O novo trecho da ferrovia, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul a Paranaguá, no Paraná, terá uma malha de 1.285 quilômetros de extensão
O Paraná e Mato Grosso do Sul deram mais um passo importante na consolidação do projeto da ferrovia Nova Ferroeste, que ligará Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), também conhecido como Corredor Oeste de Exportação. A equipe técnica dos dois governos apresentaram nesta segunda-feira (22) um estudo preliminar sobre demanda, que é considerado um fator fundamental para a atração de investidores. Um dos destaques é que a obra deve reduzir os custos de exportação em 27%.
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O projeto da ferrovia
O projeto visa realizar o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do Brasil, e unir os dois principais polos de exportação do agronegócio brasileiro. Apenas a rede paulista terá maior capacidade.
Carlos Roberto Massa Júnior, mais conhecido como Ratinho Júnior, atual governador do estado do Paraná, diz que o potencial desse eixo é enorme, que com os investimentos que tem feito nos portos e na implantação de ferrovias, eles vão dar mais condições para o setor produtivo no Brasil.
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As obras da ferrovia do Mato Grosso do Sul ao Paraná
O comprimento total da nova malha da ferrovia é de 1.285 quilômetros. O pacote inclui a construção de uma ferrovia entre Maracaju e Cascavel. Uma nova rota entre Guarapuava e Paranaguá; um ramal de transporte multimodal ligando Cascavel a Foz do Iguaçu; a revitalização entre Cascavel e Guarapuava.
Os técnicos responsáveis pelas obras da ferrovia acreditam que a construção terá um grande impacto na logística nacional, reduzindo custos e ampliando a capacidade de exportação. Indiretamente abrange 925 cidades em três países. O Brasil tem 773, o Paraguai tem 114 e a Argentina tem 38. No Brasil, atinge diretamente 425 municípios dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, totalizando aproximadamente 9 milhões de pessoas. A região é responsável por 3% do produto interno bruto (PIB) do Brasil.