Estações de recarga para carros elétricos estão “à beira” de serem mais lucrativas do que os postos de gasolina, afirma BP

Valdemar Medeiros
por
-
19-01-2022 12:10:01
em Automotivo, Veículos Elétricos
Estações de recarga - carros elétricos - BP - postos de gasolina Estacoes de carregamento de carros elétricos podem aposentar postos de gasolina, – foto: Ecovagas




BP já está colhendo os resultados do uso das suas estações de recarga rápidas para carros elétricos e afirma que, em um futuro próximo, elas serão mais lucrativas que os próprios postos de gasolina

Emma Delaney, chefe de clientes e produtos da BP, afirmou que as estações de recarga estão perto de se tornarem mais lucrativas para a empresa do que os próprios postos de gasolina. Números recentes da multinacional mostram que, na margem, sua rede de reabastecimento elétrico, BP Pulse, está se aproximando do lucro que é obtido pelo combustível ofertado para as distribuidoras. Sendo assim, em breve a divisão de carros elétricos pode tornar lucrativa por conta própria, segundo o conglomerado britânico.

Leia também

Lucro do Reino Unido no setor de abastecimento para carros elétricos sobe em 45%

De acordo com Delaney, estamos chegando a um ponto que os indicadores do negócio para estações de recarga serão melhores que os de postos de gasolina. A executiva optou por não divulgar quando as estações de recarga para carros elétricos da BP superarão os postos, mas informou que o lucro do Reino Unido com o fornecimento de energia para veículos elétricos cresceu em 45% somente entre o segundo e o terceiro trimestre do último ano.

No geral, a BP está vivenciando uma grande oportunidade com as estações de recarga rápida para empresas e consumidores, assim como serviços de frota.

BP estima 70 mil estações de recarga até 2030

Até o começo da próxima década, a BP planeja expandir o número de estações para carregamento rápido dos atuais 11 mil para 70 mil, deixando mais ainda de lado os postos de gasolina.

Ao contrário da rival Shell, que conta com sua própria unidade de recarga, a BP manterá o foco nas estações de carregamento na faixa de 50 a 150 kW. A chefe afirmou que a empresa escolheu realmente ir atrás da alta velocidade do carregamento em movimento, em vez de um carregamento lento.

A BP começou a oferecer carregamento para carros elétricos há 12 anos, mas somente a partir de 2017 passou a considerar a expansão de sua rede para esses veículos, conversando com fabricantes e considerando formas de entrar no mercado. De lá para cá, a empresa tem investido em novas tecnologias de carregamento e baterias auxiliares.

Estação de recarga 100% sustentável

No porto de Ghent, na Bélgica, a Elektrapel abriu uma estação de recarga para carros elétricos que funciona totalmente com energia eólica. A unidade está ligada a três novas turbinas eólicas colocadas recentemente junto à R4, que devem produzir cerca de 33.000 MWh anuais. Isso equivale aos requisitos de energia de aproximadamente 11 mil carros elétricos por ano.

A estação conta com dois pontos de carregamento e, se dois veículos forem carregados simultaneamente, isso acontecerá a uma velocidade de 175 kW. Isso significa que 200 km de autonomia podem ser carregados em cerca de 20 minutos ou menos.

Entretanto, vale ressaltar que não são todos os veículos que suportam essas velocidades. Se apenas um veículo for carregado, a velocidade de carregamento pode chegar a 350 kW, o equivalente a 100 km de autonomia em apenas 8 minutos. Porém, não há modelos que suportem essa velocidade ainda.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.