Exportações de petróleo sobem consideravelmente, segundo Ministério da Economia

Economia, petróleo, exportações Exportação de petróleo

O Ministério da Economia divulgou dados das exportações brasileiras de petróleo, que ficaram mais de 100% acima da média, em comparação a 2020

De acordo com dados divulgados no dia 11 (segunda-feira), pelo Ministério da Economia, as exportações de petróleo do Brasil foram em média 387,3 mil toneladas por dia na primeira semana de 2021. O dado foi mais de 100% acima do nível médio informado em janeiro de 2020 no qual as vendas externas de petróleo do país eram em média 191.900 toneladas por dia.

Veja ainda outras notícias do dia:

O documento mostra que, na primeira semana de 2021, o valor do petróleo obtido caiu para 284,5 dólares por tonelada, ante os 404,6 dólares por tonelada em janeiro de 2020. Em contrapartida, a pandemia teve impacto direto nos commodities.

As exportações de petróleo do Brasil atingiram 70,6 milhões de toneladas no ano passado, um aumento de 18,5% em relação a 2019. Esse aumento deve-se a China comprando grandes quantidades de petróleo a preços mais baixos – em termos de vendas, os embarques caíram quase 19%, para US$ 19,5 bilhões.

A estatal brasileira Petrobras informou na semana passada que a produção de petróleo da empresa em 2020 bateu um recorde. A empresa bombeou 2,28 milhões de barris (bpd) de petróleo por dia, superando o recorde histórico de 2015.

O preço do petróleo brent caiu chegando à US$ 1 por barril e foi atingido por novas preocupações sobre a demanda global de combustível devido ao forte bloqueio para conter a pandemia do novo coronavírus em todo o mundo e ao fortalecimento do dólar americano.

Eugen Weinberg, analista do Commerzbank, diz que “As novas preocupações sobre a demanda devido ao número muito alto de novas infecções por coronavírus e outras restrições de mobilidade, além do dólar americano mais forte, estão gerando pressão de venda”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe