Gás natural processado no Comperj terá Ponto de Recebimento em Guapimirim, no Rio de Janeiro, no gasoduto Gasduc III e obras devem durar 1 ano.
A UPGN do Comperj continua gerando obras pelo Rio de Janeiro, pouco mais de um mês depois de anunciar que irá investir 900 milhões de reais nos próximos cinco anos, a Nova Transportadora Sudeste (NTS) recebeu a autorização da ANP para construir o ponto de recebimento de gás natural PR Guapimirim (RJ), no gasoduto Gasduc III, com capacidade para 18,2 milhões de m³/dia.
A NTS não divulgou quantas vagas de emprego serão geradas com as obras, mas informou que as mesmas deverão durar cerca de uma ano no município de Guapimirim na baixada fluminense.
- Volkswagen Virtus 2025 Comfortline: o melhor sedan compacto com motor 1.0 turbo no Brasil! Confira preços e cores
- Nova construção de aeroporto para revolucionar o transporte aéreo, impulsionar o comércio e turismo, e criar milhares de empregos
- Atenção, a partir desse ano, mudanças na Legislação de Trânsito 2024 afetam motoristas em todo o país
- Caça reabastecedor furtivo: A NOVA ERA para a defesa aérea dos EUA coloca o país na vanguarda novamente
O PR (Ponto de Recebimento) de Guapimirim receberá o gás processado na UPGN do Comperj, em está em construção pela Petrobras e Kerui Metodo, que vai tratar a produção do pré-sal, escoada pelo Rota 3 (incluindo gás de campos da cessão onerosa).
A Petrobras ainda detém 10% de participação na NTS que é controlada por um fundo de investimentos com participações ainda da Brookfield (82,35%), e da Itaúsa (7,65%). A estatal brasileira já avisou que pretende aos poucos sair do mercado de transporte e distribuição de combustíveis.
A responsável pelas obras
A empresa se prepara para a expansão futura da malha e atração de novos clientes além da Petrobras, hoje a NTS é responsável por uma malha de mais de 2000 mil Km de gasodutos que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Brasil-Bolívia, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.
Os gasodutos da NTS conectam a região mais industrializada do Brasil e distribuem 158,2 milhões m³ de gás por dia e seu controle foi vendido pela Petrobras, por mais de 5 bilhões de dólares, para a Brookfield, em abril de 2017.
Leia também ! Sete Brasil aceita proposta e obras das sondas do Brasfels e Jurong serão retomadas !