Conheça a história de Rafael, de 11 anos, que desenvolveu uma fórmula matemática original — a “Fórmula de Kessler” — valida por professores da UnB.
Aos 11 anos, o garoto Rafael Kessler Ferreira criou uma fórmula matemática inédita, validada por professores da Universidade de Brasília (UnB).
Ele gerou a expressão durante um treinamento para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), com base em uma tarefa de contar palitos que formam quadrados — e o resultado surpreendeu até matemáticos experientes.
A descoberta, agora chamada de Fórmula de Kessler, está em processo de avaliação para publicação científica.
-
Ele achou que uma casa compacta sobre rodas resolveria o problema do aluguel, gastou as economias da vida toda para a construção, instalou energia solar e banheiro seco, mas acabou enfrentando ordem de demolição em uma das regiões mais caras da Austrália
-
Pressionada por 83,9 mil moradias em falta, Curitiba pode criar aluguel social com casa pública, valor reduzido ou gratuito e prioridade para idosos, mulheres vítimas de violência e população de rua
-
Abandonado por anos no Centro de Vitória, antigo prédio da Caixa sofreu furtos, deterioração e até queda de marquise, mas agora será transformado em 44 moradias populares com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e obras financiadas pelo Minha Casa, Minha Vida
-
O Brasil pode ter milhões de crianças superdotadas escondidas nas salas de aula, mas apenas 56 mil foram identificadas oficialmente, e agora o país criou o primeiro cadastro nacional para encontrar esses talentos antes que eles desapareçam no sistema
A gênese da Fórmula de Kessler
Tudo começou com um exercício aparentemente simples da OBMEP de 2022: Rafael deveria contar quantos palitos formam quadrados em uma formação crescente.
Ele então percebeu que podia generalizar esse padrão para retângulos — não apenas quadrados — o que levou à criação da equação:
[(x² + x) + (y² + y)] – (y – x)².
A ideia, segundo a mãe do garoto, Robertha Munique Ferreira, era de progressão infinita: “cada vez que aumentar a quantidade de quadrados, eu vou precisar contar tudo isso?” explicou Rafael à mãe.
Quando o pai perguntou se isso funcionaria para retângulos, Rafael validou mentalmente a ideia — e então nasceu a Fórmula de Kessler.
Validação por especialistas da UnB
Preocupados com a originalidade da descoberta, os pais de Rafael recorreram a especialistas da UnB.
Lá, ele passou por uma sabatina com professores doutores, Igor Lima e Rui Seimetz, do Departamento de Matemática.
“O que podemos fazer como especialistas é verificar se a expressão está correta e se tem relevância”, afirma o professor Igor.
Já Rui declarou estar impressionado com a capacidade de Rafael para identificar padrões e raciocinar de forma criativa, apesar da pouca idade.
A Fórmula de Kessler foi submetida à Revista Professor de Matemática (RPM) para avaliação científica.
Além disso, Rafael foi homenageado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com uma Moção de Louvor, que reconhece oficialmente esse feito impressionante.
Perfil de Rafael: mais do que fórmulas
Rafael não é apenas talentoso em matemática. Diagnosticado com altas habilidades, superdotação e autismo, ele já domina linguagens de programação — como Python — e faz cálculos em nível universitário.
Desde criança, ele demonstra curiosidade intensa: aprendeu a ler em português e inglês por conta própria, criou linguagens próprias e até nomeia números infinitos com latim e inglês.
Segundo sua mãe, “não é uma imposição, é curiosidade” — uma busca natural pelo conhecimento.
Para os professores da UnB, a fórmula de Rafael não é apenas uma curiosidade: ela pode ter aplicações práticas, como no cálculo de quantos azulejos seriam necessários para revestir paredes retangulares, por exemplo.
Mais ainda, seu feito inspira outras crianças com altos potenciais. Como disse o professor Lima, “Se você mostrar esse raciocínio para outra pessoa superdotada ou para alguém com formação na área, eles podem afirmar que conseguem acompanhar o raciocínio. Criar uma fórmula ampla como ele fez é difícil até para alguns alunos da graduação”
A mãe de Rafael vê ainda um chamado social: ““Eu trabalho há 20 anos em sala de aula e nunca vi um cérebro como o do Rafael. Crianças com altas habilidades são invisibilizadas na escola brasileira”
A criação da fórmula matemática por Rafael, aos 11 anos, mostra que talento precoce aliado à curiosidade pode gerar contribuições reais à ciência.
Validada por especialistas, reconhecida institucionalmente e submetida à publicação científica, a Fórmula de Kessler é um marco pessoal, familiar e social — e sinaliza a importância de apoiar jovens gênios para que continuem desenhando novas equações no mundo.
Fonte: Terra

No Burril qualquer coisa é inédita mesmo, a fórmula correta é 2mn+m+n (2xy+x+y). O garoto só maquiou a expressão, que é a mesma da expressão acima. Não tem descoberta nenhuma, nada de relevante ou inédito, essa resposta e essa fórmula já existe a centenas de anos, mas no país dos retardados, onde ninguém sabe nem o que é matemática, fica fácil enganar mesmo kkkkkkkkk. Patético pra dizer o mínimo
Pelo visto, além do “burril” não saber matemática, também não se sabe português e/ou interpretação. Que resposta mal educada e de muitíssimo mau tom, não sou nenhuma mestre de matemática ou coisa do tipo, mas você sequer explica o que é esse “m” e “n” que surgiu na sua expressão relatada. Sequer elogiar o feitio do garoto, apenas uma crítica vazia e a ânsia de aparecer e se demonstrar melhor que os outros.
Procure se educar antes de se digitalizar e comentar bobagens como essa, cheias de cinismo.