1. Início
  2. / Cursos
  3. / Graduação ead gratuita sem usar ENEM e sem vestibular abre 650 vagas
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Graduação ead gratuita sem usar ENEM e sem vestibular abre 650 vagas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/03/2024 às 11:27
Graduação ead gratuita sem usar ENEM e sem vestibular abre milhares de vagas na UFSCAR 2024 
Foto: PBSP

A UFSCAR está com centenas de vagas em graduação EAD gratuita sem precisar de ENEM. Confira as vagas e o período de inscrições.

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com o apoio da Secretaria Geral de Educação à Distância, está com inscrições abertas para ingresso nos cursos de graduação EAD gratuita do sistema UAB em 2024. O curso disponível para ingresso é de Licenciatura em Pedagogia.

Quem poderá concorrer às vagas de graduação EAD gratuita da UFSCAR?

No total, são 650 vagas e a seleção para ingresso no segundo semestre de 2024 no curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia será realizada pela Assessoria de Gestão de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso – COVEST/UNEMAT, através da Fundação de apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESPE).

O requisito básico para concorrer a uma das vagas de graduação EAD gratuita UFSCAR é possuir ensino médio completo ou ter concluído o nível médio até a data da matrícula.

Vale destacar que o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, comprometido com a qualidade social da Educação, tem como objetivo formar o Pedagogo para atuar no magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental, magistério da Educação Infantil, magistério da Educação de Jovens e Adultos, Gestão Educacional (Orientação Educacional, Supervisão Educacional, Administração Educacional e Coordenação Pedagógica).

De modo específico, o objeto de trabalho específico do Pedagogo formado na graduação EAD gratuita UFSCAR é voltado para os processos de ensino e de aprendizagem relacionados à Educação Escolar, sendo por isso, a prática pedagógica o componente curricular central que permeia todo o processo de formação, o que não impede que esse profissional esteja apto a atuar também em outros contextos educativos.

Saiba como participar da graduação EAD gratuita da UFSCAR

As inscrições para a graduação EAD gratuita da UFSCAR vão até o dia 4 de abril, devem ser realizadas exclusivamente através do site da UFSCAR e podem ser efetuadas com isenção ou com pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00.

A solicitação de inscrição gratuita pode ser realizada  por pessoas como titular ou dependente no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para efetuar a inscrição é essencial que a pessoa tenha o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). No ato da inscrição, serão solicitados dados como CPF, data de nascimento da pessoa candidata e as demais informaçõs solicitadas, e-mail único e válido, número de telefone celular válido, escolher a modalidade de concorrência, polo ao qual ficará vinculado para a realização de algumas atividades presenciais. Em seguida será necessário anexar a seguinte documentação em formato de PDF:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração do estabelecimento de ensino, informando que a pessoa candidata se encontra;
  • Folha da Carta de Intenção, conforme orientações do item 14.3, disponível no ANEXO XIX do Edital;
  • Matriculada e cursando a última série do Ensino Médio;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Documento Oficial de Identidade – RG, ou a Carteira de Identidade Nacional – CIN;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio.


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈

Processo de seleção da UFSCAR

O processo de seleção para a graduação EAD gratuita será constituído de avaliação da Carta de Intenção da pessoa candidata. Todas as pessoas candidatas inscritas, no ato da inscrição, devem anexar a Folha da Carta de Intenção, que deve ser escrita na forma padrão da Língua Portuguesa de forma objetiva, clara e concisa, conforme orientações disponibilizadas, ser escrita à mão, ter limite mínimo de 8 linhas e limite máximo de 30 linhas, entre outros dados descritos no Edital.

A correção da carta será realizada por banca especializada, constituída de docentes indicados pela COVEST/UNEMAT, cujas identidades serão mantidas em sigilo.

A banca de correção da Carta de Intenção analisará se o texto desenvolvido pela pessoa candidata atende às proposições solicitadas e o grau de domínio demonstrado, em relação às competências e critérios de avaliação descritos no Edital.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x