1. Início
  2. / Indústria
  3. / Gigante japonesa Mitsui investirá em projeto audacioso de navio que produz hidrogênio a partir de energia captada dos ventos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Gigante japonesa Mitsui investirá em projeto audacioso de navio que produz hidrogênio a partir de energia captada dos ventos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 09/01/2023 às 18:52
Atualizado em 16/01/2023 às 08:55
Japonesa, Hidrogênio, Navio
Foto: Reprodução mol.co.jp

A previsão do lançamento do navio produtor de hidrogênio é para o ano de 2024, sendo parte do projeto Wind Hunter da empresa japonesa

A gigante japonesa Mitsui O.S.K Lines (MOL) vai empreender no ocidente, mais especificamente no Brasil. O projeto da vez é um navio, equipado com diversas velas rígidas, que produzirá hidrogênio. O empreendimento será lançado no ano de 2024 e faz parte do portfólio da empresa que busca aplicações para energia eólica e combustível a partir do hidrogênio.

Os navios utilizados no empreendimento da empresa japonesa vão ser equipados com velas rígidas e dobráveis, utilizadas em navios capazes de absorver energia dos ventos fortes que geram hidrogênio, de acordo com publicação do portal PetroNotícias.

Assim, com toda a tecnologia equipada, o navio não precisaria de abastecimento, sendo ele assistido com uma propulsão a vento juntamente com o hidrogênio produzido.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

CONHEÇA O PRIMEIRO NAVIO DO MUNDO MOVIDO A HIDROGÊNIO

https://youtu.be/F0WphbmBpMQ
Reprodução: YouTube

Mais características do navio de hidrogênio

Além de todo o aparato de velas rígidas, o navio também vai possuir turbinas subaquáticas que vão gerar energia elétrica que seria utilizada para eletrolisar a água do mar e produzir hidrogênio. O armazenamento do hidrogênio será em um tanque na forma de metilciclohexano líquido (MCH).

Se caso os ventos estiverem fracos no momento da navegação, o navio poderia se utilizar do hidrogênio produzido para o abastecimento próprio e continuar navegando. O empreendimento está sendo pensado pela empresa japonesa para que o navio seja 100% autônomo, sem humanos a bordo, sendo controlado com tecnologia digital.

De acordo com a empresa japonesa: “Até 2030, esperamos construir um grande navio cargueiro produtor de hidrogênio com emissão zero. Ainda há muitos desafios a serem resolvidos, mas assumir desafios é o que fazemos na Mitsui O.S.K. Lines, e esta é uma jornada que traçará uma rota direta para o futuro”.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos