O clássico Fusca da Volkswagen, que foi clonado pela fabricante chinesa Great Wall Motors, pode ser uma das novidades do mercado brasileiro de 2022
Como uma releitura modernizada do famoso Fusca, o ORA Punk Cat é um dos elétricos que a Great Wall Motors registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O fusca elétrico da fabricante chinesa, que claramente, tem inspiração no clássico modelo da Volkswagen atraiu olhares dentro e fora da China, onde há o maior mercado de elétricos do mundo.
Leia outras notícias relacionadas
Fabricante chinesa toma iniciativa de criar fusca elétrico e pode lançar no Brasil ano que vem
Conhecido como Beetle Käfer ou simplesmente só Fusca, o modelo nunca foi muito conhecido na República Popular, e atraiu a atenção de todo o mundo por ser uma releitura interessante do sedã que deixou de ser produzido recentemente, mas já em sua terceira geração.
Sem um novo Fusca elétrico previsto pela Volkswagen, a fabricante chinesa pode ter ganhado motivação para fazer com suas próprias mãos, algo que até mesmo o bilionário Elon Musk chegou a comentar uma vez, entretanto se tratando de um modelo elétrico que trouxesse a Kombi de volta.
- Na faixa dos R$ 45 mil, Fiat Grand Siena faz quase 13 km/l e se consolida como um dos veículos mais vendidos do Brasil
- Toyota revela novo mini SUV mais barato que promete abalar o mercado, substituir o Yaris Cross, conquistar o coração dos brasileiros e vender que nem água
- Sedan e hatch, popular e inquebrável: novo Honda City 2025 é o carro japonês que promete dominar o Brasil
- Investimentos bilionários da China para pulverizar carros baratos no mundo: construção do segundo navio gigante da BYD está pronta e promete transportar 7,5 mil carros de uma só vez
Por enquanto, pelo menos isso a Volkswagen fará, mas o companheiro de longa data da marca ficou no limbo. Agora, com o fusca elétrico, o conceito de estilo do Volkswagen retorna numa carroceria grande e com quatro portas.
Novo fusca elétrico da fabricante chinesa foge do minimalismo
Embora ainda tenha coisas estranhas, principalmente os faróis dianteiros trocados pelas lanternas traseiras de Fusca 1500, o Fusca elétrico da fabricante chinesa, quando está de lado, sem dúvidas é o alemão renascido.
No conceito do Punk Cat, contudo, um interior que foge do minimalismo e elegância do Volkswagen, apresenta um ambiente voltado ao luxo, o que de certa forma remete ao início da carreira do modelo, onde apenas pessoas com ótimas condições conseguiam compra-lo.
Até então, tirando a proposta de “Panamera” da Ora, o fusca elétrico parece topo de linha de uma gama mais coesa em estilo, ainda que o trio R1/R2/R3 lembre modelos como Soul, Twingo e algo perto de um Porsche. Por aqui, o fusca elétrico da fabricante chinesa teria um papel de marketing, por conta da semelhança, caso não tenha empasses com a Volkswagen.
A Great Wall Motors anunciou que trará ao mercado nacional carros elétricos e híbridos, mas até então, o que resta é aguardar para ver como o fusca elétrico se comporta no mercado chinês.
GWM investirá R$ 4 bilhões em fábrica no Brasil
De acordo com o diretor de relações governamentais e externas da GWM, Pedro Betancourt, a companhia é baseada na inovação constante, e em território nacional isso não mudará.
A empresa planeja investir R$ 4 bilhões para que a produção na fábrica de Iracemápolis consiga expandir sua produção para até 100 mil veículos por ano. Entretanto, no mercado nacional, os modelos da fabricante chinesa chegam no primeiro semestre de 2022 como importados, mas a produção própria deve ter início apenas em 2023.
Isso se deve porque a empresa adquiriu apenas ativos fixos e não licenças de funcionamento, sistemas de faturamento e habilitações já existentes, fazendo com que seja necessário que tudo comece do zero.