A operação remota de inspeção offshore garantiu os dados necessários para o andamento do projeto da operadora holandesa. A Fugro utilizou a plataforma Blue Essence USV para tornar a atividade com a TAQA Holanda ainda mais otimizada.
A companhia multinacional Fugro anunciou grandes resultados em suas operações neste fim de janeiro. Ela anunciou o encerramento da sua primeira operação remota de inspeção offshore de integridade no Mar do Norte. A atividade foi realizada para a operadora TAQA Holanda e contou com a ajuda da plataforma remota Blue Essence USV para garantir a qualidade dos processos.
Veja o Blue Essence USV da Fugro em ação
Operação remota de inspeção offshore de integridade da Fugro para a TAQA Holandesa foi finalizada com sucesso na região do Mar do Norte
Os avanços no controle remoto de embarcações de apoio offshore para operações de grande dificuldade estão gerando resultados positivos no cenário internacional.
A companhia Fugro anunciou a finalização da sua primeira operação remota de inspeção de integridade offshore na região do Mar do Norte.
- Petrobras lança edital para plataformas FPSO’s para atender uma das maiores regiões petrolíferas do Brasil: Sergipe Águas Profundas SEAP-I e SEAP-II
- Desabamento mortal no terminal da Transpetro: Descubra o erro crítico que tirou a vida de dois trabalhadores e deixou um ferido em Angra dos Reis
- Oportunidades Vibrantes no Mercado de Gás Natural para 2025: Visões da Naturgy
- Petrobras anuncia que vai vender um de seus campos de petróleo, o primeiro desde que nova presidente assumiu a estatal
A operação foi realizada para a operadora holandesa TAQA Holanda, garantindo todos os dados necessários para a segurança da campanha da empresa.
As inspeções foram realizadas usando a plataforma de superfície não tripulada Fugro Orca Blue Essence (USV), com o veículo elétrico operado remotamente Blue Volta (eROV).
O projeto envolveu a inspeção de duas plataformas e mais de 40 quilômetros de oleoduto em um dos pontos mais movimentados do Mar do Norte.
Segundo a companhia Fugro, a operação garantiu a inspeção da mobilidade no fundo do mar, a profundidade dos dutos e medições de proteção catódica na área.
Dessa forma, a utilização da plataforma remota de inspeção offshore Blue Essence USV garantiu à TAQA Holanda a integridade de seus ativos.
Gordon Kennedy, Diretor Regional de Integridade de Ativos Marítimos da Fugro, disse: “Estou muito orgulhoso da colaboração bem-sucedida com a TAQA e as autoridades holandesas que tornaram possível realizar esta pesquisa”.
“A Fugro está empenhada em desenvolver novas tecnologias remotas e autônomas que irão acelerar a transição para inspeções mais seguras e limpas e aquisição de dados geográficos mais eficiente”, completou.
O especialista finalizou destacando a utilização do Blue Essence USV como uma das grandes apostas para o futuro do mercado de apoio offshore no cenário global.
Dados adquiridos pela operação de inspeção offshore com o Blue Essence USV foram acessados em tempo real pela companhia e pela TAQA Holanda
Segundo as companhias, durante as operações, o Blue Essence USV e o Blue Volta eROV foram controlados remotamente via link de satélite por operacionais nos centros de operações remotas (ROC) da Fugro na Holanda e em Aberdeen.
Os dados recolhidos na operação foram acessados em tempo real pelas empresas, permitindo um maior controle sobre a integridade dos ativos da TAQA Holanda.
Além disso, a inspeção de integridade sem tripulação dos ativos offshore e oleodutos da TAQA no Mar do Norte holandês resultou em 95% menos emissões de CO₂.
Ela precisou de apenas 5% da quantidade de combustível usual, permitindo assim uma minimização das emissões do gás poluente.
René Zwanepol, Country Manager da TAQA Holanda, destacou a satisfação da empresa com o sucesso da operação offshore.
Ele disse ainda que esse é definitivamente o caminho a seguir para futuras campanhas. A abordagem inovadora poderá garantir o sucesso de várias campanhas de inspeção futuras.
Com a utilização do Blue Essence USV, a Fugro poderá expandir a qualidade da operação para a TAQA Holandesa para diversas outras empresas do setor offshore.