1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo brasileiro vai lançar programa que promete gerar milhares de empregos nos setores de energia renovável, agricultura sustentável, indústria de baixa emissão e muito mais
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Governo brasileiro vai lançar programa que promete gerar milhares de empregos nos setores de energia renovável, agricultura sustentável, indústria de baixa emissão e muito mais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/09/2021 às 13:15
Atualizado em 19/08/2022 às 05:06
Governo - energia renovável - agricultura - empregos - baixa emissão
Primeiros painéis solares fotovoltaicos instalados no prédio do Ministério da Defesa, em Brasília – Foto: Ministério da Defesa

Com o objetivo de gerar competitividade e reduzir as emissões, o Governo pretende lançar um programa para fomentar a geração de empregos nos setores de energia renovável, ecoturismo, agricultura, saneamento básico e vários outros

O Governo brasileiro lançará o chamado Programa de Crescimento Verde, para a geração de empregos nos setores de energia renovável, indústria de baixa emissão, agricultura sustentável, saneamento básico, ecoturismo e tratamento de resíduos. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mencionou em seu discurso nesta terça-feira (21), na Assembleia-Geral da ONU o desejo do Brasil de fomentar investimentos externos nesses setores.

Leia também

Ministério do Meio ambiente e Economia trabalham juntos na geração de empregos

Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente afirmou à CNN nesta quarta-feira (22) que está trabalhando no projeto de geração de empregos em energia renovável, agricultura e outros setores ao lado de Paulo Guedes, ministro da Economia e afirma que o programa terá seu lançamento no final de outubro.

Leite apresentou em Nova York as linhas gerais do plano para a mudança climática ao representante do presidente dos EUA, John Kerry, ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson e ao presidente da COP26, Alok Sharma.

De acordo com o ministro, Kerry ofereceu assistência técnica para execução do programa do Governo brasileiro, já que a abordagem é semelhante a que tem sido adotada pelo governo dos EUA de investir nos setores produtivos e na atualização da infraestrutura com o objetivo de reduzir emissões de poluentes. Leite aceitou a ajuda e afirmou que ela poderia ter início pelas próprias empresas americanas presentes no Brasil, da agricultura até às montadoras de automóveis.

Governo Federal se pronuncia sobre a geração das novas vagas de emprego

Em seu discurso sobre o programa de empregos nos setores de energia renovável, agricultura e outros na Assembleia, Bolsonaro enfatizou que o futuro dos empregos sustentáveis está no Brasil, citando os seis setores da economia.

De acordo com Joaquim, o presidente acatou de forma literal todos os trechos sugeridos que fossem incluídos no discurso sobre o tema do meio ambiente. O ministro também afirmou que os dados citados pelo presidente estão corretos. A redução de 32% do desmatamento em agosto em relação ao mesmo período do ano passado, foi medida pelo INPE, que fornece os dados de forma oficial mensalmente.

O ministro do Meio Ambiente atribuiu a redução do desmatamento ao aumento da fiscalização. O orçamento dos órgão ambientais subiu para quase meio milhão, o que antes era de R$ 228 milhões. Foram gerados novos 739 empregos para novos fiscais do ICMBio.

Governo brasileiro se pronuncia sobre a expansão no mercado da agricultura sustentável

A afirmação feita por Bolsonaro, de que a agricultura brasileira ocupa 8% do território nacional, vem dos dados oferecidos pela Embrapa, que calcula esse índice em 7,8%, e da Nasa, que relata 7,6%.

De acordo com o ministro, a pecuária ocupa 19%, mas Bolsonaro se voltou apenas à agricultura. Leite, afirmou ter oferecido ao presidente da COP26 as realizações de gestões junto aos países com os quais o Brasil possui uma comunicação melhor do que o Reino Unido, para apresentarem metas mais ambiciosas de redução nas emissões de poluentes. Joaquim Leite afirma que Sharma aceitou a ajuda e que já conversou com autoridades de 27 países e ainda pretende falar com mais 50 antes da conferência em Glasgow.    

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x