem poderá concorrer às vagas de graduação EAD gratuita da UFSCAR?

No total, são 650 vagas e a seleção para ingresso no segundo semestre de 2024 no curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia será realizada pela Assessoria de Gestão de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso – COVEST/UNEMAT, através da Fundação de apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESPE).

O requisito básico para concorrer a uma das vagas de graduação EAD gratuita UFSCAR é possuir ensino médio completo ou ter concluído o nível médio até a data da matrícula.

Vale destacar que o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, comprometido com a qualidade social da Educação, tem como objetivo formar o Pedagogo para atuar no magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental, magistério da Educação Infantil, magistério da Educação de Jovens e Adultos, Gestão Educacional (Orientação Educacional, Supervisão Educacional, Administração Educacional e Coordenação Pedagógica).

De modo específico, o objeto de trabalho específico do Pedagogo formado na graduação EAD gratuita UFSCAR é voltado para os processos de ensino e de aprendizagem relacionados à Educação Escolar, sendo por isso, a prática pedagógica o componente curricular central que permeia todo o processo de formação, o que não impede que esse profissional esteja apto a atuar também em outros contextos educativos.

Saiba como participar da graduação EAD gratuita da UFSCAR

As inscrições para a graduação EAD gratuita da UFSCAR vão até o dia 4 de abril, devem ser realizadas exclusivamente através do site da UFSCAR e podem ser efetuadas com isenção ou com pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00.

A solicitação de inscrição gratuita pode ser realizada  por pessoas como titular ou dependente no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para efetuar a inscrição é essencial que a pessoa tenha o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). No ato da inscrição, serão solicitados dados como CPF, data de nascimento da pessoa candidata e as demais informaçõs solicitadas, e-mail único e válido, número de telefone celular válido, escolher a modalidade de concorrência, polo ao qual ficará vinculado para a realização de algumas atividades presenciais. Em seguida será necessário anexar a seguinte documentação em formato de PDF:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração do estabelecimento de ensino, informando que a pessoa candidata se encontra;
  • Folha da Carta de Intenção, conforme orientações do item 14.3, disponível no ANEXO XIX do Edital;
  • Matriculada e cursando a última série do Ensino Médio;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Documento Oficial de Identidade – RG, ou a Carteira de Identidade Nacional – CIN;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio.


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈

Processo de seleção da UFSCAR

O processo de seleção para a graduação EAD gratuita será constituído de avaliação da Carta de Intenção da pessoa candidata. Todas as pessoas candidatas inscritas, no ato da inscrição, devem anexar a Folha da Carta de Intenção, que deve ser escrita na forma padrão da Língua Portuguesa de forma objetiva, clara e concisa, conforme orientações disponibilizadas, ser escrita à mão, ter limite mínimo de 8 linhas e limite máximo de 30 linhas, entre outros dados descritos no Edital.

A correção da carta será realizada por banca especializada, constituída de docentes indicados pela COVEST/UNEMAT, cujas identidades serão mantidas em sigilo.

A banca de correção da Carta de Intenção analisará se o texto desenvolvido pela pessoa candidata atende às proposições solicitadas e o grau de domínio demonstrado, em relação às competências e critérios de avaliação descritos no Edital.

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x