Gerdau quer atuar como importadora e comercializadora de gás natural

Flavia Marinho
por
-
08-12-2020 12:31:13
em Petróleo, Óleo e Gás
Gerdau - gás natural - aço

Em 2005, a Gerdau Açominas tornou-se a primeira empresa de Minas Gerais a utilizar gás natural comprimido em sua linha de produção.

Foi aprovado no dia 03 de dezembro, pelo conselho de administração da Gerdau, a convocação de assembleia geral extraordinária (AGE) para 18 de dezembro em que os acionistas vão avaliar mudança no objeto social da empresa para incluir “atividades relacionadas à comercialização e importação de gás natural e outras atividades correlatas”.

Leia também

O artigo 2º do Estatuto Social da Gerdau institui que a companhia atua apenas em duas frentes: a) participação no capital de sociedades com atividades de indústria e comércio de produtos siderúrgicos e ou metalúrgicos; e b) exploração da indústria e do comércio de produtos siderúrgicos em geral.

Gerdau quer alterar este artigo, a fim de incluir também a importação e comercialização de gás natural. Se os acionistas aprovarem, a empresa deixaria de adquirir gás natural apenas para consumo próprio, em suas usinas, e poderia, no limite, vendê-lo ao mercado.

A ampliação do objeto social da Gerdau foi discutida pelo conselho de administração, que aprovou a submissão da proposta à assembleia de acionistas.

Trajetória Gerdau no uso do gás natural

A Gerdau já mantém um longo histórico de uso de gás natural em suas plantas. Em 2005, por exemplo, a Gerdau Açominas tornou-se a primeira empresa de Minas Gerais a utilizar gás natural comprimido em sua linha de produção.

Além disso, três meses atrás, três unidades da companhia foram autorizadas pelo Ministério de Minas e Energia a importar gás natural da Bolívia. A Gerdau Aços Longos recebeu aval para comprar 169 mil metros cúbicos por dia do combustível. A Gerdau Aços Especiais, 140 mil metros cúbicos/dia; e a Gerdau Açominas, mais 210 mil metros cúbicos diários.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.