Já considerado concorrente da linhagem Tesla Semi, o Homtruck da fabricante Geely promete trazer uma experiência diferenciada, tanto em estética quanto em tecnologia acoplada ao mais novo caminhão elétrico do mercado
A Geely anunciou esta semana a nova linhagem de caminhões elétricos. O modelo batizado de Homtruck, está sendo produzido pela Farizon Auto, que finalmente tornou pública a sua nova geração de semirreboques inteligentes, movidos a bateria. Em promessa, a Geely informou que o modelo Homtruck será um dos veículos mais tecnológicos movidos a energia limpa do mercado e a previsão é de que a produção e as entregas do Geely Homtruck comecem no início de 2024. Já é possível dizer que o Homtruck será um grande rival da linhagem Tesla Semi.
Leia também
Arquitetura modular do caminhão elétrico Homtruck promete grande autonomia e conforto
A arquitetura do caminhão elétrico da Geely possui diversas opções de trem de força, extensor de alcance, híbrido a metanol e totalmente elétrico, além da opção de troca de bateria, que permitirá que o Homtruck possa ser recarregado nos postos de serviço que houverem nas rodovias, em poucos minutos.
Mesmo que ainda não tenha sido divulgada a ficha técnica, a Geely deu pouquíssimos detalhes a respeito de seu novo caminhão elétrico, tais como os avanços em trens de força sustentáveis, alto sistema de eficiência voltada à segurança do motorista e também dos pedestres.
- Crise entre EUA e China: BYD enfrenta possível expulsão dos Estados Unidos enquanto carros chineses são rejeitados pelos americanos em uma disputa que pode transformar o mercado automotivo global!
- Nova Yamaha RX 180 2025: A volta triunfante de uma lenda das estradas!
- CUIDADO, mais de 2 mil km de rodovias serão privatizadas com pedágio eletrônico free flow e quem não pagar pode acumular uns ‘pontinhos’ na carteira!
- Adeus, carros a combustão? Conheça os 5 carros híbridos mais baratos do Brasil: economia e tecnologia a seu alcance!
Os engenheiros da Farizon Auto desenvolveram diversos estudos, sobre as necessidades dos condutores independentes de veículos comerciais e de operadores de frotas, e a partir disso, criaram e aperfeiçoaram soluções de hardware e software que servirão para proporcionar maior eficiência na frota.
Logística do Homtruck é diferente de tudo que existe no mercado automotivo
O caminhão elétrico é capaz de se conectar às plataformas de armazenamento de dados da rede de logística, como forma de auxiliar os motoristas a obter os pedidos otimizados em tempo real, fazer a análise e o rastreamento de entregas, além de calcular os custos operacionais durante as rotas realizadas.
Cada sensor instalado no caminhão elétrico é utilizado para realizar análises de dados de tráfego em tempo real e também receber recomendações das melhores rotas.
Segundo a Geely, o Homtruck será plenamente capaz de gerenciar funções de direção autônoma nível 4, chamada “mãos livres”, tudo isso graças aos sensores e radar ultrassônico, além da conexão 5G e V2X.
Uma curiosidade é que o nome do veículo sugere um semirreboque para que o motorista se sinta em casa. a especulação no momento é que o espaço dentro do Homtruck é articulado para trabalhar, descansar e também ter entretenimento, satisfazendo as necessidades essenciais do condutor e demais passageiros.
Interior do veículo
Se tratando da parte interna do caminhão elétrico da Geely, possui uma área de convivência, como uma sala de estar e um banheiro com ducha e WC, uma cama individual, cozinha com frigobar, máquina de café e demais utensílios, além de uma pequena máquina de lavar.
O Homtruck possui assentos com design ergonômico na área de condução e um assistente inteligente de IA acoplado a câmeras de alta definição em 360°, que dão suporte ao motorista sobre possíveis riscos que possam ocorrer na parte externa do veículo, ele estando ou não em movimento.
Pode-se dizer que o mais novo concorrente da Tesla Semi possui um ambiente agradável e confortável, proporcionando uma experiência diferenciada. Além disso, o interior do veículo é todo inspirado nas florestas de bambu chinesas, com tecidos e materiais suaves e recicláveis.