Governo investirá R$ 5 bilhões em programa para conectar sistemas isolados da Amazônia ao Sistema Interligado Nacional.
Após governo federal abrir mais de 8 mil vagas em concursos públicos para 2023, o mesmo anunciou a criação do programa de descarbonização Energias da Amazônia, que terá um investimento de R$ 5 bilhões para conectar os sistemas isolados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O objetivo do programa é interligar as localidades isoladas da região da Amazônia ao SIN, construir usinas de energia renovável, capacidade de armazenamento de energia e implementar medidas de eficiência energética.
As ações previstas no programa incluem a instalação de redes de transmissão e distribuição de energia elétrica para interligar os sistemas isolados ao SIN, a construção de usinas para gerar energia de fontes renováveis ou com baixo teor de carbono, como biomassa, biogás e aproveitamento energético de resíduos, e a criação de capacidade de armazenamento de energia.
Além disso, o programa também visa integrar as diferentes localidades isoladas ou remotas, instalar sistemas de gestão inteligente e digital de redes elétricas, implementar projetos de redução de perdas, eficiência energética e resposta à demanda, e importar energia elétrica que reduza as emissões de gases de efeito estufa ou o custo.
-
Brasileiro entra no consórcio sonhando com a casa própria, mas pode passar anos pagando parcela e aluguel ao mesmo tempo; simulação mostra que custo chega a R$ 707 mil após uma década de espera e supera financiamento de R$ 704 mil
-
Land Rover encerra a produção em julho com 371 empregos em risco, enquanto a montadora chinesa avança nas negociações para transformar a fábrica em uma linha de 100 mil veículos por ano a partir de 2027
-
Praga que saiu do México avança nos EUA, ameaça rebanho no menor nível desde 1952 e pode abrir espaço para o Brasil vender mais carne bovina, enquanto o hambúrguer dispara e americanos buscam proteína no exterior
-
MP do Frete avança no Congresso com piso salarial de R$ 5 mil, pagamento antecipado de 70% e multas de até R$ 1 milhão, enquanto agro e indústria alertam para aumento dos custos e insegurança jurídica
Atualmente, mais de 3,1 milhões de pessoas dependem da energia dos sistemas isolados, que são abastecidos por geração a diesel. Com a interligação ao SIN, a energia será gerada por fontes mais baratas e menos poluentes, como hídrica, térmica a gás natural, eólica e solar.
Primeira cidade conectada
A primeira cidade a ser conectada pelo programa foi Parintins, no Amazonas, onde uma termelétrica foi desligada, o que representava o consumo mensal de 4 milhões de litros de óleo diesel. A região Norte do Brasil consome cerca de R$ 12 bilhões por ano para suprir a demanda de energia elétrica dos sistemas isolados da Amazônia.
De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, as 211 unidades isoladas da região Amazônica emitem cerca de 2,3 milhões de toneladas de CO2 anualmente. Com a interligação e adoção de fontes renováveis, espera-se evitar cerca de 1,5 milhão de toneladas de CO2.
Os sistemas isolados da Amazônia Legal estão presentes em seis estados da região Norte, sendo que o estado do Amazonas concentra o maior número, com 97 unidades isoladas. Esses sistemas apresentam altos níveis de perdas, chegando a mais de 70% em algumas localidades.
Fonte: EPBR

Seja o primeiro a reagir!