1. Início
  2. /
  3. / Sete Brasil aceita proposta e obras das sondas do Brasfels e Jurong serão retomadas
Tempo de leitura 2 min de leitura

Sete Brasil aceita proposta e obras das sondas do Brasfels e Jurong serão retomadas

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 05/10/2019 às 15:09
Atualizado em 06/10/2019 às 18:48

Sem categoria

Sete Brasil aprova venda das sondas
Sete Brasil aprova proposta de empresa britânica

Proposta estava em análise pelos credores da Sete Brasil, que aprovaram a venda das sondas para a britânica Magni Partners

Após intenso período de análise, os credores da Sete Brasil aprovaram a proposta da Magni Partners de aquisição das quatro sondas que estão com as obras paralisadas nos estaleiros Brasfels, em Angra dos Reis (RJ) e Jurong, em Aracruz (ES).
Vale lembrar que a proposta da empresa britânica era 54% inferior ao valor de avaliação da Sete Brasil, o que demandou um prazo maior de análise dos credores, visto que por estar em recuperação judicial, a proposta precisava do crivo destes em assembléia.

A Sete Brasil estipulou um valor minimo de US$ 554 milhões pelas quatro sondas, sendo que as Semissubmersíveis Urca e Frade estão no Brasfels e os navios-sonda arpoador e Guarapari estão no estaleiro Jurong.

A proposta da britânica Magni Partners foi de US$ 250 milhões nas quatro unidades e venceu a sua única concorrente no certame, o próprio estaleiro Brasfels, controlado pela Keppels, que fez proposta somente por duas sondas, as que estão sob sua construção, US$ 35 milhões para a Urca e US$ 15 milhões para a Frade. Durante as negociações os credores conseguiram que a Magni Partners aumentasse a proposta para US$ 296 milhões em troca de melhores condições com os estaleiros construtores.

Comenta-se que a Magni terminará as sondas e depois as venderá confiando no contrato de afretamento de 10 anos com a Petrobras a uma taxa diária de US$ 299 mil (cada). A Etesco foi a operadora escolhida para operar as sondas.
A venda das unidades representa um pequeno alívio para os caixas da Sete Brasil, visto que as dívidas da companhia estão em cerca de R$ 18 bilhões.

A derrocada

A venda das plataformas fazem parte do processo de recuperação judicial da companhia e os credores da Sete Brasil participantes do processo são ao todo 22, incluindo os estaleiros Keppel fels (Brasfels) e Jurong, ou seja, 12 acionaistas (BTG Pactual, Luce, EIG Global Energy Partners, Lakeshore, Previ, Petros, Funcef, Valia e FI-FGTS, Santander, Bradesco e Petrobras), cinco bancos e mais cinco estaleiros.

A Sete Brasil foi criada em 2010 para explorar o petróleo do pré-sal descoberto anos antes. Tendo em vista a alta demanda por perfurações a empresa contratou com estaleiros nacionais 29 sondas, sendo 28 para atender contratos com a Petrobras, com investimentos estimados em US$ 26,4 bilhões.
A partir de 2015 com a queda do preço do petróleo e as consequências das investigações da operação Lava Jato os contratos foram paralisados, os financiamentos interrompidos e as obras paralisadas nos estaleiros causando imenso impacto econômico e social.

Leia também ! Setor de Petróleo tem mais um importante negócio, Subsea 7 compra 4Subsea !

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos