1. Início
  2. / Indústria
  3. / Estaleiro na Amazônia economiza R$ 302.400/ano de combustível para cada empurrador com tecnologia da Elipse Software
Tempo de leitura 2 min de leitura

Estaleiro na Amazônia economiza R$ 302.400/ano de combustível para cada empurrador com tecnologia da Elipse Software

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 13/04/2020 às 09:15
combustível empurrado estaleiro Rio Maguari
Empurrador HB Pirara – Estaleiro Rio Maguari

Dados fornecidos pela solução da Elipse podem comprovar uma diferença entre o volume dos tanques e o consumo das embarcações, indicando possíveis desvios de combustível 

Há 35 anos, o Estaleiro Rio Maguari é referência em construção naval na Amazônia e tem profundas ligações com o desenvolvimento sustentável da região. Localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, a empresa atua com alto índice de automação na construção de estruturas metálicas e caldeirarias navais, destacando-se como o maior e mais moderno estaleiro da Amazônia. Além disso, é líder nacional na fabricação de balsas e empurradores.

Outras matérias interessantes

Com essa postura vanguardista focada na implantação de tecnologias inovadoras, o Estaleiro Rio Maguari optou pela Elipse Software devido à ampla capacidade de integração de suas tecnologias. Desenvolvido pela Elipse, líder nacional no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento em tempo real de processos, o E3 foi a tecnologia escolhida para monitorar e analisar dados coletados de subsistemas, equipamentos e motores de cinco empurradores do Estaleiro Rio Maguari. A Primetech foi a empresa responsável pela implementação da aplicação desta nova plataforma de automação naval.

Controle dos motores de propulsão

Através do software, é possível monitorar a vazão, nível, temperatura e densidade dos combustíveis (água e óleo diesel) nos tanques dos empurradores. Os motores do sistema de propulsão destas embarcações são também monitorados pelo E3, assim como os sistemas elétrico e de navegação. Já para garantir mais segurança à tripulação, a plataforma da Elipse dispõe de uma tela que mapeia o convés do empurrador, identificando, em vermelho, o local do incêndio. Além disso, aciona um alarme nos casos de intrusão. Por fim, a solução emite relatórios, que podem ser exportados via Excel, para análise de tendências.

Quer saber mais informações sobre este case empresa? Entrem no site oficial da Elipse Software aqui.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos