Ferrovia que liga o Mato Grosso do Sul ao Paraná, a Nova Ferroeste avança em projeto

Roberta Souza
por
-
23-03-2021 17:42:17
em Logística e Transporte
Ferrovia, Mato Grosso do Sul, Paraná Ferrovia/ Fonte: reprodução – Via Google

O novo trecho da ferrovia, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul a Paranaguá, no Paraná, terá uma malha de 1.285 quilômetros de extensão

O Paraná e Mato Grosso do Sul deram mais um passo importante na consolidação do projeto da ferrovia Nova Ferroeste, que ligará Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), também conhecido como Corredor Oeste de Exportação. A equipe técnica dos dois governos apresentaram nesta segunda-feira (22) um estudo preliminar sobre demanda, que é considerado um fator fundamental para a atração de investidores. Um dos destaques é que a obra deve reduzir os custos de exportação em 27%.

O projeto da ferrovia

O projeto visa realizar o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do Brasil, e unir os dois principais polos de exportação do agronegócio brasileiro. Apenas a rede paulista terá maior capacidade.

Carlos Roberto Massa Júnior, mais conhecido como Ratinho Júnior, atual governador do estado do Paraná, diz que o potencial desse eixo é enorme, que com os investimentos que tem feito nos portos e na implantação de ferrovias, eles vão dar mais condições para o setor produtivo no Brasil.

As obras da ferrovia do Mato Grosso do Sul ao Paraná

O comprimento total da nova malha da ferrovia é de 1.285 quilômetros. O pacote inclui a construção de uma ferrovia entre Maracaju e Cascavel. Uma nova rota entre Guarapuava e Paranaguá; um ramal de transporte multimodal ligando Cascavel a Foz do Iguaçu; a revitalização entre Cascavel e Guarapuava.

Os técnicos responsáveis ​​pelas obras da ferrovia acreditam que a construção terá um grande impacto na logística nacional, reduzindo custos e ampliando a capacidade de exportação. Indiretamente abrange 925 cidades em três países. O Brasil tem 773, o Paraguai tem 114 e a Argentina tem 38. No Brasil, atinge diretamente 425 municípios dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, totalizando aproximadamente 9 milhões de pessoas. A região é responsável por 3% do produto interno bruto (PIB) do Brasil.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos