Fabricante Geely anuncia sua nova linha de caminhões elétricos para rivalizar com o Tesla Semi

Valdemar Medeiros
por
-
14-11-2021 13:59:10
em Automotivo, Veículos Elétricos
Caminhão - caminhões elétricos - Tesla - Tesla Semi -Geely Caminhão elétrico – Grupo Geely/Divulgação

Já considerado concorrente da linhagem Tesla Semi, o Homtruck da fabricante Geely promete trazer uma experiência diferenciada, tanto em estética quanto em tecnologia acoplada ao mais novo caminhão elétrico do mercado    

A Geely anunciou esta semana a nova linhagem de caminhões elétricos. O modelo batizado de Homtruck, está sendo produzido pela Farizon Auto, que finalmente tornou pública a sua nova geração de semirreboques inteligentes, movidos a bateria. Em promessa, a Geely informou que o modelo Homtruck será um dos veículos mais tecnológicos movidos a energia limpa do mercado e a previsão é de que a produção e as entregas do Geely Homtruck comecem no início de 2024. Já é possível dizer que o Homtruck será um grande rival da linhagem Tesla Semi.

Leia também

Arquitetura modular do caminhão elétrico Homtruck promete grande autonomia e conforto

O veículo comercial definitivo – HOMTRUCK da Geely da Farizon Auto – créditos: Reprodução/Youtube

A arquitetura do caminhão elétrico da Geely possui diversas opções de trem de força, extensor de alcance, híbrido a metanol e totalmente elétrico, além da opção de troca de bateria, que permitirá que o Homtruck possa ser recarregado nos postos de serviço que houverem nas rodovias, em poucos minutos.

Mesmo que ainda não tenha sido divulgada a ficha técnica, a Geely deu pouquíssimos detalhes a respeito de seu novo caminhão elétrico, tais como os avanços em trens de força sustentáveis, alto sistema de eficiência voltada à segurança do motorista e também dos pedestres.

Os engenheiros da Farizon Auto desenvolveram diversos estudos, sobre as necessidades dos condutores independentes de veículos comerciais e de operadores de frotas, e a partir disso, criaram e aperfeiçoaram soluções de hardware e software que servirão para proporcionar maior eficiência na frota.

Logística do Homtruck é diferente de tudo que existe no mercado automotivo

O caminhão elétrico é capaz de se conectar às plataformas de armazenamento de dados da rede de logística, como forma de auxiliar os motoristas a obter os pedidos otimizados em tempo real, fazer a análise e o rastreamento de entregas, além de calcular os custos operacionais durante as rotas realizadas.

Cada sensor instalado no caminhão elétrico é utilizado para realizar análises de dados de tráfego em tempo real e também receber recomendações das melhores rotas.

Segundo a Geely, o Homtruck será plenamente capaz de gerenciar funções de direção autônoma nível 4, chamada “mãos livres”, tudo isso graças aos sensores e radar ultrassônico, além da conexão 5G e V2X.

Uma curiosidade é que o nome do veículo sugere um semirreboque para que o motorista se sinta em casa. a especulação no momento é que o espaço dentro do Homtruck é articulado para trabalhar, descansar e também ter entretenimento, satisfazendo as necessidades essenciais do condutor e demais passageiros.

Interior do veículo

Se tratando da parte interna do caminhão elétrico da Geely, possui uma área de convivência, como uma sala de estar e um banheiro com ducha e WC, uma cama individual, cozinha com frigobar, máquina de café e demais utensílios, além de uma pequena máquina de lavar.

O Homtruck possui assentos com design ergonômico na área de condução e um assistente inteligente de IA acoplado a câmeras de alta definição em 360°, que dão suporte ao motorista sobre possíveis riscos que possam ocorrer na parte externa do veículo, ele estando ou não em movimento.

Pode-se dizer que o mais novo concorrente da Tesla Semi possui um ambiente agradável e confortável, proporcionando uma experiência diferenciada. Além disso, o interior do veículo é todo inspirado nas florestas de bambu chinesas, com tecidos e materiais suaves e recicláveis.

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.