São Paulo já conta com 930 ônibus elétricos em circulação, que economizaram R$ 208 milhões em diesel e evitaram a emissão de mais de 80 mil toneladas de CO2 por ano.
A capital paulista, dona da maior frota de veículos de energia limpa do Brasil, já sente os impactos positivos da eletrificação do transporte público. Com 930 ônibus elétricos em operação, São Paulo deixou de consumir 34 milhões de litros de diesel em um ano, conforme noticiado pelo CanalVE nesta segunda-feira, 15/09.
Segundo dados da Petrobras, com base no preço médio do diesel de R$ 6,14 por litro, a economia ultrapassa R$ 208,7 milhões para os cofres públicos. Esse valor representa não apenas alívio financeiro, mas também uma estratégia de sustentabilidade no transporte coletivo.
Redução significativa de poluentes no ar
Além da economia em combustível, os ônibus elétricos de São Paulo têm papel essencial na melhoria da qualidade do ar. De acordo com a SPTrans, o uso da frota atual evita a emissão de 80.910 toneladas de CO2 por ano.
-
Feito inédito na Índia: uma colossal escavadeira de 650 toneladas e quase 3.000 cv é transformada em 100% elétrica em feito marca nova fase da mineração pesada
-
Assustada com a rapidez das fabricantes chinesas, a Renault decidiu copiar o ritmo, fez o novo Twingo elétrico em apenas 21 meses, quer repetir a façanha em 36 modelos até 2030 e, no caminho, vai cortar até 2.400 postos de engenharia
-
Bateria chinesa da Dongfeng promete passar dos 1.000 km sem depender de eletrólito líquido, e o detalhe por trás da tecnologia pode mudar a disputa dos carros elétricos
-
O fim da era da combustão automotiva já começou, mas muitos no Brasil ainda não perceberam o tamanho da virada dos carros elétricos chineses
Os cálculos mostram que cada ônibus elétrico reduz anualmente 87 toneladas de CO2, 0,21 tonelada de óxidos de nitrogênio (NOx) e 0,002 toneladas de material particulado. Ao multiplicar os números pelos 930 veículos em operação, chega-se ao impacto ambiental positivo que já beneficia milhões de paulistanos.
Frota elétrica em expansão e metas para o futuro
Atualmente, dos 13.300 coletivos da cidade, 6,3% são elétricos, entre eles 729 movidos a bateria e 201 trólebus. Esses veículos operam em mais de 220 linhas, transportando diariamente 1,69 milhão de passageiros.
Os primeiros ônibus elétricos foram entregues em 2017, com produção nacional. Agora, o Programa de Metas da Prefeitura prevê a substituição de 2.200 veículos a diesel até 2028. A meta inicial era atingir 20% da frota até 2024, mas foi adiada. Mesmo assim, o avanço da eletrificação demonstra que a cidade segue comprometida com o futuro sustentável do transporte urbano.
Para especialistas em mobilidade, o investimento em ônibus elétricos em São Paulo vai além da economia e da redução de poluentes. Ele fortalece a indústria nacional, amplia a inovação tecnológica e posiciona a capital como referência em transporte limpo na América Latina.
Com uma frota crescente, São Paulo mostra que a transição energética no transporte público é possível, ainda que os desafios de infraestrutura e custos de implantação sigam no centro do debate.

Seja o primeiro a reagir!